segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Transplante de medula. Você pode salvar uma vida!



Quantos hospitais fazem o transplante no Brasil?

São 42 centros para transplantes entre familiares e oito para transplantes com doadores não-aparentados: INCA, Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (HCUSP), Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HCUFPR), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital Amaral Carvalho - Jaú/SP, Hospital Real Português-Recife/PE e Hospital Albert Einstein-SP/SP.

Quantos transplantes o INCA faz por mês?

A média é de dois transplantes com doadores não-aparentados. Mensalmente são realizados sete transplantes do tipo autólogo (de uma pessoa para si mesma) e com doador aparentado. Em 2004, o INCA realizou 86 transplantes, sendo 49 alogênicos (de outra pessoa) e 37 autólogos. Em 2003 foram realizados 72 transplantes (26 autólogos e 46 alogênicos).

O que a população pode fazer para ajudar os pacientes?

Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

IMPORTANTE: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa

deve entrar em contato com o REDOME.



(Luis Claudio Lino)

2 comentários:

  1. Muito bom o texto, Dag. A falta de informação é o pior adversário para a doação de medula.

    O meu problema atualmente é conseguir confirmar se os meus dados estão realmente no Redome; depois das denúncias de que várias pessoas se cadastraram mas os seus dados não existiam para o REDOME eu já tentei várias vezes confirmar os meus, mas nunca responderam os meus emails...

    ResponderExcluir
  2. O que as pessoas não sabem, é que o exame HLA, que identifica o DNA da pessoa, aquele exame feito com 10 ml do sangue, simples de tudo, é feito pelo SUS e o mesmo demora até dois anos pra mandar as informações pra REDOME, sei disso porque uma enfermeira me contou, ela disse que normalmente só se pega o nome da pessoa, daí esperam num tipo de "fila" pra fazer o exame e depois se coloca as informações na REDOME.
    Não tenho certeza de que seja assim, mas creio que uma enfermeira tenha mais conhecimento que nós e se tratando de um procedimento que não dá lucro pro governo, deve mesmo ser assim.
    Vê se eles enrolam pra pagar um transplante, grandes coisas, grande lucro...

    ResponderExcluir