sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bem-vindo à Holanda

Eu estava tentando dormir e não conseguia - dor de cabeça -  então peguei o livro pra continuar lendo e agora estou aqui escrevendo o que sinto. Tudo que sei fazer é escrever meus sentimentos e me faz tão bem partilhar com você.


"Frequentemente, sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência - uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la. Seria como... Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a Itália! você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:
_Bem-vindo à Holanda!
_Holanda!?! - Diz você. _O que quer dizer com Holanda!?! Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!
Mas houve uma mudança de plano de voo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes. É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após uns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandts e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá:
_Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!
E a dor que isso causa nunca, nunca, irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda."                                                                                        Emily Perl Knisley, 1987 

Texto extraído do livro: "Frases, dicas e histórias maravilhosas 10" de Orlando Nussi.

Estava lendo esse livro e me deparei com essa história.
Além de outras tão lindas quanto, essa me tocou em particular.
Já me senti muitas vezes na Holanda. Em várias situações me senti como que enganada pela vida, estando onde não desejava, onde nem pensava estar um dia.
Mas nem sempre estive em lugares tão lindos quanto a Holanda, muitas das vezes minha aterrissagem fora em lugar totalmente destruído por guerras e pestes.
Hoje posso dizer que cheguei à Holanda, provavelmente não irei à Itália, já não é meu sonho.
Depois que você passa pela desolação de um "país" destruído consegue ver beleza em qualquer outro "país".
Também já estive com as malas prontas pra uma viagem e o voo nem levantou.
Hoje traço novas rotas, embora não saiba ainda onde irei desembarcar, consigo crer que será um lugar perfumado como a Holanda, isso já me basta.

Dag Veloso

Um comentário:

  1. Oi Dag

    Vc sabe que não sou muito de navegar em blog, mas agora estava vendo o seu e fiquei feliz que tenha colocado esse texto lindo. Saiba que ele mexeu muito comigo, principalmente quando a Melissa nasceu.

    Ah!!! VC deve estar recebendo outro livro que mandei pra vc. Espero que goste.

    Um beijo e seja bem vinda a Holanda

    Orlando Nussi

    ResponderExcluir