quarta-feira, 4 de maio de 2011

Diário de Dag

Mais uns pedacinhos do meu Livro "Diário de Dag". Estava pensando no que colocar aqui e resolvi voltar no livro. Tem muita coisa aproveitável lá, tem também coisas que nem devia ter escrito e coisas engraçadas. Pois é, tem coisas engraçadas, talvez na época não tivesse graça alguma mas, ao ler hoje achei graça em algumas coisas....rs. 
Mas espero que o que escolhi pra colocar aqui hoje seja de proveito pra alguém... 
Que Deus os abençoe muito!


"RECEBI MUITAS VISITAS HOJE, ALGUNS ENTRARAM ESCONDIDOS, ATÉ.
GOSTO DISSO, FICO CANSADA MAS CONFORTA MEU CORAÇÃO.
SÓ NÃO GOSTO QUANDO ALGUEM VEM COM AQUELAS "BELAS" FRASES FEITAS, COMO EU TER SIDO ESCOLHIDA PARA PASSAR POR ISSO POR SER FORTE.
COMO SABEM QUE SOU FORTE?
OU MEDEM A FORÇA DE ACORDO COM A DOENÇA QUE SE ADQUIRIU?
QUE LOUCURA! EU NUNCA HAVIA ME DADO CONTA DO MONTE DE BOBAGENS QUE FALAMOS QUANDO, NA VERDADE, SÓ DEVERIAMOS FICAR QUIETOS.
E AS CRIANÇAS? TAMBÉM SE MEDE A FORÇA DELAS QUANDO ESTÃO DOENTES?
TUDO BEM SE QUEREM TENTAR ME ENGRANDECER COM FRASES TOLAS, PODEM FICAR A VONTADE.
MAS SABE COMO ME VEJO?
COMO UMA CRIANÇA ASSUSTADA; NÃO SEI BEM O QUE É OU COMO FAZER PRA SAIR DESSA, APENAS ESPERO QUE ALGUÉM ME JOGUE A "TÁBUA" E A MINHA DECISÃO SERÁ USÁ-LA ATÉ CHEGAR À UM LUGAR SEGURO, DÁ PRA ENTENDER?
SOMOS SERES HUMANOS QUE TÊM MEDOS E INSEGURANÇAS, NÃO SOMOS SUPER-HERÓIS SÓ PORQUE QUEREM NOS ENTITULAR ASSIM. E QUER SABER?

AS PESSOAS NOS ENTITULAM CORAJOSOS PRA AMENIZAR UM POUCO A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA DIANTE DE NOSSA SITUAÇÃO. NÃO PODEM FAZER NADA E TENTAM MASCARAR O MEDO QUE A SITUAÇÃO CAUSA.
HEI! SOMOS SERES HUMANOS... E TUDO QUE NOS FAZ DIFERENTES DOS DEMAIS É QUE NOSSA VIDA SE TORNA UMA ESPERANÇA DIÁRIA. ENQUANTO QUE PARA OS DEMAIS É QUASE QUE UMA CERTEZA, OU PELO MENOS, TENTAM ACREDITAR NISSO."


________________________________________


"SÁBADO. 02.07.05 
MEU SEGUNDO DIA EM CASA; JÁ CEDO A DÓRCAS ME CHAMOU SEGURANDO UMA BANDEJA TODA ENFEITADA COM CAFÉ DA MANHÃ. FRUTAS, GELÉIA, CREAM CHEESE, MARGARINA, TORRADAS, PÃO INTEGRAL, LEITE, CAFÉ, ACHOCOLATADO E SUCO DE UVA, E AINDA UMA FLOR ENFEITANDO  O CANTO DA BANDEJA. ACHEI TUDO LINDO MAS ERA MUITO MAIS DO QUE AGUENTAVA COMER, COM CERTEZA... RISOS.
AS CRIANÇAS ME RODEAVAM ENQUANTO ELA OLHAVA A LISTA DOS REMÉDIOS QUE EU TERIA QUE TOMAR.
A LÊ E O GABI ENFEITAVAM MINHA VIDA, ELES ERAM MEUS PRINCIPAIS REMÉDIOS. POUCO DEPOIS DO ALMOÇO A TIA MIRIAM ME LIGOU, CONVERSAMOS CERCA DE 40 MINUTOS QUANDO ENGASGUEI, FIQUEI COM VONTADE DE TOSSIR, MAS A VONTADE JÁ FAZIA SOFRER MEUS OSSOS. COMECEI A PERDER O FÔLEGO QUANDO A TIA SUZEL ENTROU NO QUARTO, ME TIROU O TELEFONE E ME ACUDIU. ELA SE DESESPEROU E DE REPENTE TODOS ESTAVAM NO QUARTO. A TIA ME SENTOU E ENCOSTOU MINHA COLUNA EM SEU CORPO, SEGURANDO COM FORÇA PARA MANTÊ-LO RETO E ME MANDOU TOSSIR.
TOSSI COM MEDO E SEM FORÇA E A DOR PERCORRIA MEUS OSSOS, CHORAVA DIZENDO QUE MINHA COLUNA ESTAVA QUEBRANDO. O SILAS ESTAVA À MINHA FRENTE E QUANDO EU DISSE ISSO ELE COMEÇOU A CHORAR. TOSSI NOVAMENTE, UM POUCO MAIS FORTE E A DOR CONTINUOU.
A TIA MANDOU QUE EU TOSSISSE UMA UNICA VEZ MAIS E O MAIS FORTE QUE CONSEGUISSE, FIQUEI COM MEDO E CHORANDO FIZ O QUE ELA DISSE. ME SEGUROU AINDA MAIS UM TEMPO E QUANDO ESTAVA ALIVIADA DA TOSSE TORNOU A ME DEITAR.
A DOR "EXTRA" POR CAUSA DO SUSTO SÓ PAROU NO DIA SEGUINTE.
MAIS A NOITE, O PESSOAL DA ÍGREJA FEZ UMA CANTATA PRA MIM. CANTARAM 3 MÚSICAS NA JANELA DO QUARTO SE REVESANDO PRA QUE EU VISSE A TODOS E ADIVINHA....?  _ MAIS CHORO!
FIQUEI MUITO FELIZ E EMOCIONADA, A DÓRCAS SEGURAVA MINHA MÃO ENQUANTO O CHORO QUE MOLHAVA A MÁSCARA SE INTERCALAVA COM OS ESPASMOS. ESTAVA DEITADA NESSE MOMENTO MAS A DOR ESTAVA SEMPRE PRESENTE.


NO DOMINGO QUIS ANDAR NO QUINTAL, ERA UMA MANOBRA DAQUELAS!!!
PRIMEIRO ME SENTAR, ME PUXAR PRA BEIRADA DA CAMA APOIANDO MINHA COLUNA COM OS BRAÇOS NA CAMA PRA QUE EU NÃO DESABASSE, DEPOIS TIRAR UMA DAS MÃOS DA CAMA E COLOCÁ-LA NO ANDADOR, JOGAR O APOIO DAS COSTAS NA MÃO QUE SEGURAVA O ANDADOR, DEPOIS COLOCAR A OUTRA MÃO COM RAPIDEZ NO ANDADOR. EM SEGUIDA RESPIRAR MUITO, JOGAR AS COSTAS PRA FRENTE E COM OS BRAÇOS ME LEVANTAR DEVAGAR USANDO MAIS A FORÇA DOS BRAÇOS DO QUE DAS PERNAS.
FORAM MUITOS OS DIAS EM QUE ME LEVANTEI ASSIM, PROCURAVA ESTAR SEMPRE SOZINHA PRA QUE NÃO VISSEM ESSA CENA TÃO PATÉTICA.
MAS SEJA COMO FOR; ANDEI E FICO FELIZ POR ISSO.


SEGUNDA, 04 DE JULHO: NONA APLICAÇÃO DE RÁDIO.
ANDEI NO QUINTAL E CONSEGUI DAR MEUS PRIMEIROS PASSOS SEM SEGURAR O ANDADOR. FOI O MÁXIMO!!!!

QUARTA, 06 DE JULHO: DECIMA PRIMEIRA APLICAÇÃO DE RÁDIO E NOVA APLICAÇÃO DE ZOMETA.
ME DISSERAM QUE NA DECIMA APLICAÇÃO DE RÁDIO AS DORES DIMINUIRIAM CONSIDERAVELMENTE.... AINDA NADA!


10 DE JULHO
HOJE COMEÇO A TOMAR O TALIDOMIDA. MINHA VIDA TOMA UM NOVO RUMO.
SONHOS ADIADOS, TALVEZ ANULADOS.
AINDA HOJE TENTO ENTENDER...
OS MEUS SONHOS ERAM SIMPLES; MARIDO, FILHOS, CASA, TOMAR CAFÉ JUNTOS, AJUDAR AS CRIANÇAS COM O DEVER DE CASA, NAMORAR COM O HOMEM DA MINHA VIDA...
O QUE FOI QUE DEU ERRADO?
NÃO PEDI RIQUEZA, STATUS, PODER, INFLUÊNCIA... SÓ QUERIA UMA FAMILIA MELHOR DO QUE A QUE TIVE.
A VIDA ME BARROU E ENQUANTO TODOS CAMINHAM, EU OS VEJO SEGUINDO PARADA AQUI ATRÁS.
HÁ DIAS EU NÃO TINHA DÚVIDAS DE QUE QUERIA VIVER, O MUNDO PARECIA ATRAENTE, ENTÃO COMECEI A ANALISAR...


ESTOU IRRITADA. ÀS VEZES FICO TÃO IRRITADA COM AS PESSOAS QUE CHEGA A COÇAR O NARIZ E ARDER OS OLHOS, SERÁ QUE ISSO EXISTE, OU É SÓ COMIGO?


PUXA! AINDA É 10 DE JULHO, OS DIAS SE ARRASTAM E SÓ O QUE FAÇO É CONTINUAR DEITADA E ESCREVENDO.
TENTO NÃO DAR TRABALHO, ME ESFORÇO PRA FAZER O MÁXIMO SOZINHA, MAS ÀS VEZES, O MÁXIMO É ESCOVAR MEUS DENTES; NA CAMA."


______________________________



Como vêem no final do relato ou capítulo, eu tinha certa instabilidade emocional. Eu nunca quis morrer até o dia em que o médico me disse que não poderia mais ter filhos, naquele dia  ele  me disse em tom sarcástico que eu ainda poderia adotar meia dúzia, foi extremamente  indelicado, acabou por me deixar ainda mais derrubada. Voltando pra casa naquele dia eu me tranquei no banheiro e me olhando no espelho via a imagem de uma mulher destruída, estava sem cabelo, inchada, vermelha pelos medicamentos, estéril... O que sobrava pra mim, então? 
Meus sonhos haviam sido aniquilados, olhando minha imagem naquele espelho e chorando pedi à Deus que me levasse pois não queria mais viver. 
Esse foi o único dia de minha vida que pedi a morte, nunca antes e nem após fiz tal pedido e não pretendo fazê-lo mais. 
Eu normalmente estava bem, recebia bem as pessoas mas tive os dias em que não queria ver ninguém, não queria ser vista, queria silêncio, queria solidão. 
Pra quem está passando por isso, não tem que se sentir menos porque meus relatos mostram uma mulher forte e batalhadora, fraquejar também faz parte e fez parte da minha luta também. Só não pode se entregar, jamais.
Eu não aceitei o que aquele médico me disse, naquele momento escolhi lutar pela minha vida e vencendo, sim, iria  parar pra ver o que havia me restado pra reconstruir minha vida. 
Após o transplante de medula eu fiquei estéril, entrei na menopausa, com exames nas mãos o médico novamente pareceu sentir certo prazer por me dar a notícia, como que mostrando estar certo mas, desta vez eu não estava tão frágil como na primeira. 
Não aceitei, levei aquele resultado à minha igreja no dia seguinte e na mesma noite Deus mudou a situação. 
Naquela semana fui atrás de um médico amigo meu e pedi que refizesse aqueles mesmos exames e assim que os peguei levei à igreja. 
O pastor Sandro que trabalha na área da saúde aceitou olhar os exames que eu mesma já tinha aberto e olhado e, junto com a missionária Janete me ajudou a testemunhar daquele milagre. 
Eu não sou estéril, talvez nunca tenha filhos e já nem é meu sonho mas sei de uma coisa, o médico estava errado de novo e não é porque ele não é inteligente, pois é dos mais inteligentes, mas é porque não crê no poder do meu Deus que formou a mim e também a ele do pó da terra, portando é dono de ambos e tem maior poder que qualquer um em todo o universo. 
Não desacredite que você pode todas as coisa, creia que pode mas somente em Cristo, porque somente Ele pode nos fazer vencedores e nos fortalecer. 
Creia no seu milagre, creia sempre. Eu creio no meu. 

Dag Veloso





6 comentários:

  1. choro cada vez que leio seu blog. Te amo Dag

    ResponderExcluir
  2. também te amo Keilah, sinto muito a sua falta aqui.

    ResponderExcluir
  3. Keilah, sua mãe me foi de grande ajuda no dia em que descrevi aquela tosse, ela em meio ao susto agiu com tanta sabedoria, nem sei o que faria se ela não estivesse lá, porque todos ficaram tão assustados com a situação. Talvez se ela não estivesse Deus tivesse usado a Dórcas que costumava ser muito sábia também. Houve um dia que ela me conduzia ao carro pra me levar aos hospital e que antes de chegar à porta tive uma crise de dor, alguém tentou me segurar pela cintura na hora do nervosismo e eu gritei pra não colocar a mão em mim e ela que segurava meus braços de frente pra mim, falava em tom delicado pra eu respirar de vagar e não ficar nervosa, a dor foi diminuindo e creio que foi bastante pela maneira como ela conduziu aquela situação, porque chorar me causava dor imensa, se não tivesse me controlado a coisa ia longe.... Tive sorte de ter pessoas usadas por Deus pra me ajudar, muita sorte de benção mesmo.... Beijos para os meus queridos que cuidaram de mim. Amo vocês.

    ResponderExcluir
  4. Odeio ser chamada de Exemplo, lutadora e por ai vai...Outra passei tb, por coisas com médicos, se fosse hj, eu pularia no pescoço desse ai.Fazendo-o comer tdos os exames.Pronto , falei.rsrsr.Hj sei que bom médico é diferente de bom profissional, o dificil é achar o dois nuam mesma pessoa.Greize BH_MG

    ResponderExcluir
  5. Muitas coisas estão por acontecer na minha vida. Coisas surpreendentes que ninguém sabe, ninguém viu, Deus fará por mim.

    ResponderExcluir
  6. Greize eu não posso dizer que odeie que me chamem de exemplo, lutadora e essas coisas que todos dizem, porque até gosto....rs. Dependendo da situação e da pessoa é bem vindo mas o que não gosto é de ser tratada com diferença e aí pra amenizar isso as pessoas usam desses adjetivos para não dar muito na cara que estão é com certo preconceito. Mas nem todos são assim, tem pessoas que realmente só querem nos colocar pra cima e isso também é legal, isso é bondade.
    Com o tempo a gente vai aprendendo a distinguir quem fala a verdade e quem fala por falar....

    ResponderExcluir