domingo, 11 de setembro de 2011

A mulher

Olha! Desculpa mas tenho que escrever isso aqui...


A mulher no hospital chorava desesperada por um doador de coração pra seu filho mais velho que, sem que soubessem, já sofria há anos com seu coração fraco e que agora ameaçava parar de vez.
Mas voltemos alguns anos atrás na vida dessa família:
Estava tudo muito normal, seus filhos saudáveis, seu marido bem empregado, vida de dondoca como costumamos dizer. Num certo dia assistindo à uma reportagem de jornal sobre doações de órgãos, sabe aquela época em que tínhamos que colocar a opção no RG? Então, foi nessa época que surgiu uma discussão em sua casa, apenas o marido era favorável à doação de órgãos, ela, a mulher que hoje chora por um coração era totalmente contra: "_Jamais deixaria meus filhos pela metade, jamais tiraria o que Deus deu à eles pra ajudar outra pessoa, afinal cada um tem sua hora!" - era o que argumentava. 
O tempo foi passando e o assunto foi esquecido, assim como pelo resto do povo e hoje nem se ouve mais falar sobre o assunto do RG com a tal opção. 
Mas, voltando a história, seu filho mais velho um dia, ao jogar bola com os amigos passou muito mal e foi levado ao hospital mais próximo do local onde estava. 
Então a notícia veio como bomba, seu filho, estudante de jornalismo, estagiando num dos jornais mais conceituados da cidade tinha o coração fraco e necessitaria fazer novos exames, mudando de pronto seus hábitos e esperando pelos resultados ainda internado. 
A mãe que já não lembrava da discussão de anos atrás e só estava pensando em sua própria dor esperava ansiosa ao lado do filho pelo resultado dos exames. 
Infelizmente era verdade, estava confirmado o problema, seu filho tinha o coração fraco e precisaria de um transplante pra sobreviver. 
Um jovem rapaz de 21 anos, uma vida toda pela frente.
Mas lembremos que cada um tem sua hora!
Teoricamente isso até funciona mas na prática e ainda com seu filho, isso não!
Quando é com a gente a dor se torna dor, quando é em nós, tudo é verdadeiro, tudo é valido, então por que é tão simples dizer que o filho do vizinho tem sua hora e o nosso nunca?
Bom, essa história não é verdadeira, não é conhecida por mim, mas com certeza existe, isso acontece, sim.
As pessoas não querem assinar papéis que, na morte de seus entes, salvam vidas de filhos alheios mas querem que os outros façam isso por elas. 
Eu estive no hospital essa semana e vi pessoas de todas as idades, sexo, diferentes classes sociais, todas elas com doenças. E é a hora delas? Será que Deus não quer que ajudemos uns aos outros? 
Quem pode dizer se é ou não a hora de alguém?
Mesmo quando alguém se vai, é muita presunção dizer isso. 
Penso que o mundo está apodrecendo em vida, adoecendo por causa da sua maldade, da sua falta de amor, de compreensão pela dor do próximo. Hoje estamos bem e amanhã nem tanto...
Você vai esperar a dor chegar pra entender o que precisa o seu irmão? 
Que bom é poder ajudar e não ter que ser ajudado. Que bom é ter vida independente de outras pessoas e não estar nas mãos da decisão egoísta de outras pessoas. 
De que lado quer estar?






Dag Veloso






Doe, seja a favor de doação de órgãos, divulgue essa causa!

2 comentários:

  1. Nosso egoísmo acaba quando somos nós que precisamos dos outros.

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Imagina se existisse uma lei onde somente os que são doadores tivessem o direito de receber essas doações?
    É totalmente inviável, eu sei, mas, na minha opinião, seria o justo.
    Quem sabe assim acabava com o preconceito que existe sobre isso, as crenças esquisitas e coisas do tipo?

    ResponderExcluir