domingo, 8 de abril de 2012

Eu amo você

O que está por traz dessa frase?
Eu amo você.
Já parou pra pensar no peso que ela tem?
Algum dia uma pessoa me disse que o fato de eu me declarar tão facilmente pra todos eu banalizava o amor.
O que é banalizar? Algo importante que acabou se tornando rotineiro, esse é um dos conceitos de banalizar...
O amor é muito importante mas deveria ser algo rotineiro também, algo que se diz frequentemente e com sentimento real, ou seja, deveria ser sentido rotineiramente.
O amor é como a fé, ele promove frutos, não dá pra amar e não ter retorno, assim como não dá pra ter fé e não receber uma benção esperada, é consequente, uma coisa puxa a outra, é tão verdade que a Bíblia diz isso em I Coríntios 13:13 "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor" (o capítulo que mais amo na Bíblia), eu sigo o amor. Siga o amor!
Mas estava pensando em tudo que envolve a declaração do amor.
Nessa palavra podem estar ocultas diversas histórias sentimentais, algumas que jamais serão explicadas, nem poderão ser descritas em palavras.
Você tem dimensão do que pode estar por trás do verdadeiro amor?
Quanto sentimento se é suficiente pra ser considerado amor?

Quanto se pode amar?
Como medir o amor?
Muitas pessoas criam mitos em cima de outras e enquanto acreditam no que querem se declaram, quando se torna comum tal qual a si mesmas então retiram tudo que entregaram àquela pessoa, como se fosse ela a culpada da decepção que, sem saber, causou. Isso é amor? Será que é?
"O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ensoberbece, não se orgulha, não se conduz inconvenientemente, não busca seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, ele jamais acaba..." I Corintios 13:4-8
Exite muita coisa por trás do amor, todas são verdades as ilusões não constituem amor e sim, paixão, alguns não percebem o quanto podem causar danos com seus devaneios.
E é aí que pensei em chegar:
Conheço pessoas que são tão próximas que dizem amar e não se doam sendo que o amor é uma entrega mútua embora sem cobranças. Bom, deveria ser assim!
Mas conheço pessoas que, como eu, dizem amar até quem nunca viu e se doam, se entregam à esse sentimento, tornando uma troca espontânea de bons sentimentos, bastante agradável, totalmente sem cobranças e plenamente ideal.
Tenho conhecido pessoas assim, pessoas que me mostram que não sou única, que existem mais pessoas que, felizmente, "banalizam" o amor.
Amar mesmo sem conhecer, se amar ao próximo for banalizar esse sentimento então eu tô dentro, banalizando meeeeesmo!
Eu tenho desejado muito ajudar pessoas ao contar minhas experiências, algumas vezes me expus de maneira, pra alguns, vergonhosa. Muitos me recriminaram mas não me arrependo, ajudei alguns que me valeram cada lágrima. Acho que quando diz na Bíblia que Deus recolhe cada uma de nossas lágrimas num odre ou vaso e um dia nos consolará, creio que Ele transforma nossas lágrimas em prêmios quando ousamos chorar em público mostrando nossa fragilidade e sentimentalismo.
Sei que poucos me vêem chorar literalmente, mas minhas lágrimas estão embutidas em cada palavra que escrevo.
Seguir o amor não é procurar incessantemente uma paixão até que a encontremos, não é ter alguém que nos acompanhe, seguir o amor é servir de acompanhante pra quem necessitar.
Hoje entendo que o fato de eu estar "sozinha" não significa solidão, significa que eu vou acompanhar muita gente em suas lutas e tristezas, também consolar lágrimas parecidas com as minhas, coisa que talvez não fizesse se tivesse apenas uma pessoa ao meu lado.
Hoje acordei com um sentimento misto, oscilava entre tristeza e felicidade, um tipo de melancolia.
Eu não sei bem o que irá me acontecer no dia de amanhã mas a única coisa que digo é que pra cada pessoa que disse amar, verdadeiramente eu amei e o que se esconde por trás das minhas frases de declaração de amor é um sentimento puro e verdadeiro.
Gostaria de poder ajudar todas as pessoas, resolver seus problemas, saber sempre o que dizer ou como proceder mas não posso, tudo que posso dizer agora é que eu sempre tentei e nunca percam a fé, Deus sempre enviará quem os possa ajudar.
Pra você que me lê: Eu amo você.

e sou eu, na minha totalidade de alma, que assino embaixo...
Dagmar da Silva Andrade Veloso

Um comentário: