domingo, 12 de fevereiro de 2012

Na fraqueza é que somos fortes

É quando sou fraca que sou forte... Estava pensando nisso e me lembrei de um fato que me aconteceu no dia 27 de janeiro deste mesmo ano, quando entrei no ônibus para ir à Rio Claro. Eu havia escolhido a poltrona 19, na janela, quando entrei no ônibus havia um rapaz sentado na 20 e pedindo licença pra ele, ao levantar seu rosto me perguntou onde eu iria descer.
Respondendo que desceria em Rio Claro, ele simplesmente saltou para o banco ao lado, (sim o 19, o da janela, o que eu queria . . . ) e disse que seria mais fácil já que eu desceria primeiro que ele.
Uma confusão egoísta se formou dentro do meu ser: Eu não durmo em viagens e sempre peço a janela pra ficar olhando a paisagem . . . Mas é óbvio que não criei caso por causa de algo tão insignificante mesmo porque, a intenção dele foi das melhores.
Me sentei na 20, no corredor e o simpático rapaz começou a conversar comigo. Após meia hora de viagem que estávamos conversando ele me interrompeu perguntando se eu não tinha notado nada de diferente nele. Me virei para olhá-lo e embora seus olhos não estivessem fixos num ponto exato de meu rosto não percebi nada. Respondi que não havia nada de errado com ele.
Foi então que me disse que era cego, totalmente cego. Perdeu sua visão num acidente de trabalho há pouco mais de 10 anos e vivia normalmente adaptado, claro, ao modo de vida de um deficiente visual.
O que me surpreendeu é que em meio a tudo isso, ele me disse que estava cursando o segundo ano de fisioterapia em sua cidade (não me lembro qual é a cidade).
Ele foi contando como sua vida mudou e como se adaptou, podendo, inclusive falar ao celular, mexer no computador, ter acesso a livros, inclusive a Bíblia.
Me disse alguns versículos mas ficou na dúvida da referência então eu peguei minha Bíblia que estava na frasqueira, achei e os li, eram exatamente os versículos e as referências que havia me dado.
Foi falando outras referencias e eu fui lendo pra ele. Foi um momento bem diferente de tudo que já vivi.
Logo minha viagem terminou, infelizmente, pois poderia ter viajado horas e horas conversando com ele e o ouvindo contar de seus momentos de superação e também lendo pra ele.
Eu me despedi e desci do ônibus como se tivesse ganhado um presente de valor incalculável.
Mas depois fiquei imaginando como alguém pode ser grato à Deus após ter perdido a visão? Ele já não pode ver aquelas lindas paisagens que eu posso ver mas estava feliz pelas coisas que ainda podia fazer.
Pensando nisso agora, cheguei a conclusão de que ninguém pode suportar qualquer coisa que seja até que passe por ela.
Que significado teria eu ter força pra passar por algo que não é pra mim, como perder a visão se não for ficar sem ela?
Como quando adoeci, antigamente eu sequer passava na calçada do hospital até o dia em que tive que morar dentro dele e nem tive escolha. Eu jamais pensei que teria coragem, que seria forte pra passar por tanta dor e medo mas fui.
Fui capaz porque Deus me capacitou, porque naquele momento eu precisava dessa força, não antes e nem depois mas naquele momento.
Esse versículo bíblico é de extrema sabedoria: Quando sou fraco é que sou forte.
O nome do rapaz é Antonio Carlos. Embora não creia na possibilidade de vê-lo novamente, desejo que sua vida seja assim; resolvida.


Provérbios 24:10 "Se te mostras fraco no dia da tua angústia, a tua força é pequena."
2 Coríntios 12:10b ". . . Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."

Dag Veloso

Um comentário:

  1. Que lindo Dag...Isso é Deus agindo através de nós, por nós...São momentos realmente mágicos em que podemos conversar com Ele, às vezes sem nem perceber. Beijos!

    ResponderExcluir