sábado, 24 de março de 2012

Coisas que contam histórias

Existem algumas coisas que nos contam histórias, alguns perfumes, algumas marcas de objetos, discos de vinil, fitas k7, algumas músicas - noooossa, as músicas! - são tantas que contam histórias, amo músicas! 
Hoje estava guardando algumas coisas e de papel em papel fui relendo algumas cartinhas que me acompanham há anos, algumas pessoas que já se foram e deixam muita saudade, algumas pessoas que nem sei por onde andam. . . 
Ops! Agora mesmo estou ouvindo uma música que marcou muito minha vida, Amor Perfeito. A versão que conheço é uma mulher quem canta mas não lembro quem é. Costumo cantá-la sozinha, é tão linda, sempre choro. Me reporta à épocas que nem sei bem se gosto de relembrar mas a música em si me traz felicidade, uma satisfação diferente, não sei bem como explicar. 
Mas voltando aos papéis, peguei uma pequena pintura à guache de um primo, ele fez uma casinha pra mim, era bem pequeno quando desenhou aquilo, no desenho ainda se pode ver o nominho dele; Enéas. Fiquei comovida em ver a inocência daquele desenho e já comecei a pensar na beleza que existe na vida de cada pessoa existente. 
Somos todos tão complexos, únicos e especiais e tudo é tão lindo de ser contemplado. 
Tem um pequeno texto que sei desde sempre, não sei se li em algum lugar ou se alguém me ensinou quando eu era criança mas ele está encravado no meu coração e é tão real. Diz assim: 
A TERRA ESTÁ REPLETA DE CÉU 
E TODO ARBUSTO COMUM ARDE COM DEUS
MAS SÓ AQUELES QUE ENXERGAM TIRAM AS SANDÁLIAS
O RESTO SENTA AO REDOR E ARRANCA AS FLORES. 
Esse pequeno texto que nem sei de onde tirei diz tudo, a terra está cheia da glória de Deus, de tudo de bom que existe no céu, não há como não ver beleza nela mas nem todos enxergam, os que enxergam querem senti-la e os que não conseguem ver tamanha beleza destroem o que há de mais belo nela. 
Ser apaixonada pela vida tem dessas coisas: você vê beleza até onde os outros não vêem porque, na verdade, a beleza está sempre onde seu coração estiver, isso se em seu coração houver bondade. 
Eu amo tanto a vida. 
Obrigada pelo dom da vida, Senhor!  
Você disse à Deus hoje que você é grato por estar aqui? 
Simples assim. 
Já declarou seu amor pela vida? 
Sei que as circunstâncias nem sempre são favoráveis, que muitas vezes chora lágrimas de sangue, só seu travesseiro sabe quantas você derrama ao se deitar mas em tudo dai graças. Fazendo assim, mesmo sendo muito difícil e sei que é, logo a tempestade passa e você terá momentos de alegria. 
Chorando ou sorrindo você terá que passar pelo deserto em algum momento de sua vida; chorando, você pode perder o foco e demorar mais pra sair da situação; sorrindo, você consegue passar por tudo e no final ainda fica com a impressão de que passou rápido. 
O que aprendi hoje ao pegar aquele pequeno papelzinho pintado por uma criança que hoje é pai de família? 
Aprendi a não me desfazer de coisas que contam histórias. 
Algumas coisas a gente guarda e se tornam valiosas pelo que podem nos ensinar. 

Vamos rever valores, rever conceitos, mudar opiniões, fazer melhor . . . .  sempre melhor!!! 

Dag Veloso


sexta-feira, 23 de março de 2012

Que saudade de mim!!!

Algumas pessoas evitam falar da morte, tal qual evitam falar de certas doenças... (risos). 
As doenças não são certas em nossas vidas mas a morte é, não existe maneira de fugir dela. Ando pensando muito nisso, pensar nisso sem neuroses acaba nos fazendo viver melhor. 
Absurdo isso? rss
Pode ser! 
Mas talvez aceitar a morte seja o principio de uma vida abundante. 
Passamos a vida tentando não pensar nisso e só pensamos no assunto quando estamos com uma faca no pescoço, seja essa faca uma doença ou a própria velhice, então nos entregamos como que não tendo escolha. 
Talvez entender a morte seja parte de suma importância pra vivermos melhor. 
Digo isso porque sou péssima com esse negócio do adeus, odeio pensar que o mundo deixará de ter a mim por perto.... kkkkkkkkkk 
Estou rindo mas não é brincadeira, não!!! 
Eu estava pensando nisso hoje cedo, estava visualizando o mundo sem mim, pensando no grande vazio que haveria nele . . . . kkkkkkkkkk 
Ai gente! O duro é que estou falando a verdade. Eu fiquei com saudade de mim, dá pra crer?! 
E imagina se não dei risada depois!?!? kkkkkkkkkkk 
Ainda estou rindo . . . 
Eu nem ia escrever esse absurdo aqui mas achei que o clima anda meio pesado no meu facebook e mesmo aqui no blog, talvez eu dê uma relaxada se escrever alguma idiotice. 
Mas cá entre nós... eu sou muito boa em pensar bobagens, né? 
Agora já chega de sentir saudade de mim, ainda não morri . . . (risos) 


Dag Veloso

quinta-feira, 22 de março de 2012

Divagando

Dizem que não é bom ficar divagando muito... 
Sou um ser muito pensante, nem dormindo deixo de pensar e questiono muito tudo que vejo e que, especialmente, sinto. 
Dou muito valor pro que eu sinto, dizem que faço tudo que me dá na telha, eu não era assim antes, vivia indecisa entre o que sentia e o que diziam. 
Entendi com muito custo que não importa errar, desde que sejam seus próprios erros. Lógico que preferivelmente espero só acertar mas como não dá pra saber onde as nossas escolhas vão dar então que sejam realmente nossas escolhas e não as de outros. 
Durante muitos anos as pessoas tentaram me manipular, não só marido mas também amigos e alguns parentes mais próximos, tentavam me "ajudar" a viver minha vida. Que nada!!! Besteira pura!!! 
Quando a gente se estrepa, ninguém se acusa, ficam a te olhar como se você tivesse feito a caca sozinho. 
Por isso que hoje digo, pensa bem nas coisas que tem a fazer e resolva-as por si mesmo pois as consequências quem irá sofrer será só você, mais ninguém irá te ajudar com elas, vai por mim!! 
Sei disso porque houve tempos em que nunca ficava sozinha, tinha gente sempre comigo e esses mesmos nunca me davam espaço pra que eu estivesse com outras pessoas, hoje nem ligam pra saber como estou. 
Isso acabou no dia em que eu determinei que não aceitaria os mandos e desmandos destes, foi quando me descartaram como um papel velho. 
Estou triste por isso? 
Com certeza NÃO! 
Fique feliz quando você estiver sozinho pois não encontrará melhor amigo que você mesmo; nunquinha!!! 


Dag Veloso

Ao som do violino

Hoje num momento de nostalgia ao som do violino numa música que ouvia quando criança me senti numa viagem no tempo, atravessei idade, momentos, saudosismo, tristeza, alegria...
Atravessei tudo isso em cinco minutos de música.
Que maravilha é viver e tão mágico!
Meus olhos agora lacrimejam pela emoção de estar aqui diante da tecnologia nada romântica como era com uma simples carta mas que é tão eficaz em demonstrar nossos sentimentos à quem possa interessar...
Minha vida é como uma montanha russa, cheia de emoções, num momento gritos, em outro risadas, pedidos pra parar, hora em baixo e hora em cima mas no final saio pedindo bis pois a vida é tão apaixonante, não me canso de me apaixonar, toda manhã, seja com dor ou em êxtase sempre me apaixono por ela.
Não lido bem com o fim, não me importa se vou pelo mieloma ou por outro motivo, não quero deixar a vida sair de mim, seguro-a até que já não possa mais.
A vida é tão levinha, sensível, frágil, como uma brisa que toca em minha face, às vezes sinto-a tão presente, outras vezes nem a percebo mas ela está aqui, ainda está.
Eu amo tanto viver e só Deus que está em mim percebe o quanto me vale o presente que me deu e por isso me deu várias vezes durante a mesma vida.
Nem a dor, nem o medo, nem inseguranças, absolutamente nada consegue calar meu coração diante do que sinto pela vida.
Sou eterna até que Deus diga o contrário e não há nada e nem ninguém que possa me deter pois eu com Deus somos a maioria.


Dag Veloso

quarta-feira, 14 de março de 2012

Campanha Nacional para Cadastramento de Doadores de Medula Óssea no Brasil

Venha fazer parte da nossa campanha 
Nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/campanhanacional/
Nossa página: http://www.facebook.com/CampanhaNacional


Junte-se a nós, salve uma vida, doe Sangue e seja um doador de medula óssea. 
DOAR É SINÔNIMO DE AMAR...
SEMEIE SORRISOS, torne-se um doador voluntário de Medula Óssea. Salve Vidas. 


JUNTOS SEREMOS AINDA MAIS FORTES!


Para outros Estados os links abaixo onde constam os todos os endereços:
http://www.ameo.org.br/interna2.php?id=18  ou 
http://www.doemedula.com/hemocentros


Importante: Em 2012 passou-se a cobrar o cartão do SUS para o candidato a doador de medula (apresentação do cartão ou informar o número do mesmo). O cartão já era solicitado (regra antiga) quando o doador era chamado a doar medula. Em hospitais conveniados ao SUS o cartão é confeccionado rapidamente! Em alguns hemocentros (por ex. o Hemocentro de Ribeirão Preto em São Paulo), no momento o cadastro do doador, já se procede com a confecção do cartão do SUS. Nesses casos solicita-se do candidado o documento de identidade válido (com foto, expedido por órgão público e com data de expedição; exemplo o RG) Mas isto não é regra e deve-se verificar com o Hemocentro mais próximo a exigência do cartão ou do número do mesmo. 
NA PRÁTICA O CARTÃO DO SUS PODE SER SOLICITADO E RETIRADO EM QUALQUER HOSPITAL PÚBLICO OU PARTICULAR CONVENIADO AO SUS, PARA TANTO, REPETIMOS: BASTA LEVAR SEU RG PARA QUE SEJA ANOTADO NO CARTÃO A SER CONFECCIONADO AS SUAS INFORMAÇÕES, DATA DE EXPEDIÇÃO ETC. 


REDOME
Registro de Doadores de Medula Óssea, centraliza todas as informações (nome, endereço, telefones para contato e resultado de exames) de pessoas que se dispõem a doar a medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação. 
Ao se cadastrar converse com seus familiares sobre sua decisão. 
Procedimentos: 
Cadastro 

  • Você precisa ter entre 18 e 54 anos de idade e estar em bom estado de saúde. 
  • Colher um exame de sangue (10ml) para o teste de compatibilidade (HLA)
  • Não é necessário jejum
  • Fornecer sua identificação e endereço para serem colocados no banco de dados com o resultado de seu exame de HLA
  1. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada
  2. Se houver compatibilidade, outros testes sanguíneos serão necessários
  3. Se a compatibilidade for confirmada, você será convocado para decidir a doação
  4. Você será avaliado por um clínico e receberá mais informações
Associação da Medula Óssea
Doação 
Atenção: Maiores informações sobre DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA, solicito que todos visitem nossos parceiros, entrem nos links para conhecer melhor: 


http://www.atmo.org.br/
http://www.ameo.org.br/index.php
http://www.cancer.org.br/
http://www.ligadamedulaossea.com.br/


Amigos da medula: Doação de medula óssea não é como doação de sangue, cheio de "não pode"... Para desmistificar vejam as informações abaixo: 


Os critérios de EXCLUSÃO para cadastro dos candidatos à doação de medula no Brasil são somente:

  1. Portador do vírus HIV;
  2. História de câncer tratado com quimioterapia e/ou radioterapia, câncer tratado só com cirurgia, sem quimio e sem rádio podem se cadastrar para doação;
  3. Infecção pelo vírus da Hepatite C.
Obs.: Hepatite B e A NÃO SÃO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO!


Os critérios mencionados como (Sífilis, Doenças de Chagas, Hepatite B e C, HIV, e HTLV) são para DOADORES DE SANGUE. Os critérios para cadastro de doação de medula óssea são apenas os três mencionados acima. Informações fornecidas por Dra. Alessandra Vacarini e Dra. Erika Coelho. 
A vida só tem a ganhar com o seu gesto de solidariedade! Participem! Compartilhem em outras mídias e redes sociais! 
Um grande abraço e nossos sinceros agradecimentos aos que aqui compartilham de uma forma ou de outra, doando medula óssea ou doando amor ao próximo. Estamos ajudando a salvar a vida de nossos irmãos de sangue!!! 




segunda-feira, 12 de março de 2012

Transplante de Medula Óssea (TMO)



As informações a seguir foram retiradas do site Ameo www.ameo.org.br

O que é o transplante de medula óssea (TMO)?

A medula óssea é o local onde se produz o sangue. É conhecida, popularmente, como tutano do osso. É no interior dos ossos que encontramos as células mãe do sangue, ou melhor, as células que darão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. As células que dão origem ao sangue são chamadas de células progenitoras ou células tronco hematopoéticas.

O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células mãe do sangue sadias de um doador compatível.

O TMO é diferente da maioria dos transplantes. É uma terapia celular, o órgão transplantado não é sólido, como fígado, ou rim- são células que são levadas do doador ao receptor. Neste procedimento, o paciente (receptor) recebe o a medula óssea por meio de uma transfusão, ou seja, as células mãe ou progenitoras do sangue são colhidas do doador, colocadas em uma bolsa de "sangue" e transfundidas para o paciente. As células transfundidas circulam pelo sangue, se instalam no interior dos ossos, dentro da medula óssea do paciente. Depois de um período variável de tempo ocorre a "pega" da medula, quando as células do doador começam a se multiplicar, produzindo as células do sangue e enviando ao sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas normalmente.

O tratamento tem o objetivo de substituir a medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea de um doador sadio, com o objetivo de regenerar a medula do paciente.

Tipos de TMO ou transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH)

Existem três tipos de transplantes:

Autólogo: Neste tipo de transplante o paciente é seu próprio doador. Esse procedimento é indicado somente para algumas doenças. Após o paciente completar as sessões de quimioterapia, as células mãe da medula óssea são retiradas do próprio paciente, armazenadas e transfundidas após altas doses de quimioterapia (condicionamento) a fim de eliminar células doentes e reconstituir a medula óssea;

Singênico: é o transplante de medula óssea entre irmãos gêmeos idênticos; neste caso, o paciente certamente tem um doador compatível que possui características genéticas idênticas a ele;

Alogênico: as células-tronco ou células mãe do sangue são recebidas de outra pessoa; um doador selecionado por testes de compatibilidade (Compatibilidade HLA). Esse doador compatível pode ser um irmão, irmã, parentes próximos ou pode ser um doador voluntário não aparentado, cadastrado em bancos de medula óssea ou em bancos de cordão umbilical.

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

PASSO A PASSO

Como é o transplante para o paciente?

Como ajudar e ficar atento para pequenos sinais importantes?

Podemos considerar 5 etapas importantes para a realização do TMO.

-1º Etapa: Fase Pré-TMO:

Os serviços de transplante desenvolvem reuniões, incluindo médicos (oncologistas, hematologistas e pediatras), enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, para discussão dos casos que possuem indicação ao transplante.

Em um segundo momento, são realizadas reuniões com pacientes e familiares para esclarecer cada procedimento a ser realizado e apresentação da equipe. A família recebe orientações sobre como proceder nos períodos de permanência com o paciente e sobre a importância da colaboração deste no estímulo e auxílio nas atividades diárias.

Após receber os esclarecimentos necessários, o paciente ou responsável legal assina o termo de Consentimento Informado.

Após esse processo, a data do transplante será agendada. Para iniciar o tratamento, o paciente necessitará de um cateter venoso. Este será instalado em centro cirúrgico e será implantado por médico (a). O cateter é um acesso em uma veia de maior calibre de longa duração, através do qual o paciente receberá quimioterapia, transfusões, antibióticos, medicamentos, e principalmente, será pelo cateter que será feita a transfusão de células mãe da medula óssea do doador (transplante).Cateter venoso instalado

Condicionamento

É a fase que o paciente preparará o seu corpo para receber as células sadias da medula óssea (transplante). Isso é feito com altas doses de quimioterapia e em alguns casos também radioterapia e tem a finalidade de destruir todas as células imunes para que o paciente possa receber a nova medula óssea.

Durante o período de quimioterapia e radioterapia, o paciente poderá ou não apresentar alguns efeitos colaterais. Vamos citar os mais comuns e algumas orientações que poderão ajudar a evitá-los ou amenizá-los.

NÁUSEAS, VÔMITOS E PERDA DE APETITE

· Priorizar alimentos pouco temperados e se alimentar de 3 em 3 horas;

· Comunicar sempre náuseas e vômitos para que possa ser medicado, evitando ficar sem se alimentar;

· Mesmo sem apetite ou sem sentir o sabor dos alimentos é importante que você se esforce e mantenha uma boa alimentação, pois seu organismo necessitará de forças para a recuperação. Este efeito é muito comum e temporário.

MUCOSITE

São feridas que podem ocorrer em todo trato gastrintestinal, desde a boca até o ânus. Aqui vão alguns cuidados para ajudar a evitar a ocorrência de mucosite na boca e garganta que são os locais mais frequentes:

· Escovar os dentes delicadamente ao se levantar, ao se deitar e após a ingestão de qualquer alimento;

· Realizar os bochechos e gargarejos rigorosamente nos horários em com as soluções fornecidas pelo hospital;

· Manter a boca hidratada, ou seja, beba no mínimo 2 litros de água por dia.

DIARRÉIA

Diarréia pode ser considerada quando ocorrem episódios de fezes líquidas ou aumento de frequência das evacuações durante o dia.

· Comunicar a enfermagem a ocorrência de diarréia e qualquer alteração observada nas fezes como sangue ou muco;



· Utilizar comadre em caso de fezes líquidas para que possam ser avaliadas pela enfermagem;

· Após cada evacuação, não usar papel higiênico, realizar sua higiene no chuveiro ou utilizar compressa macia umedecida (não reutilizar). Isto tem a finalidade de impedir que fique resíduo de fezes na região do ânus (o que poderia causar infecção), evitar assadura e evitar ferir a pele e mucosa já tão sensíveis pela ação da quimioterapia ou radioterapia.

OBSTIPAÇÃO INTESTINAL (Mau funcionamento do intestino)

Comunicar diariamente o número de vezes que evacuar e a consistência das fezes, para o acompanhamento do seu hábito intestinal e para que sejam tomadas medidas preventivas para obstipação.

É importante evitar esta ocorrência, pois fezes endurecidas podem provocar feridas no ânus, podendo levar a sangramento e infecção, além de tornarem a evacuação bastante dolorosa.

Evitar ficar deitado por muito tempo. Procure beber bastante líquidos e andar pelo quarto, pois isso ajuda seu intestino a funcionar melhor.

ALOPÉCIA (Perda dos cabelos)

A perda de cabelos pode ocorrer no corpo inteiro ou ficar restrita a uma área. É um problema estético que não pode ser evitado, mas não deve ser supervalorizado, pois é temporário e em geral não representa nenhum risco real para o paciente.

Certamente seu cabelo cairá durante o transplante, pois é um efeito colateral do tratamento. A queda de cabelo poderá causar muito desconforto, além de ter um risco de propiciar infecção devido aos fios que entram em contato com o cateter, portanto, é necessário que você raspe o cabelo e corte suas unhas antes e iniciar o tratamento.

-2º Etapa: Dia Do Transplante: Infusão da Medula Óssea (D Zero)

Depois de se submeter ao condicionamento, o paciente recebe a medula sadia (infusão no Dia "zero", D zero) como se fosse uma transfusão de sangue através do cateter. As células progenitoras do sangue transfundidas são levadas pela corrente sanguínea e se dirigem até a medula óssea, aonde vão se instalar e começar lentamente o processo de recuperação ou "pega" medular.

A bolsa em que a medula é transportada conterá além da medula um líquido conservante que poderá causar alguns sintomas, como náuseas, vômitos, sensação de calor, desconforto na garganta, tosse seca, formigamento entre outro. Poderá haver alteração de sua pressão arterial e batimentos cardíacos, por isso será necessário que o paciente permaneça monitorado.

É um procedimento rápido, em média 2h de duração, após isto o paciente estará apto a retomar suas atividades do dia. Se as células transplantadas forem de cordão umbilical, o procedimento é realizado em 20 minutos. Algum familiar pode estar presente no momento do transplante.

Mirna Ayumi, 14 anos, paciente recebendo a medula óssea de um doador brasileiro cadastrado no REDOME.

Devido à fragilidade do paciente após o TMO, este deve ser mantido internado no hospital para receber os cuidados necessários.

Alguns cuidados especiais são realizados neste período:

Controle dos sinais vitais: Os controles de temperatura, pulsos, respiração e pressão arterial também serão verificados frequentemente, inclusive durante a noite.

Controle de líquidos recebidos e eliminados. O paciente deverá anotar todo líquido que beber e reservar a urina que eliminar em um recipiente. Esse procedimento ajuda a equipe avaliar a função renal.

Controle de peso: Importante para avaliar diariamente as condições nutricionais evitando a desidratação e a desnutrição do paciente.

ATENÇÃO: A colaboração do paciente é muito importante, pois condutas médicas serão tomadas com base nessas informações.

3º Etapa: Período Pós-Transplante

Essa fase conhecida como aplasia medular caracterizada pela queda do número de todas as células do sangue (leucócitos, plaquetas e hemácias).

A quimioterapia provoca a queda da produção de todas as células do sangue, não somente das células doentes. O baixo número de glóbulos brancos, principalmente os neutrófilos, predispõe às infecções bacterianas, fúngicas, virais e protozoários. Neste período o paciente fica sem capacidade de se defender das infecções, recebendo inúmeros antibióticos. É muito comum o paciente apresentar diversos episódios de febre, tremores e calafrios. Nos picos de febre, são colhidas amostras de sangue para identificar o agente que está causando a infecção. Esse procedimento serve para combater a infecção com antibiótico/antiviral ou antifúngico específico.

Durante o período em que as células transplantadas ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente, o paciente recebe tratamento de suporte através de transfusões de glóbulos vermelhos e plaquetas, recebe medicamentos que estimulam a produção dos glóbulos brancos, importantes para defesa contra as infecções.

Esta fase é bastante crítica, pois o paciente estará sujeito a infecções e sangramentos, por isso os cuidados a seguir são extremamente importantes:

Cuidados para evitar infecções:

· Reforçar os cuidados com a Higiene

· Usar máscara quando for necessário sair da unidade de transplante (TMO);

· Limitar o número e a freqüência das visitas;

· Evitar contato direto com outras pessoas (beijos, abraços, proximidade ao falar, incluindo do acompanhante);

· Usar roupas e toalhas limpas;

· Lavar sempre as mãos: após ir ao banheiro, antes das refeições;

· Manter-se ativo, evitando ficar deitado por muito tempo, assim estará prevenindo a infecção pulmonar

· Não se coçar, não espremer espinhas

Cuidados para evitar sangramentos:

· Ter cuidado ao se movimentar para evitar quedas e ferimentos;

· Não se barbear ou depilar;

· Não retirar cutículas e não cortar unhas rentes;

· Manter-se ocupado com atividades seguras (leitura, crochê, jogos);

· Cuidados ao escovar os dentes e não utilizar fio dental;

· Não retirar peles soltas ou crostas de feridas;

· Comunicar caso ocorra menstruação, outras sangramentos ou hematomas;

· Comunicar a enfermeira qualquer alteração observada (secreções, dores, feridas, cansaço, tonturas, tremores e calafrios).

4º Etapa: "Pega Medular" ou recuperação da medula óssea e prevenção da rejeição

Denomina-se de "pega" medular, o momento após a transfusão das células da medula quando esta já consegue produzir cada célula do sangue em quantidades suficientes.

O paciente pode acompanhar e perguntar ao médico sobre como sua medula está trabalhando!

A pega medular acontece quando:

· A contagem plaquetária (número de plaquetas) alcança 20.000/mm3, sem necessidade de transfusão por dois dias seguidos,

· E quando os glóbulos brancos ficam acima de 500/mm3, também por igual período.

· É importante saber que este tempo de recuperação é variável, ou seja, não é igual para todos os pacientes! Dependendo do tipo de transplante e da fonte de célula, o prazo para recuperação se modifica. Existem também medulas mais preguiçosas e outras mais precoces! O paciente deve ter paciência e fazer sua parte!

Após a recuperação ou "pega" da medula, podem ser necessárias transfusões e uso de medicamentos na veia. Só que após a pega da medula o tratamento poderá ser feito no "Hospital dia", o paciente recebe a medicação durante o dia e vai dormir em casa.

A complicação mais frequente do transplante de medula óssea está associada a problemas de incompatibilidade é denominada Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) ou GVHD (graft-versus-host disease do inglês), popularmente conhecida como "rejeição", na qual as células do doador transplantadas reconhecem as células do organismo do paciente como ‘estranhas' e desencadeiam uma resposta imunológica contra o organismo do paciente.

A rejeição atinge principalmente: pele, trato gastrointestinal e fígado. Essa situação acontece porque a medula óssea produz glóbulos brancos (linfócitos) treinados para defender nosso organismo dos invasores (bactérias, fungos, vírus e protozoário e têm uma função de reconhecer o que é estranho ao nosso organismo). Após o TMO, a nova medula óssea produz linfócitos (glóbulos brancos) que reconhecem o organismo do paciente como estranho, o que acarreta uma resposta imune que destrói e agride as células de alguns tecidos e órgãos do paciente.

Para evitar uma forte rejeição, são prescritos ao pacientes remédios anti - rejeição, os chamados imunossupressores. Os medicamentos imunossupressores diminuem ação das células imunes transplantadas contra o organismo do paciente.

A ocorrência da rejeição em suas formas leves e limitadas também é importante para a prevenção da recaída da doença. Possui um efeito protetor, pois agride as células doentes, levando à uma menor chance de recaída. Essa resposta é denominada efeito Enxerto X Leucemia (graft-versus-. leukemia effect- GVL no inglês).

Observação: A doença enxerto versus hospedeiro é maior, quanto maior a diferença do doador para o receptor, portanto se relaciona ao exame de compatibilidade (HLA).

No transplante autólogo não há rejeição, já que a medula transplantada é do paciente- receptor.

5º Etapa: Cuidados Após Alta

· Tomar seus medicamentos rigorosamente como prescritos pelo médico. Quando sair de casa leve os medicamentos com você para que possa tomá-los nos horários corretos;

Atenção: Se tiver dificuldades em tomar os medicamentos, não pare de tomar - comunique ao seu médico!

· Providenciar para que a casa esteja limpa antes de sua chegada; nos primeiros três meses e que de preferência você tenha um banheiro individual;

· Usar protetor solar fator 30 ou 50 em todas as partes expostas ao sol quando sair de casa, mesmo se permanecer na sombra;

· Ao caminhar, evitar horários de sol forte;

· Reduzir ao máximo o número e frequência de visitas em casa pelo menos nos dois primeiros meses após o transplante;

· Evitar locais com um fluxo grande de pessoas, por exemplo: cinemas, shows, casas noturnas, restaurantes cheios, pelo menos os 100 primeiros dias pós transplante. O importante é seguir as orientações de seu médico.

· Evitar contato com crianças pequenas, pois elas podem transmitir doenças como catapora, sarampo, caxumba, mesmo que ainda não estejam manifestando sintomas;

· Não entrar em contato com pessoas que receberam em menos de um mês vacinas contra sarampo, rubéola e Sabin ( para poliomelite), pois estas vacinas utilizam vírus atenuados que podem lhe provocar doença;

· Não manter contato com animais;

· Evite ficar acamado, procure atividades que lhe dêem prazer e que sejam seguras como: leitura, jogos, tricô, atividades de computador...

· Não entrar em contato com pessoas com febre, tosse e gripe;

· Não retirar cutículas, fazer depilação ou se barbear enquanto seu número de plaquetas estiver menor de 50.000 (informação que será dada pelo seu médico na consulta de retorno);

· Não usar absorvente interno;

· Retomar atividade sexual apenas com contagem de leucócitos e plaquetas normais.

Avise seu médico se houver:

· Temperatura corporal maior que 37,8 C;

· Tremores e /ou calafrios mesmo sem febre;

· Tosse, catarro, falta de ar;

· Diarréia;

· Enjôo e vômitos freqüentes;

· Presença de sangramento (nasal, nas fezes, urina, boca), pontos vermelhos pelo corpo;

· Presença de secreção, vermelhidão, coceira ou dor no local do cateter;

· Ocorrência de acidentes domésticos;

· Ocorrência de tonturas, fadiga, palpitações, dores persistentes ou ardor para urinar ou evacuar;

· Aparecimento de alterações na pele, como vermelhidão, descamação, coceira, bolhas e feridas.

Faça sua parte! O sucesso do seu tratamento também depende de você!

Complicações após o transplante são freqüentes e esperadas. O acompanhamento cuidadoso permite que muitas destas alterações sejam detectadas precocemente e tratadas de forma adequada.

A reintegração do transplantado à sociedade deve ser considerada tão importante quanto o acompanhamento da doença. O apoio de familiares e dos grupos multidisciplinares é fundamental para a sua recuperação como indivíduo e para a melhoria de sua qualidade de vida.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Processo de purificação

Acho que já escrevi sobre o processo de purificação do ouro em algum texto aqui do blog mas é tão linda a comparação com nossa vida que creio será válido uma repetição do mesmo.


"E estes que sobrarem eu farei passar pelo fogo. Eu os purificarei como se purifica a prata e os refinarei como se refina o ouro. Aí eles orarão a mim, e eu os atenderei. Direi: Vocês são o meu povo, e eles responderão: O SENHOR é o nosso Deus". Zacarias 13:9



Quando o ouro é apanhado pelo garimpeiro, não tem beleza alguma, só após passar pelo fogo se torna agradável à vista, ele em todo momento tem certo valor mas se torna mais valoroso e belo a partir da passagem pelo fogo, pois é nesse processo que as impurezas se separam dele.

Eu estava arrumando umas coisas em minha casa, embalando e guardando quando comecei a pensar em tudo que vivi aqui, tantas coisas, foram sorrisos e também choros. Me lembrei das vezes que eu e minha família tivemos momentos de alegria, quando a gente se divertia com pouca coisa e eramos tão simples, das vezes que de mãos dadas conversávamos. Me lembrei dos sonhos que tivemos juntos, dos filmes que nos marcaram, das músicas (e foram muitas), também das lutas, dos momentos de crise, pensei nas coisas que fiz e as que deixei de fazer e devia ter feito. Pensei nos amigos que me distanciei, nos amigos que não aceitaram minha ausência, simplesmente aparecendo sem perguntar... rsss.

Que graça!

Pensei nos dias de desespero que estive como que numa encruzilhada, totalmente sem saber a quem recorrer.

Lembrei da minha infância, aliás, foi um vai e vem de épocas em minha mente, tudo misturado, um verdadeiro turismo nostálgico.

Lembrei das minhas lindas "cachorrinhonas", e da pequena Mini (uma pinscher zero), elas são minha melhor lembrança.

Tudo que vivi é bagagem pra vida toda, não dá pra se desfazer como se tivesse uma amnésia sem realmente tê-la, claro!

E pensando, ao mesmo tempo, em tudo que me espera, novas amizades, novos caminhos, o novo trabalho, todo um horizonte se abrindo à minha frente, real liberdade.

Quanta coisa ainda dá tempo de viver, até o último momento, o último suspiro, podemos realizar coisas, só não se pode ficar nas decisões sem ações.

Sabe? No final das contas não posso me queixar, minha vida é linda, toda luta, todo choro, toda risada, toda tristeza e felicidade colaborou pra que eu me tornasse a pessoa que sou.

Gosto de quem sou, podem não sentir isso mas eu tenho o maior orgulho do que sou, do que me tornei.

E não é que não tinha valor antes, eu tinha, mas estava sem brilho, ainda não tinha passado pelo fogo, agora meu brilho e beleza estão à vista de todos, especialmente de mim mesma.

Dizer adeus é sempre ruim, doloroso mas quando se diz adeus pra algo que já se foi e que te fez tão triste e quando se tem a chance de ser feliz e a oportunidade de fazer melhor, tudo fica mais fácil.

Sentirei falta da velha Dag, pois ela era nova, nova de experiências, como criança, sem maldade, cheia de sonhos... mas a nova Dag que já é madura, tem muito mais a viver do que a outra.


A vida está me dando boas vindas e eu estou prestes a viver o melhor dos meus dias.


A fé é viver a felicidade da certeza sobre o que não se pode ver, estou assim, vivendo da certeza do melhor que ainda não sei bem o que é mas que, com toda certeza, será.

Dag Veloso



Não devemos ter raiva de nada que passamos pois tudo colabora pra nosso crescimento e entendimento do que significa ter vida.

domingo, 4 de março de 2012

Assim sou eu

Menina, mulher
Sorriso de criança, choro da maturidade
amante da vida, assustada pelo porvir
consciente da beleza, machucada pelo sofrimento
Encanto incomum dentre a dor
Ingenuidade maliciosa
Sonhos e poucas realizações
Idolatrada, não amada
Solitária no meio da multidão
Brilho escondido
Risos no lugar do pranto
Decisão sem ação
Ação sem planejamento
Impulsiva e retraída
Apaixonada e desiludida
Beleza sem noção
Mente enlouquecida por pensamentos mil
Assim sou eu
Como uma antítese; totalmente indefinida.

Dag Veloso