sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"Deus quis assim", será?

Estranho! Eu estava olhando o perfil de uma pessoa que faleceu e que era muito especial, bem como todos são pra alguém ou "alguéns". 
Ler aqueles vários relatos e todos tão verdadeiros (tenho certeza que sim) fiquei pensando: 
Por que as pessoas esperam perder pra valorizar? 
Por que temos que perder pra ver as qualidades, pra entender que fica uma lacuna, que quando uma peça é retirada do tabuleiro o jogo fica vulnerável? Que todos são exclusivos e insubstituíveis, somos iguais mas com particularidades que nos tornam únicos. 
Vai parecer até grosseiro (provavelmente sim, embora a intenção não seja essa) mas eu realmente dispenso carinho póstumo. 
Adoro as manifestações de carinho que vocês me dirigem em VIDA e são contadas como remédios, doces e suaves remédios que tomo e deles não me farto jamais. 
Eu entendo que as manifestações feitas ao amigo que partiu seja também para externar a dor e consolar uns aos outros mas eu realmente prefiro que na minha ausência ninguém se manifeste dessa forma. 
Me desculpem mas foi exatamente isso que senti ao ler aquelas mensagens no facebook dele, dessa pessoa que tão injusta e precocemente se foi. 
Mas a morte não é, nunca foi e jamais será justa, ela simplesmente acontece e não se importa se você só tem um ano de vida, ou se é pai e provedor de uma família, se está grávida, nem espera seu filho que irá se formar amanhã, ela não liga se você tem vontade de comer biscoito de polvilho em forma de bolinhas, a morte não está nem aí se você é negro ou branco, se é hétero ou homossexual, se você é religioso ou não, se você é pessoa íntegra ou um assassino cruel, ela não tem preconceito algum, seu intuito é só cumprir seu papel, o de nos levar e os que ficam continuam com aquelas frases feitas de que quando é a hora não tem jeito, que Deus é quem sabe. Bem, Deus até sabe mas daí a dizer que Ele quis é outra história. 
Eita! Como é que alguém pode dizer que um bêbado inconsequente que acha que mesmo tomando uma dúzia de latinhas (se não mais) é tão bom motorista que ainda se encontra em condições de dirigir, mata uma pessoa e Deus tem algo a ver com isso? 
Gente, me conta outra história, vai?! 
Deus falou pra vocês que quando é hora não tem jeito? 
Se é assim então pra que eu e tantos outros pedimos à Deus que nos cuide, nos proteja, nos livre do mal, da morte e tra-lá-lá...? 
Putz! Melhor mesmo é esperar minha hora chegar assistindo DVD's de comédias românticas, já que não tem jeito, né? 
Também vou voltar a comer chocolates desesperadamente já que deixar de comê-los não irá mudar o dia da minha ida mesmo... Caramba! Eu também deixei de andar de moto, estou com a vista embaralhada e tenho tremedeiras por conta das quimioterapias que tomo, mais precisamente 4 tipos, mas já que todos têm sua hora marcada então posso pilotar até uma Harley-Devidson... hehehe. 
E aí se eu matar alguém ou morrer, Deus é quem sabe quando é nossa hora... 
Fala sério! Já tem muito tempo que Deus largou mão disso tudo aqui, Ele só intervém quando a gente pede, o mundo tá todo entregue ao egoísmo do ser humano e as trevas estão muito mais nos seres humanos do que no próprio diabo, as pessoas só lembram de Deus pra culpá-lo ou pra pedir que os curem de doenças que muitas das vezes nós mesmos provocamos por conta de nossas atitudes ou até pela falta delas. 
Muitas, eu digo, MUITAS vezes eu ouvi médicos dizerem que salvaram vidas com alguns procedimentos que deram certo e que surpreenderam até a eles mesmos pois nem sabiam o que estavam fazendo e quando alguém morria: "Deus quis assim". 
Ora, façam-me o favor de pararem de dizer tantas asneiras sobre Deus. 
Pessoas se matam lentamente todos os dias quando se entregam à vícios, quando em vez de se tratarem e cumprirem ordens médicas fazem tudo errado, diariamente pessoas passam lâminas em suas veias pra se livrarem de suas dores de consciência e alma ou até físicas, dores estas que não foi Deus quem colocou e não foi Deus quem cessou com essas vidas. As pessoas brincam com suas vidas todos os dias quando saem após terem bebido uma única dose de álcool achando que não irá interferir em seus reflexos e desgraçam famílias e por mais incrível que pareça, normalmente desgraçam famílias alheias e continuam suas vidas como se nada tivessem feito, dormindo e comemorando natais após terem tirado a vida de um pai de família, a vida de um irmão, uma irmã, um filho, uma mãe; um ser humano. 
Vocês acham mesmo que Deus tem algo a ver com isso? 
Que Deus é esse que vocês acreditam? 
Se esse é Deus então acho que vou me "enterrar" em minha cama e esperar pela minha hora pois nada mais me vale a pena. 
Eu não posso deixar de crer na única pessoa que jamais me decepcionou, naquele que sempre esteve ao meu lado e me livrou inúmeras vezes de tantos perigos e ainda me presenteou com tantos milagres. 
Esse Deus que só se faz presente nas sentenças de morte não é o que eu sempre acreditei e luto contra minhas fraquezas pra não deixar de crer. 
Sim, eu sou fraca e estou tão cheia de medos nesse momento de minha vida, cheia de incertezas e triste mas minha única certeza é de que Deus é muito mais do que um juiz com um martelinho batendo ao nos sentenciar à morte. 
Ele é vida e quando nos leva, é pra uma nova e melhor vida, não posso crer num Deus tirano como vocês descrevem. 
Deus não se alegra quando uma vida é tirada assim tão bruscamente daqui, deixando crianças órfãs, deixando pais chorando, esposas ou maridos viúvos. Ele não se alegra quando alguém se enforca ou se envenena, dá um tiro em sua própria cabeça ou se corta, não se alegra quando uma criança de meses é diagnosticada de uma doença incurável e com pouca expectativa de vida, Ele não se alegra quando eu ou você estamos tão perdidos em nossos pensamentos, tentando encontrar motivos pra continuar quando Ele deveria ser o maior e único, o real e suficiente MOTIVO. Ele não se alegra quando ao deitar suas lágrimas rolam e você abafa seu choro no travesseiro pra que ninguém ouça. A sua dor já é tanta que você não consegue nem formular frases em seus pensamentos e suas lágrimas são sua única esperança de ser compreendida e socorrida.  





Deus não se alegra com sua dor, não se alegra com a minha dor.

O que nos tem faltado é humildade em buscá-lo, é isso que tem me faltado.






Mas sabe o que mais me incomoda? 
É a petulância que o ser humano tem de achar que sabe o que Deus pensa, sabe como Ele é
quando nem conhecem a si mesmos, quando nem ao menos leem a Bíblia que é a única maneira de conhecê-Lo, um livro relativamente pequeno perto de tantos que se leem ao longo de suas vidas. 
Contudo, Deus é Deus independente do que dizemos ou pensamos, independente até de nossa existência mas nós o que somos sem Ele? 
É bom rever essas frases feitas pois ainda hoje conseguimos crucificar à Cristo com nossas línguas ferinas e falta de amor. 


Dag Veloso






Nenhum comentário:

Postar um comentário