sexta-feira, 8 de abril de 2011

Por que Deus quer que oremos?




Deus quer que oremos porque a oração exprime a nossa confiança em Deus, e é um meio pelo qual nossa confiança nele pode crescer. De fato, talvez a principal ênfase da doutrina bíblica da oração é que devemos orar  com fé, o que significa confiar em Deus ou dele depender. Deus, como nosso Criador, se deleita ao ver que nós, suas criaturas, nele confiamos, pois a atitude de dependência ou confiança é a mais apropriada numa relação Criador/criatura. Orar com humilde confiança também indica que estamos genuinamente convencidos da sabedoria, do amor, da bondade e do poder de Deus - na verdade de todos os atributos que expressam o seu excelente caráter. Quando oramos sinceramente, nós, pessoas, na totalidade do nosso caráter, nos relacionamos com um Deus pessoal, na totalidade do seu caráter. Assim, tudo o que pensamos ou sentimos em relação a Deus se expressa na nossa oração. Nada mais natural que Deus se deleite com essa atividade, e assim a enfatize bastante no seu relacionamento conosco.
As primeiras palavras da Oração Dominical, "Pai nosso, que estás nos céus" (Mt 6:9), reconhecem nossa dependência de Deus, um Deus que é Pai amoroso e sábio, e também reconhecem que ele tudo governa do seu trono celeste. As Escrituras muitas vezes enfatizam a necessidade de confiarmos em Deus ao orar. Por exemplo, Jesus compara nossa oração a um filho que pede ao pai um peixe ou um ovo (Lc 11:9-12), e depois conclui: "Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lc 11:13). Assim como os filhos esperam que os pais lhes forneçam todo o necessário, também Deus espera que o busquemos em oração. Como Deus é nosso Pai, devemos buscá-lo com fé. Diz Jesus: "Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis." (Mt 21:22).
Mas Deus não apenas quer que confiemos nele. Também quer que o amemos e com ele tenhamos comunhão. Essa, então, é a segunda razão por que Deus quer que oremos: a oração nos leva a uma comunhão mais profunda com Deus, e ele nos ama e se deleita com nossa comunhão com ele. 
Uma terceira razão por que Deus quer que oremos é que na oração, Deus permite que nós, criaturas, nos envolvamos em atividades revestidas de importância eterna. Quando oramos, a obra do reino avança. Dessa forma, a oração oferece-nos a oportunidade de nos envolver, de modo significativo, na obra do reino e assim dá expressão à nossa grandeza de criaturas feitas à imagem de Deus.


Fonte: Teologia Sistemática Atual e Exaustiva
Wayne Grudem, Editora Vida Nova, pgs 305 e 306




Mais uma abençoada aula de teologia com o pastor Sandro. 


ORAÇÃO


Deus se faz presente e espera que O toquemos e isso só é possível através da oração. 
O poder que precisamos para enfrentar os desafios, para lutar, para caminhar só vem através da oração. 
Deus tem muitas maneiras de falar conosco mas nós, só temos a oração, é um ponto de contato entre nós e Deus. 
Características da oração:


Para quem orar?
Jesus deixou isso bem claro na oração do "Pai nosso", mostrando o alvo de nossas orações.
Não ore para intercessor nenhum, sempre ore a Deus, porque o único e suficiente intercessor é Jesus e Ele é Deus. Quando você ora, está falando diretamente com Deus, está adentrando à sala do trono dEle e deve fazer isso com respeito, temor e reverência. 
(Não banalize esse momento, ele é especial, é momento em que fala com a pessoa mais importante de sua vida, é momento exclusivo.)
Alguns lidam com oração como se fosse qualquer conversa sem importância mas não é, você está falando com o Deus Todo Poderoso. 
Ele é o alvo das nossas orações.
Em Filipenses 4:6 Paulo diz: "... antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica..."
Precisamos levar tudo à Deus em oração. 
Mesmo Ele sabendo todas as coisas, Ele quer ouvir de nós, Ele quer falar conosco, Ele nos dá essa oportunidade. Quer ter um contato maior conosco. 
O alvo de nossas orações deve ser sempre Deus. 


Como orar?
     1° Com fé: Se você não acredita que Deus pode fazer, não adianta orar. Porque oração é expressão de fé.
Não existe oração pronta que resulte no que você quer somente ore com fé.
Mas se não acredita que Deus pode mudar a situação então nem fale com Ele, não vai chegar a lugar algum se não crer. 
Em Mateus 21:22 diz: "E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis." 
Se você está pedindo algo que você não acredita que pode acontecer nem peça. 
Oração tem que ser feita com fé. Sem fé é impossível agradar a Deus.
Quando determinar algo em sua vida, faça crendo de que vai acontecer. Se não tiver fé, sua oração será nula, sem valor.
Em Marcos 11:24 diz:"Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis."
Creia que está indo em busca da sua vitória, da sua benção e que ela vem. 
O tempo é de Deus mas creia que ela vem.
Em Hebreus 11:6 também diz: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." 
Acreditar no que você está vendo não é fé.
Creia que sua benção vem, que sua vitória está em suas mãos.
Você pode contemplar sua vittória? 
Hebreus 11:1 diz: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Dar um passo de fé é ir adiante mesmo sem ver mas, crendo que Deus vai estar contigo em cada passo, te suprindo quando necessário. 
     2° Com perseverança: Salmo 27:4 "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei" 
Peça e corra atrás. Insista, tome posse, veja sua vitória.
Persevere em oração. Não abra mão facilmente do que você tem direito, não desista!
Não abandone a luta, nem a batalha.
Insista com Deus.
     3° Em nome de Jesus. É necessário que isso esteja em nossa oração. "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei..." Jo 14:13 
Quando você pede em nome de Jesus é como se o próprio estivesse pedindo à Deus, Ele está contemplando Jesus em nós. 
(Lí em algum lugar que isso é como se Jesus tivesse nos passado uma procuração pra falarmos em nome dEle, achei bem curiosa a comparação e também verdadeira.)
Em Jo 14:6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." 
Por isso nós oramos em nome de Jesus, porque Ele é a porta para nossa vitória. Só Ele é intermediário entre nós e Deus.
     4° Segundo a vontade de Deus: O que quer que peça, peça em nome de Jesus e segundo a vontade de Deus, porque nem tudo que pedimos é da vontade de Deus. Tudo que pedir será dado se for a vontade de Deus.
Tiago 4:3 "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos próprios deleites. 
(Você já passou por uma situação em que tudo mostrava que ia dar errado a longo prazo mas não queria admitir? Eu já fiz isso, teimei no que eu queria, achando que tudo ia ser lindo e o que parecia um sonho se tornou em pesadêlo e isso ocorreu porque pedi mal e insisti mesmo depois de ouvir a negativa de Deus. Não faça isso com sua vida, Deus sabe o que é melhor pra você o que vai lhe trazer benefícios a longo prazo e não a curto prazo que é o que podemos contemplar. Experiência própria: Nunca dá certo se tomar decisões contra a vontade de Deus)
Insista com Deus mas a hora que Ele falar não, pára de pedir porque Deus sabe o que é melhor pra você e tem propósitos para todas as coisas.
Em Lc 22:42 "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua."


Onde orar? 
Em qualquer lugar e como quiser, sentado, andando, deitado, de joelhos, em pé...
Mas estabeleça, pelo menos, um lugar costumeiro para sua oração diária, para ter um momento de intimidade com Deus. 
Jesus nos ensinou isso:
Lc 22:39 "E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram."
Jesus estava acostumado a orar nesse lugar, era estratégico, lugar de comunhão com Deus. 


Quando orar? 
Não existe um número de vezes que tem que orar no dia mas, pelo menos, uma vez no dia. 
Jesus também tinha um horário estratégico para orar. 
Mc 1:35 "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava."
Você pode orar qualquer horário mas para aquela oração estratégica você tem que ter um horário também, criar um hábito.
Porque temos que buscar primeiro o reino de Deus, e priorizar o reino dEle é também buscar um momento estratégico e habitual.
Então estabeleça um horário.
(Quando era adolescente lí um livro que falava desse mesmo assunto, acho que o autor era Watchman Nee - não sei se escrevi certo -, isso tem muito tempo mas me lembro bem pois marcou muito em meu coração. Ele dizia que o melhor horário pra orar é antes do sol nascer, porque comparava a oração ou a resposta dela com o maná que Deus enviava aos hebreus, eles tinham que colher antes que o sol nascesse porque se derretiam. Queria dizer que o pão que Deus nos dá ainda é o maná e ele deve ser buscado antes do sol nascer. Eu nunca me esqueci desse texto e achei interessante colocá-lo aqui.)
I Ts 5:17 "Orai sem cessar." Seja na alegria, tristeza, na dor, na luta, na vitória,  que a oração seja parte de nossa vida, parte do nosso dia a dia. 
A oração tem que ser com respeito e temor, sim, mas Deus quer ouvir você o tempo todo, Ele está atento a qualquer hora e quer falar com você. 


O que a oração faz?
Qual o impacto dela? 
     1° Orar pode mudar tudo. Pode transformar derrota em vitória, doença em saúde, tristeza em alegria, pode transformar o velho homem em nova criatura. É o poder de Deus que pode fazer isso através da oração. 
Por isso não tem batalha perdida, porque a oração pode mudar tudo.
A oração precede o milagre.
     2° É na oração que Deus expõe os seus propósitos. Quando você fala diretamente com Deus, Deus revela muita coisa no seu coração, revela os propósitos, verdades e planos dEle na sua vida. É o seu momento de conversar com Ele, você está falando e Ele ouvindo, com o tempo Ele está falando e você ouvindo. Ele fala diretamente com você e é na oração que isso acontece. 
Pra isso precisamos procurar uma comunhão mais profunda com Deus, pra que possamos ouvir a voz de Deus mais claramente. 
Oração é um contato pessoal entre nós e Ele.
A voz de Deus é ouvida no coração.
     3° É através da oração que somos encorajados e repreendidos. 
É nesse momento em que Deus nos encoraja, quando estamos desanimados, tristes... Quando você fala com Deus, toda sua tristeza sai de dentro de você e o Espírito Santo te conforta.
E também é na oração que somos repreendidos, porque é quando percebemos nossas falhas. 
     4° É através da oração que recebemos a unção necessária para enfrentar os desafios. Sem oração não tem unção (poder). É só na busca, na oração, no quebrantamento, na santificação que a unção divina desce sobre nossas vidas e então somos capacitados a enfrentar nossos desafios, a exercer nosso ministério e a colocar em prática nossos dons.
O combustível do dom é a unção e unção só vem com oração. 
Muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder.


Conteúdo da oração. 
     1° Pedidos e súplicas: Na oração é que se diz o que quer que Deus te faça.
     2° Agradecimento e louvor: Tenta orar para apenas louvar ao Senhor, é maravilhoso!
     3° Intecessão: O poder da oração é muito grande, interceder pelo teu próximo, não só para quem você gosta, pode mudar toda uma vida. Você ora para que Deus abençoe à todos, livre, cure, dê a vitória, é um ato de verdadeiro amor. 
II Ts 3:13 "Não vos canseis de fazer o bem"
Também em Gál 6:9 "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
Ct 8:6 "...o amor é forte como a morte..."
(Sou prova viva de que é verdadeiro o poder da intercessão, porque houve momentos em que estava como o salmista descreve em Sl 69 "Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva. Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta: os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus." Você tem idéia de quantas pessoas precisam de uma oração sua? Você consegue imaginar quantas pessoas podem estar se sentindo como o salmista mas continuam suas vidas sem se queixar? Muita gente conta com uma oração, nunca diga que fará se não tem intenção de fazê-lo, um pedido de oração é um pedido de socorro.)
     4° Confissão e busca por perdão: Nenhum homem tem poder de perdoar pecados, pecado é ofensa contra Deus, é a Ele que temos que pedir perdão, pois é a Ele que ofendemos. Isso é feito em oração.
(Não existe maneira de você conseguir adentrar à sala do trono de Deus se não estiver limpo de seus pecados, não existe maneira de conseguir se fazer ouvir por Ele se não se arrepender de seus pecados e pedir perdão à Deus.)
     5° Falamos e ouvimos: Você ora e permaneça em espirito na presença de Deus, deixa Deus responder. (Será que temos dado à Deus chance de nos falar algo?)




"Sendo o momento de maior intimidade com Deus, a oração deve ser inteiramente sincera."


Pastor Sandro Zambone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário