terça-feira, 2 de outubro de 2012

As crianças e a internet

O que vou escrever aqui não é segredo pra ninguém e nem mesmo novidade.
Hoje fui procurada por um garoto da minha rua pra ajudá-lo no trabalho de escola o qual deveria falar exatamente sobre isso: Crianças e internet.
No final ele me pediu pra colocar meu nome e o endereço de meu blog e um estalo me veio: _Por que não colocar isso no blog?
Afinal é um assunto importante e eu sou rodeada de lindas crianças como esse menino, o Guilherme, e não gostaria que nada e ninguém os ferissem.
Então falando sobre internet e crianças, tudo que sei e entendo é que a inocência e a curiosidade das crianças aliada à esse instrumento incrível de pesquisa e relacionamento pode se tornar uma grande armadilha, um real perigo aos nossos pequenos.
Deixar uma criança sem monitoramento na internet por longos períodos é tão ou mais perigoso que deixá-la num beco ou numa rua onde se encontre prostituição e drogas.
Dos grandes perigos o que é mais notório ou mais comum é a pornografia e a infantil, embora seja mais difícil de encontrar também existe.
Pode-se encontrar também sites onde incitam à prática de racismo ou o incentivo à violência e ódio aos estrangeiros, índios, mendigos etc, sites que influenciam o desrespeito ou violação às leis e sites de encontros com pessoas desconhecidas; através da internet criminosos atuam no tráfico de crianças.
Por conta disso é importante que as crianças sejam orientadas, não proibidas mas orientadas, a não visualizarem sites estranhos dos que lhe forem permitidos ou sugeridos por pessoas confiáveis.
É de grande importância que os pais nutram um relacionamento de confiança com seus filhos, os alertando sobre os males da internet.
 Pra que dificultemos o acesso desses marginas às nossas crianças, as orientações básicas são:

  • Nunca diga suas senhas à ninguém; 
  • não dê informações pessoais à ninguém pela internet: nome completo, idade, endereço, números de telefone e celular, fotos etc: 
  • não abra emails de pessoas que não conhece, correndo o risco de ser, no mínimo, um vírus;
  • não entre em chats; 
  • e jamais encontre "amigos" feitos na internet sem a companhia de seus pais pois nunca se sabe com quem pode estar realmente conversando. 
Essas são simples informações que podem tirar seus filhos da situação de vítimas nas mãos de delinquentes sexuais ou das drogas mas, com ou sem esses cuidados, nunca deixem de conversar com seus filhos, uma boa conversa pode mudar todo o rumo de uma história.

Dag Veloso

"As crianças são o bem mais precioso que, nós adultos, podemos ter e elas não são eternas, os dias irão passar e nossas crianças irão perder a inocência e quando notarmos: _Cadê elas? Se tornaram adultas e nós... 
Não deixemos de cuidar do mais importante, não deixemos que tirem antecipadamente a inocência das crianças, não percamos tempo com o nada quando é nelas que se encontra o tudo." 
                                                                 Dag Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário