quarta-feira, 13 de abril de 2011

Falando de casamento.

Sabe? Quando eu estava no fim do meu casamento eu me isolei muito das pessoas, primeiro porque não queria opiniões, já que nem todos entendiam o porquê de eu estar tentando manter um casamento que nem filhos tinha como fruto e, segundo porque eu chorava muito e um dia percebi que estava incomodando algumas pessoas, pois eu estava infeliz, não gosto disso. Também acabava desabafando e nem sempre é bom desabafar com as pessoas mas, é sempre bom com Deus, isso é algo que ainda aprendo. 
Mas os meus verdadeiros amigos não me deixaram só, eles nunca ficaram dizendo que eu me retirei deles, porque me entenderam e vieram até mim. Ao passo que algumas pessoas justificaram sua ausência de mim pelo fato de eu ter me isolado, exatamente essas pessoas sempre batem no peito dizendo que me ajudaram, sendo que os que me ajudaram nunca me deixaram só e não se vangloriam por isso. 
Algumas pessoas bem perto de mim, viviam comigo quando minha casa era regada a leite moça, quando as coisas entraram em crise no meu lar, nem batiam no meu portão pra saber se eu estava sozinha em casa, coisa que sempre ficava...
São essas mesmas pessoas que me julgam sem saber a verdade, sorriem pra mim mas no fundo não me têm o menor amor.
Hoje sei que meu único erro foi comigo mesma e com Deus, especialmente com Ele, porque mesmo tendo sido eu a pedir separação, me entristeci muito porque eu creio muito no casamento e me imaginava envelhecer com meu marido. Hoje não imagino isso com ele, claro! Mas ainda existe em mim a linda crença de que ser casada é algo maravilhoso, porém depende de que ambos pensem assim senão a coisa não anda.
Às vezes vejo meus amigos em dificuldade nos seus casamentos e fico pensando em como podem deixar coisas tão pequenas influenciarem seus casamentos. Um amigo outro dia me disse que falar é fácil e é mesmo mas, eu não falo sem ter passado pelo mesmo que ele e sua esposa, passei por coisa pior. Os pais de hoje  idolatram os filhos e deixam de lado um ao outro, esquecendo que um dia seus filhos partirão e só o que vai sobrar são eles mesmos. Se não houver um cultivo de amor e respeito, não vai sobrar nada. E então o que irão fazer?
Também tem aquelas pessoas loucas que são tão frustradas e insatisfeitas que passam suas vidas infernizando os cônjuges por coisas que passam, pensam que uma casa nova vai fazer com que suas vidas se tornem mais felizes, ou um carro, qualquer coisa... Na verdade são pessoas que não sabem dar valor no que têm, normalmente são pessoas que têm filhos saudáveis, mas a infelicidade é tamanha que não conseguem ver a felicidade batendo à porta, não enxergam que o problema está consigo e não com o cônjuge. E essas o que vão fazer? Se não conseguirem o que querem vão se separar?  É simples a separação? Será?
É uma situação terrível, para ambos, mesmo que os dois queiram, mesmo que só um queira, é sempre muito traumatizante, no mínimo triste.
Bem, não sou perfeita, eu também tive meus erros e alguns bem graves, nada que justifique as atitudes que ele tomou em relação a mim mas, com toda certeza também não fora fácil para ele, até porque para não me perder teve que engolir a situação de se casar coisa que ele jamais quis.
Eu penso que muita coisa que fiz poderia ter feito melhor, talvez com ele não fosse mudar em nada mas comigo mesma, sim,  porque sempre que algo que nos importa tanto se acaba fica aquela sensação de que poderíamos ter feito melhor, pelo menos a nossa parte. 
Entendo hoje, que nada do que fizesse resultaria num casamento sólido, porque não devia ter acontecido nunca mas, o que mais gosto em mim é minha capacidade de reparar meus erros, tanto analisando-os quanto corrigindo-os.
Eu hoje não tenho essa responsabilidade de cuidar para que meu casamento seja abençoado mas talvez, você que está lendo isso, sim. 
É uma grande responsabilidade, maravilhosa responsabilidade, saiba que Deus muito se orgulha de quem não destrói uma união feita por Ele. 
Sei que não é fácil, porque já não é mais só a sua opinião, já não prevalece somente seu querer mas pode ser muito bonito se você e seu cônjuge souberem ser parceiros, se souberem participar um da vida do outro.
Saibam se importar um com o outro, saibam se interessar um pelo outro, se respeitar, ser cúmplices, ser amigos, saibam conversar e nunca deixem um problema para resolver no dia seguinte, porque assim nunca será resolvido. 
Não tenham medo da rotina, ela também pode ser bonita, tem que saber olhar. 
Algumas pessoas se queixam de ter caido na rotina mas, já percebeu que quando estava só tinha "inveja" da rotina do amigo?
Outras pessoas não têm sorte de ter uma rotina, porque estão acamadas, não sabem o que vai lhes acontecer no dia seguinte, dariam tudo para ter o hábito costumeiro de antes, dando banho nas crianças para irem à escola, fazer o jantar para o marido que está para chegar, irem trabalhar onde nem gostam de trabalhar, voltar para casa e ouvir bagunça das crianças, tudo, menos estarem doentes.
Também existem pessoas que não têm certeza de seu amanhã. 
Ah! Você pode até me dizer que ninguém tem certeza do amanhã, é certo que não temos mesmo. Pela lógica eu até já nem deveria estar aqui e muitos que pareciam ter anos de vida pela frente já se foram mas, você sabe do que estou falando. É aquela história da incerteza, enquanto outras pessoas vivem suas vidas, curtas ou longas, mas sem uma evidência de como será, eu, como muitos outros temos evidências... 
Embora não sei bem se isso é algo mesmo ruim, porque aprendi a dar valor no dia que me foi dado, não troco meu dia de hoje por um futuro incerto, muitos vivem suas vidas em função do futuro e, quando ele chegará?
Não condeno um pai de família que pensa no futuro de seus filhos mas condeno um pai de família que troca o dia de hoje com eles por um futuro insatisfeito, porque em tudo tem que haver bom senso, estar com a família também é cultivar o dia de amanhã, na questão sentimental que é o essencial.
Me lembro que andei nessa fase de insatisfação por um longo período, até, foi antes de adoecer, eu dava muito valor ao material, porque não tinha o sentimental resolvido, eu esperava reciprocidade do que dizia sentir. 
Um dia meu ex marido me disse que eu o sufocava e que era horrível ter alguém nos amando tanto assim, eu nem sei como é isso, sei que é horrível ter alguém nos desprezando, isso eu sei bem. 
Já li alguns livros de psicologia (assunto que me interessa muito) para me entender, mas não foi lendo livros que passei a me compreender, foi me observando com atenção, foi resolvendo meus sentimentos um a um. 
Eu não fui uma boa esposa, não. Calma! Quem me conhece pode até me repreender e até espero que o façam ao escrever isso mas, não é no quesito cuidados, porque eu cuidei bem dele, sim. Não somos bons cônjuges quando não somos resolvidos dentro de nós mesmos, você tem que entender que a felicidade está dentro de si e nunca no outro, você não pode depender de sorrir porque o outro sorri, nem de viver porque o outro vive, o mundo responde aos nossos manifestos e declarações, se você sorri, logo alguém irá se contagiar com isso, se você diz que ama, alguém há de te responder o mesmo mas, nunca faça nada pensando no retorno, porque se ele não vier você se frustra. 
Faça tudo de melhor pensando em si mesmo, porque quando você sorri, é você quem está sorrindo, é em você que está surtindo o maior efeito. 
Costumo dizer que peguei carona na vida do meu ex marido, só que um dia ele me mandou descer e eu fiquei sozinha e sem rumo, era um caminho muito longo para que eu voltasse e eu estava exatamente onde ele escolheu ir, tive que percorrer sozinha e a partir do caminho dele para encontrar o meu de novo. 
Não faça isso com você mesmo, não maltrate sua vida e nem responsabilize o outro pelas suas insatisfações. 
Não somos vítimas uns dos outros, somos vítimas de nossa próprias escolhas, portanto, culpados de nossas emoções e sentimentos mau resolvidos. 
Hoje eu espero que meus dias se prolonguem porque eu sei viver e anseio por dias melhores e eles estão por chegar, talvez você se encontre exatamente como eu estive, ainda dá tempo de mudar, sempre dá tempo, isso é o que se chama luta. 
Vá enfrente e não desista nunca de seus sonhos e se você tem esperanças no seu casamento, lute por ele, porque a vitória é só dos que lutam
Não sei bem porque escrevo tudo isso, nem é o propósito do meu blog mas se eu estiver, de alguma maneira, ajudando alguém a não cometer os mesmo erros que eu, ficarei feliz.
Que Deus os abençoe muito.
Dag Veloso




Quando você fizer o possível para fazer do seu lar o mais feliz da terra será mais fácil fazer o seu futuro lar o mais feliz da terra. 
Significa que deve prestar atenção em como vive a pessoa com quem está namorando ou apenas gostando, se ela se esforça para ter um bom relacionamento com a família, especialmente com a mãe, então será um bom marido ou esposa. 
Não tem que ser perfeito, tem que honrar seus pais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário