terça-feira, 21 de junho de 2011

BULLYING

Hoje cedo no meu facebook, compartilhei uma nota que falava sobre o bullying, um pequeno texto bem escrito e elaborado, bem verdadeiro mesmo. 
Daí não me contive, tinha que colocar um comentário e foi feito de impulso, com toda certeza do que escrevi porque vivi tal situação. 
Hoje se faz muito pampeiro porque perseguem os homossexuais. Olha me entendam, por favor, eu não concordo com ações discriminatórias, não concordo com pessoas que julgam, condenam, agem por suas próprias mãos, pelo contrário, em tudo temos que agir com amor. Mas o que quero dizer com isso é que quando eu era criança fui discriminada por ser evangélica, não era aceita entre as crianças da escola, ficava sempre com o grupo dos rejeitados e isso nunca foi caracterizado bullying, aliás, nem nome tinha. 
O que aconteceu que de repente se fala tanto nisso quando é algo que sempre existiu? Ou será que é por sermos menos que os homossexuais? Me parece ser isso discriminação também!
Será que os obesos, os menos intelectuais, os evangélicos, os deficientes, os pobres, os negros, os índios são menos que os homossexuais?
Eu não gosto de colocar política no meu blog, nem gosto do assunto mas não dá pra calar algo que é tão real e que afeta a tantos outros e ninguém dá importância. De repente isso virou uma nova moda, defender as vítimas de bullying; as vítimas homossexuais. E todas as outras pessoas que já passaram por isso? E todas as pessoas que ainda passam por isso mas não se enquadram nessa ou naquela modalidade?
Por que não são homossexuais não se cogitam leis que os defendam?
Penso que não adianta fazer leis enquanto os pais não forem educados, porque pessoas preconceituosas não respeitam leis. 
O preconceito se aprende dentro de casa e os pais educam seus filhos de acordo com seus interesses, no dia que as pessoas acordarem e perceberem que seu dever é integrar na sociedade pessoas de bem e isso denotará a competência delas como pais, é que tudo vai melhorar. 
Por que as pessoas sempre são descriminadas? Por sua cor? Por sua vida desregrada? Por sua religião? Por sua incapacidade em determinadas áreas? Por se sobressair em coisas que os demais que se dizem normais não conseguem? Por que?  
Porque o diferente sempre assusta, o diferente mete medo, porque os "normais" não sabem o que somos, pensamos e fazemos, não sabem se "defender" do que é diferente por não conhecer. 
É assim que vejo os preconceituosos, seja do que for o preconceito, é assim que vejo, sentem-se ameaçados pela diferença do próximo. Não precisamos aceitar o que o próximo faz mas em tudo devemos amor e isso foi o que Cristo nos ensinou. 
E o fato mais importante é que esqueceram de imitar Jesus, esqueceram de dar lugar devido à Ele e por isso o mundo está assim, cada vez pior...  E não falo de religião, falo de Cristo, Ele é o parâmetro a ser seguido, não discriminava ninguém, aceitava todos, não os seus defeitos ou pecados mas as pessoas propriamente ditas. 
É Deus quem age, é Ele quem cura, é Ele quem acolhe e nos defende. 
Cristo é o único e verdadeiro amor e é esse amor que devemos imitar, amor que não julga, não condena, estende a mão pra nos limpar e nos fazer melhor. 
Ele é a Solução pra todos os problemas.


Dag Veloso

5 comentários:

  1. Aqui quem fala é "anônimo" [Véio rs] - ,
    - Olha , Dag , eu estava pensando, - eu havia dado um "palpite" a respeito de que vc na realidade, - "era uma blogueira" rs , e , pensei, - puxa, se tivesse sido um "nº" de bilhete lotérico, - hoje estaria rico !
    Mas, a Internet , - sim , os internautas estão enriquecidos com sua participação !
    Me encanta ver o talento, - que Deus lhe concedeu .
    Penso que muitos "temas" aguardam sua abordagem, análise;
    - portanto, - "mãos à obra" !
    Deus te abençoe e guarde, hoje e sempre !

    ResponderExcluir
  2. Muito me alegra o incentivo da minha família, especialmente o seu, que é responsável por eu estar aqui diante dessa telinha escrevendo algo significativo, penso eu, para todos.
    Que pena que não ficaste rico, sei que respingaria em mim....rs, mas és rico porque tens Cristo, disso eu sei! E como a riqueza material respingaria, também de ti respingou a riqueza espiritual, continua firme na fé.
    Tio, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dag! Também acho que toda forma de violência deve ser combatida igualmente, não sou a favor de que se agrupem os seres que são vítimas dela. Quando se dá destaque especial à homofobia, é como se a violência física ou emocional contra deficientes, negros, mulheres ou qualquer ser que seja considerado "inferior" não tivesse a mesma importância.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Dag! Você estava realmente inspirada quando escreveu tudo isso. Porque de fato a discriminação sempre existiu em todo o mundo.
    É claro que em alguns lugares mais abertamente, como nos EUA onde a segregação racial era violenta, e onde Martin Luther King chegou a ser assassinado por lutar em defesa dos direitos civis, da não violência e do amor ao próximo.
    Mas em muitos lugares, como no Brasil, essa discriminação é velada. Não há violência física e sim uma tortura psicológica que destrói aos poucos, que mata por dentro, que isola e humilha.
    E isso continuaria sem nome até hoje (porque é costume social empurrar a sujeira pra debaixo do tapete), se não tivessem acontecido situações extremas de violência, como foi o caso da escola no Rio de Janeiro, onde o agressor já havia estado no papel de vítima da sociedade.
    Foi isso que começou a chamar a atenção das pessoas. A possibilidade de ser vítima de um monstro que a própria sociedade criou.
    E aparentemente elas não estão preocupadas com a discriminação em si, mas com a violência que isso pode gerar. Porque até então as vítimas de preconceitos sofriam caladas,mas agora...
    E a grande luz do seu texto, a coisa mais certa e bonita que alguém podia dizer numa reflexão como essa (e você disse)é que tudo isso vem da falta de amor, da falta de Deus na vida das pessoas.
    Porque enquanto o homem se achar auto-suficiente, infelizmente, muita discriminação ainda será vista.

    ResponderExcluir