sexta-feira, 27 de maio de 2011

Algo mais?

Hoje eu estava tão cansada que resolvi guardar meu bloco de notas, pensei que conseguiria me lembrar dos detalhes se somente observasse. 
Então já tomando o soro eu comecei a conversar com uma moça que estava ao meu lado, com sua cadeira inclinada e já iniciando a quimioterapia me disse que era seu terceiro ciclo. 
Luciana, lindo nome por sinal, tem linfoma, está ainda com os seus cabelos, ralos mas os tem, e observou que não sabia direito o que esperar das reações, que não sabia se eram reações dos remédios ou se eram psicológicas e então comecei a perguntar o que sentia. 
Enquanto ela falava me lembrava das coisas que eu sentia e olhando-a vi que seus lábios estavam trêmulos e seus dentes começavam a bater enquanto falava e eu a interrompi dizendo que também sentia muito frio quando tomava quimioterapia e então chamei a enfermeira que trouxe cobertas para aquecê-la. 
Ficamos conversando e ela me relatou como descobriram a doença, eu fiquei olhando seu rosto tão bonito, ela olhava para o teto enquanto falava, eu estava sentada e olhava pra ela, observava sua pele clara e seus cabelos escuros, uma moça tão nova devia estar estudando, trabalhando, passeando e não ali. Conforme ela descrevia as coisas que sentia e eu respondia eu percebi que estava precisando orar pois estava sem forças. Meu soro terminou e ela ainda tinha muitas outras medições a tomar, então eu a abençoei e disse que lutasse pois logo sairia dali. Ela me agradeceu e sorriu.
Eu saí da sala de quimio e me despedi, com sorrisos, das enfermeiras que ali estavam, já eram quase seis horas da tarde, fiquei no hospital 11 horas hoje e além do cansaço físico eu estava também emocionalmente cansada, então conforme andava pelo corredor vazio para sair do hospital fiquei pensando nela e não pude conter, explodi em lágrimas, pensei em sentar, pensei em sair logo dali, pensei em orar, pensei em tudo isso ao mesmo tempo mas quando percebi um dos guardas se aproximar, limpei meu rosto e me despedi saindo apressadamente. 
A superfície nem sempre condiz com a profundeza, às vezes sou forte, às vezes frágil, tento manter-me forte na superfície mas nem sempre consigo. 
Luciana tem linfoma e está fazendo hoje o terceiro ciclo de quimioterapia, está assustada como eu estive e muitas vezes ainda fico, não sabe o que vai lhe acontecer e só o que queria era estar com sua família, vivendo uma vida normal. 


E VOCÊ, PRECISA DE MAIS ALGUMA COISA?


Dag Veloso
 
Doe órgãos, alguém precisa de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário