sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Doando chances

Quando você doa sangue, você doa amor. 
Quando doa plaqueta, você doa esperança.
Quando doa medula, você doa chances. 
Doe órgãos, doe vida, doe oportunidade.  




Eu vivia uma vida totalmente normal e jamais me imaginei doando sequer uma gota de sangue, não era informada sobre a importância disso, eu não entendia sobre as necessidades do próximo até que me tornei a próxima. Eu descobri um mundo totalmente diferente do meu; da minha realidade. Vi pessoas chorando, vi pessoas morrendo perto de mim, vi mães com seus filhos sem cabelos no colo, vi idosos arrebentados pela doença, mutilados, exaustos, torturados... 
Me vi assim também. 
Estava vendo neles a minha imagem, meu retrato, pois naquele momento me tornei consciente de que somos todos iguais, todos frágeis, todos pequenos. Pra doença não existe grau de instrução, não existe piedade por ser uma pessoa boa ou humilde, não existe compaixão. 
Quando a doença vem, ela vem pra acabar com você e é uma luta muito grande que se trava pra sobreviver. 
Eu não pensava que aconteceria comigo, quando o médico me disse que se tratava de câncer - olha, jamais poderei aqui descrever com precisão o que senti, era inacreditável e ainda é. 
Nãaaao! Não pode ser verdade! 
É o que se pensa mas é, sim, verdade. Todos somos frágeis e suscetíveis a tudo e qualquer coisa. 
Eu tive sorte, um dos meus irmãos é 100% compatível comigo mas e quem tem vários irmãos e nenhum é compatível? 
Você pode ser a chance dessa pessoa, a vida dela pode estar na sua medula. Salve-a! 
Quantas pessoas eu já encontrei que disseram ter interesse em fazer doação de medula mas a vida, a rotina, os problemas a tiram do foco. Doentes de câncer prefeririam ter problemas quaisquer que não fossem o câncer. Significa muito pra quem espera uma chance, por favor, não nos desamparem, precisamos de chances. 
Falo por todos nós, portadores de doenças de medula, sejam linfomas, leucemias, mieloma, qualquer doença de medula ou que necessite transplante de medula óssea, falo por eles porque ainda consigo estar de pé pra falar e se um dia eu não conseguir espero que alguém se torne minha voz. 
Do mesmo jeito que hoje acordei e estou de pé amanhã posso não mais estar, foi isso que me aconteceu há 6 anos e outros foram minha voz. 
Eu precisei inúmeras vezes de bolsas de sangue, também de plaquetas e alguém (muitos) as doou pra mim. Alguém salvou minha vida. Isso não tem preço. 
De vez em quando oro por cada um que doou sangue ou plaqueta pra mim, nem sei quem são, também os que doaram tempo pra divulgarem o pedido, oro pra que eles sejam recompensados pelas chances que me deram pois não estaria aqui se não fossem eles. Eu não teria tido tempo de chegar ao meu transplante se não tivessem me doado sangue. 
Os nossos bancos de sangue (falo do Brasil) estão sempre em baixa, precisamos mudar isso, vocês precisam mudar isso, por mim, por eles, por tantos outros que ainda passarão por essa luta. 
Conto com vocês.

Seja um doador, por favor! 


Doe vida em vida. 


Dag Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário