segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Transplante de medula. Você pode salvar uma vida!



Quantos hospitais fazem o transplante no Brasil?

São 42 centros para transplantes entre familiares e oito para transplantes com doadores não-aparentados: INCA, Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (HCUSP), Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HCUFPR), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital Amaral Carvalho - Jaú/SP, Hospital Real Português-Recife/PE e Hospital Albert Einstein-SP/SP.

Quantos transplantes o INCA faz por mês?

A média é de dois transplantes com doadores não-aparentados. Mensalmente são realizados sete transplantes do tipo autólogo (de uma pessoa para si mesma) e com doador aparentado. Em 2004, o INCA realizou 86 transplantes, sendo 49 alogênicos (de outra pessoa) e 37 autólogos. Em 2003 foram realizados 72 transplantes (26 autólogos e 46 alogênicos).

O que a população pode fazer para ajudar os pacientes?

Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

IMPORTANTE: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa

deve entrar em contato com o REDOME.



(Luis Claudio Lino)

Nos braços do Pai

Quarta feira 24 de agosto de 2011: Dia de hospital!
Faz tempo que não escrevo sobre isso, ando desanimada até de escrever mas o dia e os fatos estão me chamando à relatá-los.
Cheguei às sete da manhã aqui, fiz um hemograma, ou melhor, colheram meu sangue pra fazer o hemograma e os bioquimicos. 
Já que eu tirei o sangue fui tomar um café pra tentar despertar, e na lanchonete vi uma revista Contigo! (nunca havia comprado uma antes! rsrs) na capa estava o Reynaldo Gianecchini (Só o Gianecchini pra me fazer comprar uma!!!), a reportagem era sobre sua luta contra o câncer, aliás é na capa dela que tive que escrever, porque hoje nem sequer trouxe meu bloco de notas.
Ao olhar a foto daquela verdadeira escultura humana feita por Deus e ler sua história me vieram tantas coisas à minha mente... Senti tristeza por ele, não mais do que por outras pessoas que vejo no hospital, mas igualmente como se o conhecesse tal qual os outros pacientes que convivem comigo. Sinto tristeza por cada novo caso e pelos antigos que se arrastam por anos sem cura, é muito difícil ver as pessoas adoecendo.
Mas ao ler a história de Gianecchini fui me lembrando de que ele me ajudou quando eu descobri a doença em 2005, ele nem me conhece, não tem ideia de quem sou e provavelmente nunca saberá mas na época em que adoeci estava reprisando a novela "Laços de Família" e toda tarde no hospital eu ansiava pelo momento em que ela começaria. Eu pude florear um pouco minha triste realidade, fantasiar minha sorte...
Foi providencial, sim, tornou menos difícil minha decisão de raspar a cabeça, me fez imaginar que meu casamento fosse algo parecido com o que via na tela da TV, um casamento que se acabou tão logo soube meu diagnóstico de câncer, senão antes.
Mas o que me entristeceu ainda mais foi ver as buscas desesperadas de cura, buscas erradas, isso só mostra a falta de fé dos homens ou confusão que fazem dentro si nesses momentos.
Você precisa de ajuda? A ajuda está em Jesus Cristo.
Você precisa de cura? A cura está em Jesus Cristo.
Você precisa de consolo? O consolo está em Jesus Cristo.
Você precisa de salvação? A salvação está em Jesus Cristo, só Nele.
A Bíblia diz em João 14:6 "...Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim."
Não há outro nome que possa fazer tais maravilhas, não existe nada e nem ninguém mais poderoso que Cristo, cirurgias espirituais só podem ser realizadas por Cristo, ninguém tem esse poder, só no nome dEle existe o poder pra isso. 
Se estiver procurando em outros lugares, sinto dizer, não vai encontrar o que procura. 
Quem foi que morreu pela humanidade? Quem foi que ressuscitou dentre os mortos? Quem está vivo a destra do Pai?
Sim, Cristo.
Então por que procura em outros lugares, por que procura quem não tem poder sobre sua própria vida?
Mais alguém teve poder sobre a morte? Ressuscitou a outro, isso pode ser mas e a si próprio?
No nome do Senhor muitos homens fizeram grandes feitos, tais como os dEle mas nenhum teve por si só poder sobre todas as coisas. 
Pare de procurar onde Deus não está, somente Cristo é nosso intercessor, não há outro que possa nos ligar à Deus. 
As pessoas buscam fé no que se pode ver.
Deus não precisa fazer cirurgias espirituais, basta uma palavra e nos dá a cura, Ele nos criou, Ele nos conhece, conhece cada parte de nós, não precisa procurar e nos vasculhar pra tirar o problema, Ele sabe. Isso é fé. Crer no que não se pode ver, ver o que ainda não sabe, o que ainda não sentiu, saber o que ninguém mais sabe, ter certeza do incerto. 
Eu oro pelo Gianecchini assim como oro por todos os que cruzam meu caminho com essa maldita doença e sei que Deus é comigo. 
Se entrega à Jesus, totalmente à Ele e Ele será contigo, porque Deus é fiel.  
E, desejo do fundo do coração que Gianecchini e todos nós tenhamos cura em Jesus, somente nEle. 


Dag Veloso








Hoje encontrei uma amiga muito querida, alguém que me ajudou muito quando eu estava doente, hoje ela está com a mesma doença que eu, imerecidamente. Ela ficou muito feliz em me ver e conversar sobre a doença, tirar dúvidas e simplesmente conversar com quem passa por isso há tanto tempo. No final ela me disse que eu a ajudei muito, voltei pra casa com um misto de felicidade e tristeza, felicidade por tê-la visto e porque pude retribuir um pouco do que ela fez por mim e tristeza porque preferia não ter tido essa oportunidade, preferia que ela não experimentasse esse lado da moeda. Ela foi minha enfermeira no Amaral Carvalho.
Eu tenho muita admiração pelos profissionais do Amaral Carvalho, mais pelos enfermeiros do que pelos médicos mas tenho admiração por todos, essa enfermeira cuidou muito bem de mim enquanto eu estive internada (nas diversas vezes que estive) e espero que Deus retribua o que ela me fez em bençãos sem medida, cura, realização de seus sonhos e muita felicidade. 
Não vou colocar o nome dela aqui, pois não sei se tenho permissão pra isso mas sei que ela vai ler e então quero que saiba que você já é uma vencedora, porque os que lutam são vencedores natos.
Vamos nos encontrar muitas outras vezes, por algum tempo pra chorar e contar coisas sobre essa doença mas em breve será pra contar coisas como a formatura de seu filho, creia nisso, nós vamos!
Um beijo pra você minha querida amiga...


Dag Veloso




É assim que estamos, debaixo das asas do Pai. 

sábado, 27 de agosto de 2011

Somália

O que aconteceu com a Somália?
Deixou de ser o desastre humanitário, segundo a própria ONU?
Onde estão os religiosos agora? 
Cadê as riquezas das igrejas?
Pra quê lindos templos?
Pra massagear o ego dos líderes?
Para o conforto dos membros?
E os famintos?
Eles estão morrendo assassinados pela hipocrisia da sociedade.
Não é a fome, é o ser humano quem está dando as costas para essas pessoas, a fome que os mata é o resultado do nosso descaso eles estão morrendo de fome enquanto nós estamos sentados à frente de nossos computadores tomando um copo de leite gordo...
É a fome que os está matando, ou nossa indiferença?
Onde estão os poderosos?
Onde estão os empresários?
Onde estão as religiosos?
E os idealistas?
Onde estamos nós?


Há alguns dias eu escrevi sobre o que vi nos jornais, sobre a somaliana Ulmay mas depois daquele dia nada mais foi dito, não vejo em jornais, na internet, em nada...
Ela morreu?
A fome acabou?...
Meu Deus! 
Onde estou eu? Que estou fazendo pelo próximo? Me ajuda a ser mais útil, por favor!


Dag Veloso




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Plante; colha!

O que você está semeando?
O que você quer colher? 
Está plantando a semente certa?
Não dá pra colher arroz se plantar chuchú...
A semente está em suas mãos e se você quer colher o fruto dela tem que plantar.
Como pode querer paz se planta discórdia?
Como pode querer verdade se planta mentiras?
Como pode querer união se planta competição?
Como pode querer amor se planta ódio?
Nós todos temos sementes de vários tipos, só temos que plantar a que queremos colher.
Tem certeza que está plantando a semente certa?


Dag Veloso

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O tempo - o remédio!

Impressionante como necessitamos de aceitação. 
Passamos a vida tentando ser aceitos por um grupo de pessoas, por uma pessoa, por todas e mesmo por nós mesmos. Alguns dizem não se importar mas se importam sim. Me lembro bem que convivi com alguém que dizia que não ligava pra quem não gostava dele, até posso crer que não ligasse mas se importava em ser aceito por outros, porque estava sempre formulando suas piadas, destilando seu sarcasmo e tentando ser aceito, sim, de uma forma diferente do geral mas era o que pretendia. 
A gente conquista pessoas no decorrer de nossas vidas e tenta cuidá-las pra não perdê-las mas isso nem sempre está a nosso alcance fazer. De vez em quando elas têm que ir e um motivo ou outro é apenas pretexto pra que se vão. 
Deixe ir.
Eu aprendi algo bastante aproveitável no semestre passado com alguém muito especial, quando as coisas não estão dando certo, volta pra receita original, a receita original de como viver certo e bem é a Palavra de Deus. 
Limpa seu coração de toda mágoa, reformula suas prioridades, reconstrói bons sentimentos, nutra perdão. 
Não é fácil passar por determinadas situações mas quando estiver pensando em desistir, fecha a boca por um tempo e espera. 
O tempo cura feridas, o tempo é o remédio que Deus usa pra curar mágoas, pra reanimar corações.
Espera no Senhor, espera sem fazer nada, sem dizer mais nada, só espera que Ele dará solução à suas angústias.... 
Deus os abençoe meus amores.
Dag Veloso



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Que coisa, não?

Genteeeeee!!!!! Eu fiz de novo!!! Dei aquele fora que não dá nem pra disfarçar!!! 
Estou sempre fazendo isso, né? 
Agora me pergunto: _Por que medimos as pessoas por nós mesmos. . .?
Já parou pra pensar no mal que causamos às pessoas por medi-las por nós? Mesmo que pelo lado positivo?
Estava analisando uma situação que ocorreu nos últimos dias, defendi com unhas e dentes uma pessoa que julguei estar certa. 
Na real? Eu não sei o que acontece com ela, não sei se ela que tá certa ou errada mas o que percebi é que de primeiro momento a julguei por mim, me senti vítima junto com ela, só não sei dizer do que fomos vítimas. . . . . kkkkkkkkkkk
Aff! Eu dou cada fora!
O pior é que quando gosto de uma pessoa faço essas coisas, levanto uma bandeira de total devoção, defendo, brigo, faço o que for preciso pra estar do lado da pessoa "indefesa".
Mas o que é pior é que acabei expondo-a ao ridículo, porque, na verdade, pode ser que ela esteja com algum problema e o meu alarde a fez ser notada. 
Misericórdia!!! Tinha que ser eu! rsrsrs
Mas falando sério agora, percebi que ainda sou extremista, pensei ter mudado após tantas pancadas mas ainda sou assim. 
Quer saber?
Paguei o maior mico, passei horas de tortura com o rosto a queimar a todo momento mas no final digo que não tenho do que me envergonhar, porque eu ainda acredito no ser humano e isso é notável nos dias de hoje. 
É preferível ser ingênua acreditando que as pessoas não erram ou que são injustiçadas do que apedrejá-las sem ter certeza do que fizeram. Ainda quando cheguei em casa estava sem graça, até porque minha mãe presenciou parte da situação e percebeu o que estava acontecendo mas ao analisar tudo pude sentir orgulho de mim. 
Eu faria todo esse alarde, toda essa baderna pra defender quem eu amo, quem é meu amigo, meu parente ou família, faria mil vezes, porque é assim que sou e mesmo após tantas tempestades que vivi o mundo não me mudou. 
Agora tudo que quero é ficar quieta, deixar que todos tomem seus caminhos, seus cursos. Afinal, penso que me desgastei à toa, porque mesmo os que me apoiaram o fizeram de maneira restrita. Teve uma pessoa que mandou-me um recado dizendo que apoiava e assinava em baixo, só que o recado era privado, ninguém via, então percebo que as pessoas não se queimam por amizades, elas ficam em cima do muro, sempre ficam.  
Eu não sou assim, só que por não ter mais saúde pra maiores questionamentos, acabo deixando pra lá mas não engulo tudo que me mandam engolir, o que não desce, não tem jeito, fica entalado. 
No caso em questão, deixo pra lá, pra não me decepcionar, porque sempre espero o melhor das pessoas e nunca aceito que elas possam estar erradas. 
Vivendo e aprendendo, isso é que torna a vida linda; vivemos, logo aprendemos. . .


Dag Veloso