quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Tita: fidelidade sobre quatro patas.

Depois que você tem um cachorro já não gosta tanto assim de comemorações com fogos de artifício, afinal sabe que isso maltrata os sensíveis ouvidos deles e os assusta sobremaneira. 


Eu estava pensando na minha querida Tita, uma fêmea de labrador, preta, linda...!
Tita era meiga mas era tão travessa, só faltava subir em cima da cabeça da gente, quando eu lavava o quintal tinha que ficar brigando pra que não fosse pra baixo da mangueira, ela adorava água e ficava me rodeando até que eu a molhasse. Às vezes eu falava alto e brava com ela, então ela se afastava e ficava me olhando de longe, eu nunca aguentava o olhar lindo dela e assim que sorria ela vinha ao meu encontro com toda felicidade, parecia uma criança quando sai do castigo. O engraçado é que nunca precisava dizer nada, era só eu sorrir... rsrsrs
Ela ficou 12 anos comigo e foi melhor companheira pra mim do que eu pra ela.
Em 2005 quando eu estava adoecendo e ainda não sabia o que eu tinha, nos sábados, como de costume, eu me sentava no degrau da escada pra pintar minhas unhas e ela deitava sua cabecinha no degrau e ficava me olhando com muita ternura e amor.
Ela passou a latir à noite, coisa que raramente fazia, achava estranho que às vezes chorava também, parecia um lobo. Muitas vezes tinha que ir falar com ela mas logo que eu entrava dentro de casa ela começava de novo.
Ela passou a se comportar delicadamente comigo, pensava até estar entristecida pois com os outros ela agia normalmente, quase subindo neles (risos e choro)...mas já não fazia isso comigo.
Eu sentia que havia algo errado mas não imaginava que era comigo e que fosse algo tão grave.
Não entendia porque ela fazia aquilo, mas hoje entendo que ela estava cuidando de mim.
Ela passou meses cuidando de mim, eu sentia dores e estava sempre gripada e ela sempre chorando...
Quando eu fui diagnosticada do câncer ela foi a primeira "pessoa" que me veio a memória, logo admiti que ela sabia, contando as coisas que aconteceram, não tinha como não concordarem comigo, não havia outra explicação para o comportamento dela. E ela sabia mas não tinha como me dizer e ficava triste porque não podia me ajudar mas respeitava minhas dores e já não pulava em mim, só nos outros... Ela foi o ser que mais me amou no mundo todo e eu não retribui a altura, não a mereci. Sinto tanta falta dela!
Ela passou meses sozinha aqui, os vizinhos diziam que ela chorava toda noite, era um choro triste, parecia que estava uivando, também foi nessa época que ficou cega. Tadinha da minha Tita, estava sozinha e nem podia ver nada e eu não podia estar com ela.
Foram 7 meses fora de casa, foram 7 meses que ela ficou só, no meio da escuridão.
Minha casa estava em reforma e eu não podia ficar lá, fui recebida na casa de uma de minhas tias, de vez em quando eu fazia chantagens pra poder vir ver minha "casa", na verdade, pra poder vê-la e tocá-la, minha Tita linda, quanta falta me faz!
Numa noite após ter vindo pra casa, depois do meu transplante, estava muito frio, parecia que estava congelando lá fora e eu não podia ter contato com ela, convenci meu ex marido de colocá-la dentro da sala, isolamos a sala pra que não ficasse em contato comigo, parecia um grande berço e então ela pode dormir sem passar frio. Essa história eu e meu marido (agora ex-marido) combinamos não contar à ninguém, por causa das represálias, sabe? rsrs
Agora já não importa mais, ela se foi e eu ainda estou aqui e sinto tanta falta dela.
No dia que ela morreu, eu acordei várias vezes com o choro dela e ia vê-la, então percebi que ela ficava mais tranquila perto de mim, era de madrugada, eu voltei pra meu quarto e peguei um perfume meu e espirrei no cobertor dela, só então ela sossegou um pouco. De manhã antes de ir para o hospital eu fui vê-la, ela nem se levantou da caminha e eu fui fazer meu primeiro dia de quimio, ela ficou sozinha em casa e quando eu cheguei fui direto vê-la e ela já tinha ido. Ela esperou eu sair pra morrer, eu nem estava com ela, nem naquele momento eu estive com ela... tenho muito do que me entristecer, porque me sinto uma droga quando se trata desse assunto. 
Esses dias andei pensando muito na Tita, na lição de vida que ela foi pra mim, essa matéria foi uma das mais difíceis de eu terminar, já estou nela há dias e sempre choro e não consigo ir até o fim. Sei que é um texto simples, contando uma história, pra alguns, corriqueira mas é uma história que significa muito pra mim, que me traz grandes emoções, lembranças. . .


Quem teve um cachorro, sabe o que é o amor e o que é ter um amigo de verdade.


Dag Veloso

Um comentário:

  1. concordo plenamente com vc...só sabe quem teve um...amo os meus e o dos outros..respeito e admiração pelo animal ser como é...amor sincero...fiel....sinto mto por sua canina...sinto pelos que tive e perdi....tem até um texto que me deixa refletindo..que o unico defeito de um animal é ter vida curta....verdade...:(
    me emocionei com seu texto...bjs

    ResponderExcluir