domingo, 8 de abril de 2012

Nos tornamos belos

É notável como, ao descobrirmos uma doença grave como o câncer, nos tornamos belos, também heróis e fortes.
Rótulos.
Você é o que faz ou vive. Ninguém que se aproxime pra te conhecer vai se importar com seu jeito de se comportar, com sua sensibilidade diante de outras pessoas mas logo irá querer saber o que faz. A sua identidade está relacionada diretamente com o que faz ou tem. Somos assim, preconceituosos por natureza, ensinados subliminarmente a nos tornarmos alguém como se fôssemos nada.
A frase agora deveria ser: Eu não entendo!
Infelizmente eu entendo perfeitamente, também agia assim.
Quando adoeci essa foi uma das lições que aprendi, porque foi quando começaram a me rotular de maneira diferente, coisa que muito me incomodava.
Lindos; lindos elogios mesmo! Mentiria se dissesse que não os gosto mas me incomodavam quando as pessoas usavam esses elogios pra justificar meu azar, como se por tê-los tivesse que pagar o preço, o ônus do bônus.
Mas ao receber a notícia de um amigo que está com leucemia e já em tratamento, me dei conta de que mesmo conhecendo a beleza do ser humano que ele é de repente o enxerguei mais belo, como uma venda que caiu de meus olhos e foi quando entendi o que as pessoas diziam sobre mim.
Realmente numa situação como essa nos tornamos mais belos, a sensibilidade e humanidade sufocada pelos antigos rótulos se libertam, é a transição de qualidades fúteis e irreais pelas essenciais.
Já escrevi algo sobre isso antes, mencionando minha irritação sobre esses elogios "descabidos" mas ainda não tinha entendido que eles não são apenas falta do que dizer, creio que nem mesmo quem os diz saiba da veracidade deles.
Mas todos esses "rótulos", essas reais qualidades estão em mim e em você mas estão reprimidas pelas falsas ideologias, pelo que nos foi ensinado ao longo de gerações.
Não temos câncer porque somos heróis, fortes ou belos e iluminados, sempre fomos tudo isso mas foram as situações adversas da vida que nos mostraram claramente quem somos, não espere que essas situações cheguem à sua vida pra descobrir quem você é.
Descubra-se e se torne belo ainda hoje.

Não sou ninguém porém sou alguém, 
Você é alguém porém ninguém.
O que somos, então? 
Cada um deve encontrar dentro de si a verdadeira beleza, 
o que realmente é e jamais deixar de lado independente d quem "seja" ou tenha. 


Dag Veloso

Um comentário:

  1. O cancer ainda é uma doença na qual as pessoas tem pavor, não lidam com isso. Quando nos olham, uns tem piedade, outros solidariedade, nos acham fortes, guerreiras. Mas o que sabemos é que quando a doença vem, tiramos força lá de dentro e enfrentamos. Deus é que nos reveste de graça! bjsss

    ResponderExcluir