segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aprendendo a viver

Estava pensando porque os relacionamentos são tão difíceis, marido e mulher, pais e filhos, irmãos, parentes, amigos, enfim é sempre tudo muito complicado. 
Hoje num desentendimento com uma das pessoas mais importantes de minha vida percebi no quanto existe falta de diálogo entre as pessoas, não importa o grau de proximidade não se pode exigir que ajam conforme nossas necessidades se nem, ao menos, conseguimos expressar o que queremos. 
Desencontro de idéias, de vontades, de opiniões, tudo isso pode ser evitado ou respeitado se houver honestidade, tem que dizer exatamente o que espera da outra pessoa, mesmo que ela não possa corresponder, vai conseguir entender e respeitar o que você é e quer. 
Na realidade percebo o quanto sou fechada, estou sempre conversando com todos mas algumas coisas não partilho com ninguém, ainda não sei até que ponto isso pode ser bom. Me lembro que passei por uma fase da minha vida que me sentia tão desesperada que contava tudo pra todos os que me cercavam, era como se eu pedisse socorro mesmo, como se esperasse que alguém pudesse me dar uma resposta que eu mesma não tinha. Isso não tem muito tempo, não. Na pior fase da minha vida sentimental eu esperava que as pessoas pudessem me dizer o que fazer mas ouvi muitos palpites tolos, alguns segui outros descartei de imediato, graças à Deus!
É bastante complicado viver um relacionamento, seja ele qual for, você tem que abrir mão de muitas coisas, algumas vontades próprias, tem que saber impor limites sem magoar e não ultrapassar limites alheios mas no final é sempre recompensador. Às vezes me sinto de outro mundo, porque me isolo, tenho uma necessidade muito grande de estar só, de ter meu espaço, de ficar quieta e não falar nada. 
Também a precipitação é terrível em relacionamentos, isso estou tentando aprender na prática, na teoria tudo é sempre fácil, praticar é que é difícil e o essencial. Eu sempre fui muito precipitada e intolerante, mas não quero que ajam assim comigo....rs. Normal, né? Não sou diferente da maioria das pessoas, não quero que façam pra mim o que tenho feito para os outros porque, diga-se de passagem, aquela história de "faça para os outros o que quer que façam pra você" é pura teoria, difícil quem faz, embora imagino que exitam pessoas assim e essas devem quebrar a cara encontrando pelo caminho um monte que não faz.
Mas sabe? Eu sei que chego lá! Eu aposto em mim mesma, tenho sido uma aluna boa da matéria Vida, pelo menos essa matéria tem sido minha preferida, difícil de ser estudada e interessantíssima também.....rs. 
O que sei é que a vida não é egoísta, não é só pra um, viver não é se isolar completamente e nem se fechar para o mundo, vida é um conjunto de dádivas, viver é um conjunto de situações que passamos dia após dia, se você se isola só existe. 
Me machucando ou não ainda gosto muito de viver. 
Dag Veloso



Nenhum comentário:

Postar um comentário