domingo, 15 de abril de 2012

Autoaceitação

Falo muito sobre aceitação porque é algo que sempre me perturbou. Sempre quis ser aceita e me esforço pra isso mas não importa o quão aceita eu seja sempre é pouco.
Nessa tentativa de ser especial para as pessoas me esqueço que os outros me são especiais e talvez se esforcem tanto ou mais que eu pra o serem.
Quando eu era criança nunca fui aceita na turma popular, sempre me sentava no fundo e meus amigos eram os excluídos assim como eu.
Não me queixo mais, entendo que isso fez de mim o que sou hoje, foi parte do aprendizado.
Quando conto isso as pessoas se surpreendem, especialmente quando mostro fotos de quando era criança e o mais odioso é que não importava o quanto minha família e amigos diziam que eu era bela porque na escola era tratada como feia e nisso cria. Disse odioso porque sei que isso tudo era significativo demais e se tornou uma marca na minha vida, algo que está sempre comigo.
A questão que quero levantar aqui é:
Por que é mais fácil crer no que nos magoa? Por que o negativo é sempre e tão facilmente aceito?
Foi só no colegial quando eu já trabalhava que passei a gostar de estudar e percebi meu potencial.
Quanto tempo perdido ouvindo os outros!!!
Lembro-me que um dia cheguei em casa triste e contei à minha mãe que os meninos zombavam da minha boca e não entendi (naquele momento) porque ela ria e dizia que os homens quando crianças zombam daquilo que mais irão gostar quando crescerem.
É, hoje eu sei que minha boca é bonita e nenhum homem me chamou de beicinho de modo pejorativo.... rsss
Hoje é simples contar que sofremos bullying, coisa que antes a gente tinha medo de dizer, de repente estourou como uma tendência em moda.
Mas contamos que ainda sofremos?
Quantas situações passamos em que nos calamos e não deixam de ser consideradas bullyings?
Eu mesma passei por situações com a família de meu ex namorado, coisas que a mãe dele disse direta e indiretamente à mim, coisas que prefiro nem contar. Pois é! Assim somos. É mais fácil lidar com o que já passou do que com o que ainda passamos. Embora algumas pessoas devemos ignorar e simplesmente deletar, nem valem o comentário.
No fim entendo quem não me aceitou ou não me aceita por qualquer motivo que seja, até porque os motivos nunca são reais, são apenas tentativas de justificar as atitudes. Alguns discriminam pessoas por sua cor, crença, maneira de se vestir, sotaque, gírias, estilo de vida, time de futebol, estatura, peso e tudo isso porque no fundo eles mesmos não se aceitam e têm medo de promover diferentes pessoas e perderem seu status, sua marca ou sei lá o quê.
Eu entendi uma coisa essa semana: _Sou diferente pra caramba!!!
E isso não significa que sou melhor ou pior mas que sou eu mesma.
As pessoas tentam nos mudar porque pensam existir apenas um jeito de ser feliz. Se autoafirmar diante da sociedade não nos traz felicidade, autoaceitação nos faz feliz.
Muitos dizem: "Eu sou mais eu"
Será que são?
Está todo mundo preocupado em ser aceito da maneira errada, usam máscaras, se disfarçam de "legais" e no fim o que são ninguém sabe, nem mesmos eles.
No meio de pessoas diferentes de mim ainda sei o que sou e o que quero, especialmente o que não quero e não tento me adequar à ninguém e menos ainda exigir que se adequem à mim. O diferente não é ruim e dá pra viver e conviver com as diferenças, é até divertido...
O que posso garantir é que cada um é feliz a seu modo até porque a felicidade sempre e está em nós, quem busca em outro lugar nunca a achará.


Dag Veloso


Um comentário:

  1. Engraçado Dag, eu passei pela mesma coisa na escola, não sabia que tínhamos isso em comum, eu sofri bastante na escola, me enchiam me apelidos, me chamavam de esquisita, sofri bastante, odiava ir pra escola..foram anos muito difíceis.. Mas enfim, depois que tudo isso passou, vejo hoje, que me zombavam por que eu era diferente sim, mas de um modo positivo, pois eu sei hoje o quanto eu sou bonita e inteligente, e você também. As pessoas zombam muitas vezes por inveja..por quererem ser aquilo, seja bonito, ou inteligente...Pena não termos essa percepção quando somos mais novos..alguns não aguentam as piadinhas e zombariam e acabam adquirindo problemas psicológicos, se suicidam, é muito triste...

    ResponderExcluir