sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pérolas do Amaral

Depois de um tempo recebendo negativas da vida é difícil crer em algo. Me forço e esforço-me a ter esperança, repetindo à mim mesma que coisas incríveis, surpreendentes e boas me acontecerão.
Aqui no meio das pessoas do hospital me sinto deslocada e ao mesmo tempo ambientada, conheço tudo e conheço nada, cada situação é nova e velha, tendo seu lado ruim e nos ensinando algo bom. Isso tudo é incrível de se notar.
Já tem um ano que estou em tratamento novamente e ao escrever no bloco de notas percebo minha letra bonita e firme, há um ano eu tremia por me faltar forças até para segurar a caneta, escapava-me das mãos e minha assinatura saia irregular e feia.
A vida é assim, contém momentos extremos e alternados, pode se estar mau hoje e bem amanhã mas a esperança nunca pode morrer. Lute para isso não acontecer.
Penso com orgulho até, que há valentia nos meus órgãos, eles lutam bravamente para continuar funcionando.
Há pouco mais de dois anos fui diagnosticada com uma arritmia cardíaca, passando a tomar remédio para tratar disso. Tomei-o por alguns meses mas hoje estou livre deles, pelo menos destes. Também meus rins...
Ah abençoados rins!!! Foram heróicos desde o início. O mieloma costuma acabar com os rins de suas vitimas e "acabou", temporariamente. Hoje estão aqui em pleno funcionamento como se nada tivessem sofrido. 
Não há outra explicação para as forças que se reúnem no meu ser senão DEUS.
Nenhum remédio, nenhum tratamento, nada, absolutamente nada é capaz de fazer a vez de Deus e não é Deus complemento do tratamento e nem o tratamento complemento de Deus pois tudo é Ele.
A maneira como as coisas acontecem está sob o controle de Deus, tratamento, remédio, médicos, tudo está sob domínio dEle. 
Entre rabiscos e pensamentos encontro palavras perdidas esperando que eu as reúna e dê sentido a novas histórias, meus pensamentos vão e vêm tão rapidamente que necessito anotar palavras chaves.
Agora mesmo ao passar pela pré consulta reencontrei a mulher do lenço azul, já não com lenço azul mas, sim, um colorido. 
Quando eu a interpelei ela me disse que estava alegre e por isso as cores, pois hoje é seu ultimo dia de tratamento, já pode seguir sua vida normalmente. 
Me alegrei consideravelmente por ela, uma vencedora, conseguiu chegar onde queria, alcançou seu objetivo: VIVER. 
Agora ela vai e deixa para trás o pranto e o cansaço, dando lugar a felicidade. Se ela observou tudo com atenção, com toda certeza, aprendeu a ser feliz. 
Lembra?
Pega tudo o que tem e com um sorriso, agradece. 
A gratidão anda junto com a felicidade, uma é conseqüência da outra, não dá para separar. 
Por isso que de vez enquando digo a grande loucura de que sou grata ao mieloma (de certa forma ele), porque foi a maneira que Deus usou para que eu me tornasse alguém melhor. 
O que antes era vazio agora cheio está. Novas experiências e ricos aprendizados vieram através dele. 
O tratar de Deus me mostra o quanto sou abençoada. Creio que ninguém me inveje por isso mas ouso dizer que o que sou me dá orgulho e assim sou pelo que vivi. 
São esses momentos que percebo que em tudo há propósito e que vale a pena cada momento de nossas vidas. 
NADA É EM VÃO. NUNCA MESMO.
_____________________________________




Estava debruçada no encosto da cadeira à sua frente, uma senhora, e o seu filho lhe massageava sua costa, um momento de intimidade pura, cuidadosamente ele puxava a blusa para que não subisse e então pousou sua mão num contato de amor, respeito e cumplicidade. 
Causou-me um sentimento de tristeza, não por ela, por mim.
O rapaz agora acaricia-lhe a cabeça. 
Ainda a contemplá-los percebo que alguns dos meus sonhos se foram para nunca mais voltar. Eu já não me sinto em tempo de ser mãe e não desejo isso mas me faz falta a cumplicidade de um filho. Com minha idade eu poderia ter um filho em plena adolescência, passando por suas questões intimas de transição e me dando razão para continuar. Isso nunca vou saber, nunca vou sentir e vivenciar, só vou observar, admirar e sentir falta desta experiência. 
Seja grata por isso você que é mãe e perceba cada momento, pois todos são importantes mesmo os que são breves e comuns. 
SEJAM GRATOS, SEJAMOS TODOS GRATOS. 


Dag Veloso

 

Valorize seus momentos, porque costumamos perceber o valor deles quando não os temos mais. 

3 comentários:

  1. QUERIDA DAG, UMA VEZ O VOVO ME CONSOLOU COM UM VERSICULO BIBLICO AUE DIZ: MAIS SAO OS FILHOS DA SOLITARIA DO QUE DA CASADA. LEMBRE_SE DE QUE PARA O SENHOR NADA E IMPOSSIVEL. MESMO SARA, ESPOSA DE ABRAAO GEROU UM FILHO QUANDO NAO HAVIA MAIS NENHUMA POSSIBILIDADE. CERTAMENTE HA MUITOS FILHOS QUE DEUS PODE DAR A ABRAAO, LEMBRA_SE DE QUE O SENHOR JESUS DISSE QUE "DESTAS PEDRAS DEUS PODE SUSCITAR FILHOS A ABRAAO. ISSO PODE SER, PARA MUITOS LINGUAGEM METAFORICA, MAS NAO PARA O SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Tem toda razão! Na verdade tenho mesmo muitos filhos, porque tenho sido procurada pra uma palavra amiga, não tanto quanto gostaria, até, mas sou procurada e gosto disso. Me faz bem interceder pelas pessoas, me faz sentir útil e responsável por alguém.
    Não se preocupa prima que estou bem, às vezes sinto a falta de um filho mas não quero um, porque sinto falta de um filho que já estivesse em minha vida, que já me fosse companhia e não começar com um bebê, coisas que nem tenho mais paciência...ra, é meio difícil explicar, só acho lindo ver pais e filhos conversando e tendo momentos de intimidade que eles mesmo não notam.
    Gosto de observar as pessoas e algumas coisas que vejo fico imaginando como seria se fosse comigo, provavelmente não iria dar valor também, porque a correria da vida e preocupações nos tira a atenção do que realmente importa.
    Mas fico imensamente feliz de saber que leu minha história, estou escrevendo uma outra que me aconteceu na quinta também, só que não anotei no dia e agora fico tentando lembrar de tudo pra não deixar de colocar nada aqui.....rsrs.
    Linda, espero que quando você vier pro Brasil a gente possa se ver também, estou querendo ir pra casa da Márcia, daí a gente se combina de encontrar.
    Beijos de montão!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pra ser feliz tem que ser grata, sou grata à Deus pela minha vida em qualquer circunstância, com ou sem filhos, com ou sem saúde. Hoje acordei mais uma vez e pedi que Jesus fosse minha saúde e se acordar amanhã farei novamente isso.
    Pra ser feliz tem que agradecer, quem não agradece é infeliz por si só, pessoa frustrada e que não merece viver...
    Sejam gratos daí serão felizes...
    Aprendi isso com muito custo, muita dor e muita cabeçada.

    ResponderExcluir