terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Medula Óssea e Medula Espinhal



Esses dias estava me lembrando de uma pessoa que me perguntou sobre doação de medula, ela tinha boa vontade em ajudar porém não ajudava pois temia não andar mais.
Na época eu expliquei como funcionava mas não imaginei que outras pessoas pudessem pensar assim. Na verdade não sei se outros pensam assim mas no caso de pensarem . . .  resolvi esclarecer algumas dúvidas sobre o que é a medula óssea.
Vou explicar com minhas palavras, ok?
Quando alguém sofre um acidente e tem algum trauma ou fratura na medula, é na medula espinhal que essa agressão ocorre. A medula espinhal é composta de nervos, pequenos nervos que são ligados diretamente ao cérebro o qual joga as informações para esses nervos e os responsabiliza de nos movimentar.
Já a medula óssea que está dentro dos ossos também, é líquida como o sangue e ela é responsável por fabricar o sangue que fica nas veias, através dela são produzidos os glóbulos vermelhos também conhecido como hemácias com a função de oxigenar as células, os glóbulos brancos também chamados de leucócitos são responsáveis por defender o organismo de infecções, ou seja, nos imunizam, também produz as plaquetas chamada de trombócitos que são responsáveis pela coagulação do sangue fazendo com que permaneça em nossas veias.
Uma doença de medula pode comprometer essas funções, tirando a imunidade, oxigenação e causando hemorragias.
Algumas doenças, cânceres, só são curados através de transplantes de medula ÓSSEA.
Nem todas as pessoas tem entre seus parentes e conhecidos medulas compatíveis geneticamente com sua. Para saber é feito um exame de DNA (chamado HLA) e somente com total compatibilidade (idêntico) é realizado o procedimento, ou seja, o transplante de medula óssea - TMO.
Nós; eu e tantos outros pacientes de câncer necessitamos de ajuda e apenas se você se tornar um doador de medula poderemos ter a chance de viver uma vida normal.
Cadastre-se no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), com apenas 10ml de sangue você se cadastra e havendo alguém em qualquer parte do mundo que tenha o mesmo DNA você será contactado para realizar a doação.
Esse registro é feito no próprio hemonucleo onde fizer o teste HLA.
Salvar uma vida não te custa nada mas a vida de alguém custa muito e pode estar na sua medula.
Ontem cedo uma pessoa que conheci há alguns anos conseguiu me encontrar, ela tem um filho de 10 anos de idade, o Tiago, ele foi salvo por um russo. Sim, a medula dele veio da Rússia.
Esse garotinho lindo passou por tanta coisa e logo estarei contando a história dele aqui no blog, realmente é emocionante imaginar que Deus dê oportunidade de vida pra alguém vinda de um país tão distante.
Procure um hemonucleo em sua cidade e faça o cadastro no REDOME.
Precisamos de mais heróis!
Precisamos de você!

Dag Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário