segunda-feira, 2 de abril de 2012

Felicidade

O que é a felicidade?
Já parou pra pensar nisso com maior cuidado?
Bem, hoje enquanto eu trabalhava estava pensando nisso, uma conversa com um amigo me despertou pra esse pensamento.
Cada dia que passa ouço e até mesmo leio mais e mais sobre a louca busca pela felicidade.
Onde ela está, afinal?
Quando você pensa que a encontrou não demora muito e logo vê que não está lá também, é assim?
Se está infeliz com alguém a solução é buscar outrem. Depois que troca uma pessoa pela outra e se depara com a infelicidade outra vez, se vê de volta à sua caminhada na árdua busca pela felicidade.
O que te parecia ser tão lindo de repente vira um pesadelo e até saudade do que viveu antes acaba sentindo.
Você quer algo novo e enquanto não o tem pensa que aquilo te fará tão bem que poderá esquecer de certos problemas, logo que o conquista se decepciona com o fato de que aquilo não preencheu teu vazio.
Você ainda está só consigo mesmo, não importa se tem família, filhos, não importa quão acompanhado esteja, ainda está só.
Precisa e deseja encontrar a felicidade.
E o que é a felicidade?
Ela é uma constante troca de situações ou coisas?
Não é?
Então por que as pessoas estão sempre fazendo "trocas" em nome da felicidade?
Eu tenho visto, e não é de agora, que as pessoas estão desistindo facilmente umas das outras porque, na verdade, estão apoiando suas satisfações no outro.
A felicidade é um estado de espírito, não tem como buscar um estado do seu espírito no espírito de outra pessoa e não se pode fazer alguém feliz se for infeliz. Logo, a felicidade é uma grande dádiva que todos têm mas poucos sabem disso.
O mais legal é que quem tem consegue dividir, mas só dá pra dividir com quem a tiver também pois não dá pra oferecer pra quem não é feliz.
Esse estado de espírito vem do esforço particular de cada um.
É. Pensaram que ser feliz era assim fácil?
Não. Também requer decisão, força de vontade e atitude, muita atitude.
Felicidade não está na cidade vizinha, nem na esposa do vizinho, aliás, você já ouviu a expressão: - a grama do vizinho é sempre mais verde?  Então, essa expressão deve ter motivo, né?
A felicidade não está num carro novo embora seja ótimo ter um carro e ainda mais se for novinho... rsss, mas ele jamais preencherá o que falta em seu ser.
Eu analisava algumas situações de alguns amigos e familiares meus e notei como todos estão desesperados em busca dessa "felicidade" mas ninguém toma atitude em se tornar feliz, estão sempre buscando seus interesses e tudo vira uma grande competição e nem sei onde chegarão com tudo isso. É tudo uma grande loucura!!
Eu não estou dizendo isso porque não sou assim, bem, não sou mais assim mas já fui, eu sempre digo que peguei carona na vida de outra pessoa e um dia ele me fez descer e eu estava no meio de um caminho que não tinha escolhido trilhar e foi dura minha caminhada pra chegar a um lugar conhecido. Na verdade, ainda não cheguei ao meu lugar certo mas estou indo. . .
Eu aprendi que a felicidade está comigo e eu posso alimentá-la ou sufocá-la, muitas vezes acordo com real satisfação de viver, passo o dia ouvindo músicas, cantando e até dançando, tamanha é minha felicidade já em outros dias acordo mais quieta, tento me esconder pra não chatear ninguém com minha carinha de choro mesmo sem ter chorado.
Não podemos é nos equivocar quanto à real felicidade, não espere encontrar nos outros o que te pertence, ou você a tem ou não, essa responsabilidade é só sua, independe de situações, circunstâncias ou pessoas.
Sei que existem casos e casos mas o que me parece é que nos últimos tempos está tudo muito prático, não existe mais romantismo, apenas um romantismo teórico, onde se dizem coisas pra conquistar e depois ninguém lembra de mais nada, como numa ressaca, sei lá.
O que quero dizer com isso é que pra encontrar a felicidade não tem que mudar de país ou de marido, você só tem que procurar dentro de si e fazer brotá-la de novo.
É assim:
Sabe aquela coisa chamada elogio?
Primeiro você faz um elogio pra alguém que está próximo, vai perceber que haverá uma luta dentro de si pois fazer elogio à quem te maltrata parece coisa de bobo mas depois de um tempo vai perceber que seu sorriso vai lhe tomar sua face e não importando o que te façam uma beleza indescritível tomará conta de você e brilhará. E essas coisas boas irão te preencher, depois de um tempo é que você vai entender que isso é só o começo da felicidade pois uma atitude chama outra e a troca de carícias (mesmo que ditas) sempre alimenta a felicidade.
Ser feliz requer esforço.
Esforcem-se.















Dag Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário