segunda-feira, 18 de julho de 2011

Doentes?

Eu estava pensando num amigo meu que faleceu esse ano por causa de um câncer. Bom, na verdade, eu sempre penso nele mas hoje estive pensando mais, sentindo mais saudade do que nunca.
Me lembrei também de outras pessoas que conheci no hospital, pacientes que marcaram minha vida, pacientes que se foram e deixaram saudades. 
Quando eu trabalhei no telemarketing do Amaral Carvalho em 2007 eu notei que a vida de uma pessoa que passa por um câncer  nunca mais é a mesma, enquanto você é um herói pra alguns, pra outros você é vítima de sua própria maldade. 
Ouvi muitas pessoas dizerem que doentes de câncer adquirem a doença por serem rancorosos, maldosos, mau resolvidos... sempre coisas ruins. 
Só que eu conheci pessoas maravilhosas dentro do hospital, pessoas que em meio a dor sorriam, eram educadas e preocupadas umas com as outras, conheci pessoas que posavam pra foto junto com enfermeiros e médicos, conheci pessoas que ficaram desfiguradas pela doença e ainda assim sorriam. 
Eu mesma que sou tão vaidosa já estive em dias terríveis, sem cabelos, inchada, com os olhos amarelados, encurvada pela dor e ainda assim conseguiam tirar de mim sorrisos. 
É fato que nem sempre eu sorria, houve dias em que a dor era imensa, a doença e o tratamento afetavam meu humor, ficava irritada e sem paciência com as pessoas. Estourava pouquíssimo mas guardava a amargura de estar dependendo dos outros, em meu coração. 
Algumas vezes somos vítimas de nós mesmos, sim mas por não sabermos nos defender numa sociedade hipócrita que prega bondade mas tem em seus corações o breu do desamor e do desrespeito. 
Me sinto mais vítima do atropelo das pessoas más que vivem suas vidas como se fossem anjos de candura sendo que são verdadeiros demônios do que do próprio mieloma. 
Um dia uma pessoa me disse ao telefone no telemarketing: "_ Pessoa que tem câncer é má e merece ter isso!"
Sabe o que é pior?
Eu questionei isso dentro de mim, aquele dia o homem que me disse isso desligou sem me dar chance de dizer-lhe algo e aquilo calou em meu coração. 
Eu não sou santa e nem heroína mas também não sou má e desprezível, sou apenas eu tentando viver minha vida, lutando contra um mau que há anos me persegue e tentando crescer com minhas próprias experiências, dolorosas ou não, pra viver dias melhores e mais sábios. 
Cuidado com o que pensam, sentem e, principalmente dizem. 
Eu não pensava que o câncer aconteceria em minha vida mas aconteceu e não veio com aviso e nem teve dó, também não existiam muitos casos em minha família, não era esperado que acontecesse. 
Não seja pior que um câncer, porque a maldade do preconceito e dos julgamentos causam mais danos que muitos cânceres. 


Dag Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário