domingo, 26 de junho de 2011

Valorize a vida!

Oh, sua unha quebrou? Bom… 46 crianças são diagnosticadas com câncer todos os dias. Sinto muito pela sua unha quebrada!













CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER


Porque tem coisa mais importante que "unha quebrada"!




********************************





Uma das coisas mais difíceis para uma mulher, na idade que for, é perder seus cabelos, sua referência de feminilidade, sua identidade mesmo, por que não dizer assim?
Engraçado que cada pessoa passa por experiências diferentes, são tantas as coisas que acontecem às pessoas, não dá pra dizer que isso é o pior mas não dá pra dizer que é algo que não tenha importância.
Eu, que já passei por isso e posso ainda passar novamente, sei que é um sentimento muito difícil quando se vê sem os cabelos. É uma sensação de que pode não dar tempo de vê-lo de novo antes de morrer, enquanto ele cresce novamente você curte cada momento, vendo sua cabeça encher novamente, é como olhar uma planta crescer. Vou mais longe ainda, é como acompanhar o crescimento de uma criança. Você fica ansiosa pra ver o momento em que lhe será tão comum tê-lo que pensa será fácil esquecer o que viveu antes. 
Mas não é assim, você nunca mais esquece e cada manhã que você penteia seus cabelos você o ama de novo e não quer que ninguém diga que ele é feio mesmo que não seja um cabelo moderno, com pintura, penteados e chapinhas... 
Não importa, você sabe então o valor dele porque um dia o perdeu e temeu não ter tempo de vê-lo novamente.
Valorize o que tem, podia não ter nem isso!
Dag Veloso

Eles curam, Deus mata!



O ser humano é presunçoso demais. Tem seu valor mas não é nada comparado a grandeza de Deus, aliás o valor que ele tem é dado por Deus porque se não fora assim, valor algum teria.


Estava pensando em todos esses anos que tenho vivido sob ameaças constantes de morte, ameaças feitas por homens e não por Deus. Ouvi muitas vezes o médico estipular um tempo de vida pra mim, tempo esse que nunca se cumpriu, mas estava pensando na ultima conversa que tive com ele, quando mais uma vez me pressionou à um novo transplante, ele não me garantiu que dê certo, não pode atestar que realmente eu saia com vida do hospital. Então me pergunto como ele pode garantir que sem esse procedimento eu não viva por muito tempo?


O "engraçado" é que se der certo ele vai bater no peito e dizer: _Eu tinha razão, sabia que seria o melhor pra ela!


Mas e se eu morrer?


Sabe o que ele vai dizer?


Era vontade de Deus, Deus quis assim, era momento dela, pelo menos morreu lutando...


Deus só existe na boca das pessoas quando elas não querem assumir suas culpas, quando elas não têm explicação. Quando tudo vai bem e dá certo então nem se lembram dEle.


Com isso podemos afirmar que Deus nos mata e os médicos nos dão vida?


Acho que é o que eles costumam dizer nas entrelinhas. Nem sempre conseguimos ler as entrelinhas mas Deus sabe de tudo, até o que nos é oculto, Ele sabe.


Penso que o que tiver que ser será pelas mãos de Deus, fazer ou não transplante ou qualquer outro procedimento deve ser sob ordens e orientação de Deus. É Deus quem capacitou aos homens o saber a ciência, o saber curar, mas tudo ao homem é limitado, nos é dado somente o que nos é permitido fazer, além disso, só Deus.


Então o que Deus termina é o que não conseguimos realizar.


Estou nos braços de Deus, foi o que a missionária Janete me disse nessa ultima sexta feira, não importa qual decisão eu tome, deixar esse ou aquele homem "cuidar" de mim é apenas uma maneira que Deus usa pra cuidar de verdade de mim e o que eles não conseguirem fazer, fica na mão de Deus.


E louvado será Deus em minha vida e mesmo na minha morte, porque Ele é Senhor da minha vida e nEle tenho vida Eterna.


Estou nos braços de Deus!






Dag Veloso

terça-feira, 21 de junho de 2011

BULLYING

Hoje cedo no meu facebook, compartilhei uma nota que falava sobre o bullying, um pequeno texto bem escrito e elaborado, bem verdadeiro mesmo. 
Daí não me contive, tinha que colocar um comentário e foi feito de impulso, com toda certeza do que escrevi porque vivi tal situação. 
Hoje se faz muito pampeiro porque perseguem os homossexuais. Olha me entendam, por favor, eu não concordo com ações discriminatórias, não concordo com pessoas que julgam, condenam, agem por suas próprias mãos, pelo contrário, em tudo temos que agir com amor. Mas o que quero dizer com isso é que quando eu era criança fui discriminada por ser evangélica, não era aceita entre as crianças da escola, ficava sempre com o grupo dos rejeitados e isso nunca foi caracterizado bullying, aliás, nem nome tinha. 
O que aconteceu que de repente se fala tanto nisso quando é algo que sempre existiu? Ou será que é por sermos menos que os homossexuais? Me parece ser isso discriminação também!
Será que os obesos, os menos intelectuais, os evangélicos, os deficientes, os pobres, os negros, os índios são menos que os homossexuais?
Eu não gosto de colocar política no meu blog, nem gosto do assunto mas não dá pra calar algo que é tão real e que afeta a tantos outros e ninguém dá importância. De repente isso virou uma nova moda, defender as vítimas de bullying; as vítimas homossexuais. E todas as outras pessoas que já passaram por isso? E todas as pessoas que ainda passam por isso mas não se enquadram nessa ou naquela modalidade?
Por que não são homossexuais não se cogitam leis que os defendam?
Penso que não adianta fazer leis enquanto os pais não forem educados, porque pessoas preconceituosas não respeitam leis. 
O preconceito se aprende dentro de casa e os pais educam seus filhos de acordo com seus interesses, no dia que as pessoas acordarem e perceberem que seu dever é integrar na sociedade pessoas de bem e isso denotará a competência delas como pais, é que tudo vai melhorar. 
Por que as pessoas sempre são descriminadas? Por sua cor? Por sua vida desregrada? Por sua religião? Por sua incapacidade em determinadas áreas? Por se sobressair em coisas que os demais que se dizem normais não conseguem? Por que?  
Porque o diferente sempre assusta, o diferente mete medo, porque os "normais" não sabem o que somos, pensamos e fazemos, não sabem se "defender" do que é diferente por não conhecer. 
É assim que vejo os preconceituosos, seja do que for o preconceito, é assim que vejo, sentem-se ameaçados pela diferença do próximo. Não precisamos aceitar o que o próximo faz mas em tudo devemos amor e isso foi o que Cristo nos ensinou. 
E o fato mais importante é que esqueceram de imitar Jesus, esqueceram de dar lugar devido à Ele e por isso o mundo está assim, cada vez pior...  E não falo de religião, falo de Cristo, Ele é o parâmetro a ser seguido, não discriminava ninguém, aceitava todos, não os seus defeitos ou pecados mas as pessoas propriamente ditas. 
É Deus quem age, é Ele quem cura, é Ele quem acolhe e nos defende. 
Cristo é o único e verdadeiro amor e é esse amor que devemos imitar, amor que não julga, não condena, estende a mão pra nos limpar e nos fazer melhor. 
Ele é a Solução pra todos os problemas.


Dag Veloso

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Minha girafa de estimação

Eu estava vendo imagens de animais na internet e encontrei essa imagem que me reportou à minha infância, dá uma olhada nisso:

Achei tão legal me lembrar de quando eu pensava, inocentemente, que quando crescesse teria uma girafa.... rsrsrs Quem me conhece sabe bem que é meu animal preferido, acho tão lindo, não só pelo pescoção (rs) mas pelo todo. 
Eu amo os animais, especialmente os cachorros mas quando vi essa imagem me lembrei que sempre dizia pra minha mãe que quando eu crescesse teria uma girafa em casa e que me faria companhia exatamente como essa da foto, com a cabeça pra dentro de uma janela me olhando enquanto estivesse ocupada com minhas coisas....kkkkkkkkkkkk
Sei que vai parecer um absurdo pra um monte de gente, gente chata (diga-se de passagem), porque são coisas que as crianças falam sem a menor noção mas são essas coisas que marcam a vida da gente pela inocência que um dia tivemos em dizer e pensar tais "besteiras".
Besteiras? Será? 
Não sei, não! Acho que besteiras são as que a gente vive quando adultos, se preocupando com coisas materiais e esquecendo do que é importante em nossas vidas, a simplicidade. 
Trocamos nosso eu inocente por um eu cheio de frustrações, com sonhos vazios que nunca nos preencherão. 
É certo que também eu cresci e não vou ter uma girafa no meu quintal, nem caberia, mas me alegra muito recordar-me da inocência que tive, da simplicidade, dos sonhos, da pureza, coisas que a vida vai levando e nem sempre procuramos recordar.
As crianças têm o segredo da felicidade em suas mãos mas perdem quando crescem, infelizmente deixamos que a vida, o mundo, nos tire o que nos deixa felizes, nos tira a simplicidade.
Eu ainda amo as girafas, ainda é meu animal preferido, pela beleza, pela meiguice do olhar, pela diferença...



... e olhando essas imagens percebo que nunca tive a oportunidade de conhecer uma girafa, vi uma vez no zoo mas nunca estive perto, talvez seja algo a se pensar. 
A vida passa tão depressa e quando teremos oportunidade de realizar sonhos "tolos" da juventude? Será que eles são menores do que conquistar fama e posição? Será?

Dag Veloso

Nova faixa etária para doação de sangue

Ontem soube no hospital que agora a idade para doar sangue, plaquetas e medula é a partir dos 16 anos com autorização dos pais ou responsáveis e se estendeu à idade de 67 anos, levando em consideração estado de saúde..... Essa é uma maneira que o governo Federal encontrou de contribuir com os hospitais que necessitam dessas doações para seus pacientes. O próprio Amaral Carvalho está com seu banco de sangue defasado, quem puder ajudar, doe ou repasse a informação, isso também ajuda, podendo assim chegar a informação a quem se interesse em doar!!!
Aqui vai mais informações do Ministério da Saúde:



Ministério da Saúde amplia faixa etária para doação de sangue
 
Dezoito anos não é mais a idade mínima para quem deseja doar sangue.  A partir de agora os jovens podem doar ao completarem 16 anos, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. A medida faz parte da nova legislação do MS – Ministério da Saúde - sobre procedimentos hemoterápicos.

A Portaria 1.353/2011, publicada no DOU – Diário Oficial da União - da última terça-feira, 14, estabelece ainda a ampliação da idade máxima permitida para doação, antes o limite era 65 anos, agora pessoas com até 67 anos podem se tornar doadores. Outra mudança é o peso mínimo dos candidatos à doação, o novo regulamento permite que pessoas com menos de 50 quilos sejam aceitas como doadoras, caso consideradas aptas em avaliação médica.

Além disso, a nova legislação assegura que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.

De acordo com a Diretora da Hemorrede do Tocantins, Perla Risette Alves Lima, as cinco unidades de hemoterapia do Estado estão cientes das mudanças ocorridas e já estão se adequando para receber os doadores e informar à população seguindo o padrão estabelecido pela nova lei.

Os avanços estabelecidos no novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos são resultado de consulta pública iniciada, pelo Ministério da Saúde, em 2010. A consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.

4 milhões de doações até 2012
Todas essas modificações fazem parte de um esforço do MS e das hemorredes de todo o país para aumentar o número de doadores de sangue no Brasil.
Atualmente, 1,9% da população brasileira doa sangue, o objetivo é chegar a 4 milhões de doações em 2012 e, dessa maneira, elevar esse percentual a 2,1%.

Mais segurança e qualidade nos testes de triagem
Além da Portaria 1.353/2011, o MS também divulgou na última terça-feira,14, a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem o objetivo de reduzir a janela imunológica - intervalo de tempo entre a infecção e a detecção por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.

QUEM PODE DOAR SANGUE

Candidatos com:
- Aspecto saudável e declaração de bem-estar geral;

- Documento de Identidade oficial com foto;

- Idade entre 18 anos completos e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. E, em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia;

- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecimentos na Portaria 1.353/11. (Informações da Sesau, com MS)


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Alice Payne

É uma adolescente de 15 anos da Grã-Bretanha que os médicos "desistiram". Quando eles nos dizem estarmos em estado terminal é porque não têm (não sabem) mais o que fazer por nós e é aí que Deus entra, pra terminar o que o homem pensa que começou. 
Alice montou seu blog após ter recebido a notícia de que o linfoma a "venceria", muito me chamou a atenção a afirmação que ela colocou em seu blog: "Eu sei que o câncer está me vencendo e não parece que eu vou vencer", diz ela em sua apresentação no blog. "É uma pena, porque há tanta coisa que eu ainda queria fazer", escreveu ela.
O que ela não sabe é que o câncer nunca vence, porque só vence os que lutam com dignidade e o câncer vem sem aviso, cruel, invasor, covarde, destruidor... Eu não aceito perder pra câncer algum e mesmo que eu morra com esse maldito nunca vou admitir que perdi pra ele, porque só vence quem luta com dignidade e nós, pacientes de câncer temos dignidade, não somos cruéis e nem covardes, muito menos malditos como essa doença. 
Nesse blog que montou ela fez uma lista com 17 desejos que pretende realizar antes de morrer, um deles é de que todos se cadastrem como doadores de medula óssea. Não me parece ser essa garotinha uma derrotada, pessoas derrotadas não sonham nem a curto prazo, pessoas derrotadas não se preocupam com outras pessoas que estão a passar pelo mesmo que ela. 
Ora, pra mim, Alice Payne é mais que vencedora. 


Quem quiser acessar a página que conta com mais detalhes a linda história de Alice Payne é só acessar com o link abaixo ou procurar no notícias uol: 
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/06/10/lista-de-desejos-de-menina-com-cancer-terminal-faz-sucesso-na-internet.jhtm




Alice Payne foi desacreditada pelos médicos mas talvez não conheça o Médico dos médicos, Ele vence qualquer coisa, por mais cruel, mais devastador, mais covarde e maldito que seja, Ele vence. 


Dag Veloso.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aprendendo a viver

Estava pensando porque os relacionamentos são tão difíceis, marido e mulher, pais e filhos, irmãos, parentes, amigos, enfim é sempre tudo muito complicado. 
Hoje num desentendimento com uma das pessoas mais importantes de minha vida percebi no quanto existe falta de diálogo entre as pessoas, não importa o grau de proximidade não se pode exigir que ajam conforme nossas necessidades se nem, ao menos, conseguimos expressar o que queremos. 
Desencontro de idéias, de vontades, de opiniões, tudo isso pode ser evitado ou respeitado se houver honestidade, tem que dizer exatamente o que espera da outra pessoa, mesmo que ela não possa corresponder, vai conseguir entender e respeitar o que você é e quer. 
Na realidade percebo o quanto sou fechada, estou sempre conversando com todos mas algumas coisas não partilho com ninguém, ainda não sei até que ponto isso pode ser bom. Me lembro que passei por uma fase da minha vida que me sentia tão desesperada que contava tudo pra todos os que me cercavam, era como se eu pedisse socorro mesmo, como se esperasse que alguém pudesse me dar uma resposta que eu mesma não tinha. Isso não tem muito tempo, não. Na pior fase da minha vida sentimental eu esperava que as pessoas pudessem me dizer o que fazer mas ouvi muitos palpites tolos, alguns segui outros descartei de imediato, graças à Deus!
É bastante complicado viver um relacionamento, seja ele qual for, você tem que abrir mão de muitas coisas, algumas vontades próprias, tem que saber impor limites sem magoar e não ultrapassar limites alheios mas no final é sempre recompensador. Às vezes me sinto de outro mundo, porque me isolo, tenho uma necessidade muito grande de estar só, de ter meu espaço, de ficar quieta e não falar nada. 
Também a precipitação é terrível em relacionamentos, isso estou tentando aprender na prática, na teoria tudo é sempre fácil, praticar é que é difícil e o essencial. Eu sempre fui muito precipitada e intolerante, mas não quero que ajam assim comigo....rs. Normal, né? Não sou diferente da maioria das pessoas, não quero que façam pra mim o que tenho feito para os outros porque, diga-se de passagem, aquela história de "faça para os outros o que quer que façam pra você" é pura teoria, difícil quem faz, embora imagino que exitam pessoas assim e essas devem quebrar a cara encontrando pelo caminho um monte que não faz.
Mas sabe? Eu sei que chego lá! Eu aposto em mim mesma, tenho sido uma aluna boa da matéria Vida, pelo menos essa matéria tem sido minha preferida, difícil de ser estudada e interessantíssima também.....rs. 
O que sei é que a vida não é egoísta, não é só pra um, viver não é se isolar completamente e nem se fechar para o mundo, vida é um conjunto de dádivas, viver é um conjunto de situações que passamos dia após dia, se você se isola só existe. 
Me machucando ou não ainda gosto muito de viver. 
Dag Veloso



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um chamado para a angústia - David Wilkerson

Ela......

Ela estava sentada numa cadeira de rodas enquanto sua família dava entrada na papelada da internação.
Olhava umas fotos de crianças, sentia muita dor, também estava com fome e ao olhar aquelas fotos pensava se veria aquelas crianças novamente. Suas lágrimas inundavam seu rosto assustado e sua respiração se tornava cada vez mais ofegante.
Ela não tinha a menor idéia do que estava acontecendo e menos ainda do que estava por vir.
Seus sentimentos estavam confusos, estava totalmente instável, pensava nas promessas de Deus e na ameaça de um problema iminente, mau podia segurar as fotos tamanha fraqueza que sentia, em raros momentos de tranquilidade ainda com lágrimas em sua face sorria para seus familiares que estavam ainda a resolver a papelada. Alternava-lhe momentos de extrema angústia e desespero com a fé de que era apenas a passagem por uma tormenta e que logo seria a vez da bonança.
Suas dores eram nos ossos, parecia que estava toda quebrada e sentia como se algo lhe beliscasse por dentro, cortando seus nervos e ossos mas a dor física não era nada comparada com a dor emocional por não saber o que estava acontecendo e nem o que viria após aquele momento tão triste. Seus sonhos e esperanças davam lugar agora ao medo e ansiedade. A dor aumentava conforme suas lágrimas caiam e ainda estava desidratada e sentia fome. A fraqueza não era maior que o cansaço, ambos lhe faziam desejar, ao menos, um breve momento de consolo e paz.
Naquele dia estava tão perdida nos seus sentimentos que não imaginou que aquilo tudo era apenas o começo de uma nova etapa de sua vida, momento inicial de provação.
VOCÊ TEM SONHOS?
ELA TAMBÉM SONHA.


ELA SOU EU HÁ EXATOS SEIS ANOS (10/06/05).




EU SOU UMA DAS PÉROLAS DO AMARAL, PRECISEI DE VOCÊ PARA ESTAR AQUI MAS AINDA EXISTEM OUTRAS PÉROLAS NECESSITANDO DE VOCÊ.
DOE!





Esse sorriso é responsabilidade das pessoas que        doam sangue e plaquetas, sem esses doadores, muitas vezes anônimos, eu não estaria aqui sorrindo pra você....... 
Sorriam e façam sorrir!


Dag Veloso


________________


O poder da intercessão é tão grande, foram muitas igrejas, muitas pessoas, dentro e fora do país que intercederam por mim desde o inicio, eu não tive problemas com falta de oração. 
Eu sempre digo que quando alguém pede oração está pedindo socorro, foi por isso que aprendi, e isso não há muito tempo, que não se pode pedir oração pra qualquer um e menos ainda por qualquer coisa, porque pedir oração é o mesmo que chamar um bombeiro pra apagar um incêndio em sua casa, ele até pode ir mas se não fizer nada pra apagar o fogo, tudo é destruído e também não se pode chamar um bombeiro pra apagar um papel queimando e deixar quem está com a casa incendiada ficar sem ajuda...
Entende?
As pessoas me estenderam a mão no momento em que mais precisei, pude contar com muita gente e mesmo que no meio estivessem os bombeiros que só falam que trabalham, não fez diferença porque os que trabalhavam estavam lá também...
Eu sempre peço no final das minhas histórias doação de órgãos, mesmo falando de Deus, o meu apelo maior tem sido doação mas hoje, em especial vou pedir que as pessoas orem umas pelas outras. 
Ontem eu estava muito angustiada e pedia muito por mim mesma, quando intercedi por outra pessoa que está com problemas difíceis pra resolver foi que Deus me deu consolo. Entenda que não estamos aqui por nós mesmos, é pra sermos irmãos uns dos outros, pra se preocupar, pra ajudar, mesmo que a ajuda seja uma oração. 
Não pense que sua oração não é ouvida, por mais simples as palavras que usa, por mais difícil que seja formular suas frases, Deus sabe o que se passa em seu ser e vai te conduzir mas não deixe de se esforçar pra falar com Ele, Ele está esperando pra ouvir sua voz.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Siga Jesus...

Algumas vezes o coração se cala, parece que nem palavras, nem sentimentos conseguem ser expressos, você se sente anulado, percebe que tudo que faz não vai pra frente, não consegue ver opções e saídas para a situação. Você olha para o céu e tenta dizer alguma frase e parece que sai sem sentido, as palavras não se encaixam, você não entende o que está sentindo e nem crê que será ouvido. Chega até a pensar que mesmo que seja ouvido não será compreendido, o azul do dia dá lugar a um cinza, reflexo da sua alma, desesperança do seu ser. 
Você coloca uma música e parece que nem isso te dá ânimo, sente que sua vida não tem sentido algum, procura desesperadamente pelo motivo que te trouxe até aqui, tenta entender o que se passa em sua própria mente. 
Você pensa que Deus não te ouve e se ouve não pode te entender porque nem a si mesmo está entendendo mas nessa hora os gemidos inexprimíveis da sua alma contam suas aflições pra Deus, levam à Ele o clamor do seu desespero, do seu desamor, das suas frustrações e medos. 
Não temas quando estiver assim, Deus é contigo e entendeu tudo isso antes mesmo de acontecer. 
Você vai conseguir porque é vitorioso, em Cristo somos todos muito mais que vitoriosos.
Siga confiante, siga Jesus.


Dag Veloso



domingo, 5 de junho de 2011

O beijo

De vez enquando fico me questionando, busco motivos pra me desaprovar. . . Eu estava assim, tentando encontrar provas de que algo de muito errado eu possa estar fazendo, de repente um beijo, foi um beijo de uma irmã muito querida dentro da igreja que me fez sentir a aprovação de Deus na minha vida. Exatamente no momento em que eu me vasculhava e tentava me condenar por qualquer erro, fosse ele grande ou minúsculo, ela me beijou, fez isso enquanto me servia santa ceia. Irmã Terezinha uma mulher de Deus que muitas vezes foi usada em gestos até (pra alguns), insignificantes, pra me mostrar que Deus está comigo. 
Obrigada irmã Terezinha, que sua vida continue abençoada por Deus, que sua vida continue sendo sempre pra Glória de Deus e que nunca se esqueça; eu amo você.


Dag Veloso



sábado, 4 de junho de 2011

"Terra que mana leite e mel"

Recebi um email ontem falando sobre o leite e seus malefícios na saúde feminina, achei estranho porque eu, como portadora de mieloma multiplo (câncer) sou aconselhada a tomar leite e derivados pra compensar a descalcificação dos meus ossos, é para eu abusar dos alimentos lácteos e não evitá-los. 
Nesse email que recebi, a informação foi de que o leite seria o causador de alguns tipos de cânceres. Antes de encaminhá-lo fiz o que um querido tio me aconselhou, não encaminhar nada sem antes averiguar a veracidade do mesmo e como esse mesmo tio é médico, encaminhei à ele perguntando o que poderia me dizer sobre aquilo. 
Em resposta, obtive acréscimo de sabedoria, tanto alimentar quanto espiritual. 
Vou partilhar com vocês o email que ele me mandou:

Oi minha filha,

Sei pouco sobre o assunto para responder com autoridade, porém aproveitaria para comentar alguma coisa e depois, se descobrir alguma informação adicional eu passaria para você.

1. Gostei de ver a sua atitude de prudência, procurando ter mais dados antes de simplesmente repassar uma mensagem, que em princípio pode ou não ter fundamento. A carta de Tiago nos diz que todo varão seja pronto para ouvir e tardio para falar e para se irar. Isso deve valer para a internet. Não havendo convicção realmente é melhor não passar pra frente. Eventualmente alguém que precise do leite, se atemorizado por notícias como esta, pode deixar de usa-lo como alimento e vir a se prejudicar nutricionalmente. Por outro lado, tudo que falamos aos quatro ventos, pode ter algum efeito do qual venhamos a nos arrepender. Notícias assim como remédios podem ter efeitos colaterais e devem ser ministradas com conhecimento de causa. Vale lembrar o prejuízo que estão tendo os agricultores espanhois pelo fato da imprensa alemã ter lançado a suspeita das mortes que estão tendo, nos pepinos vindos da Espanha. No momento atual, já foi descartada essa origem das infecções, mas o mal já foi feito. Ninguém quer arriscar mais comer pepinos espanhois. Quanto tempo vai durar essa neura? Qual será o prejuízo dos agricultores? Quantas pessoas deixarão de se alimentar com o fruto do precioso trabalho daqueles trabalhadores?

2. Se você olhar na internet vai perceber que o leite é tido como algo bom e como algo ruim. Logo adiante você pode ler um pequeno artigo que reflete o resultado de uma pesquisa falando exatamente o contrário do que diz esta mensagem.

3. Infelizmente muitos interesses comerciais e religiosos podem estar por trás de afirmações que difamem este ou aquele produto. Digo religiosos, porque a bíblia fala também naqueles que proíbem certos alimentos. Há vários anos tenho notado uma conotação religiosa na questão do leite, mesmo entre "crentes", e isso me preocupa.

4. É interessante a afirmação de que o leite deveria ser apenas para os bezerros. Se você der uma pesquisada na bíblia vai observar que a Terra Prometida é referida como uma terra que mana leite e mel, e é chamada assim cerca de vinte vezes pelo próprio Senhor, indicando que haveria abundância de leite. Se o leite fosse ruim o Senhor não o teria indicado como uma evidência da benção da terra. O mel ali também é abundante, não apenas por aquele produzido pelas abelhas, como aquele produzido pelas tamareiras abundantes naquela terra, visto que o mel das tamareiras é tido como uma iguaria. Além dos textos que falam que eles receberiam uma terra que mana leite e mel, se você puder leia umas outras referências sobre o leite ou queijo (derivados) na bíblia: I Samuel 17:18  /  Provérbios 27:27  / Isaías 55:1  /  I Coríntios 9:7 

5. Vamos supor que o leite pudesse ter sido fator com responsabilidade no tumor dessa senhora. Se este tumor estava avançado como ela diz, ele já teria uma dinâmica de reprodução, e é óbvio que não seria o simples fato de tirar o leite que faria com que ele regredisse. É como empurrar um carrinho na descida de uma ribanceira. Quando ele já está com velocidade, o fato de se deixar de empurrar não vai parar a sua descida. Caso essa história seja verdadeira, seria mais fácil acreditar que alguma mudança no esquema das medicações teria sido o responsável pela boa evolução, ou alguma intervenção divina.

6. As causas de muitas doenças e tumores de mama, assim como diversos outros tumores, tem muito a ver com tendências genéticas e hábitos de vida. No caso da mama, maus hábitos de vida, especialmente os alimentares e a conseqüente obesidade podem ter um papel importante. Alguns tumores são mais comuns em determinados locais do planeta e mais raros em outros, por força dessa interação entre tendências genéticas e hábitos de vida. No caso das chinesas, elas parecem ter mamas menores do que aquelas das mulheres ocidentais e além disso, elas estão longe de serem sedentárias como muitas das ocidentais.  


Anexo abaixo uma mensagem que traduz uma visão contrária. O Deus que faz por nós infinitamente mais do que pedimos a abençoe sempre com seu amor fiel.


Câncer de mama: frutas, feijão e leite ajudam na prevenção
Consumir frutas, sucos, feijão, leite e derivados pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

Consumir frutas, sucos, feijão, leite e derivados pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em João Pessoa, e da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), em Curitiba.

A pesquisa avaliou a dieta de 183 mulheres no Nordeste do Brasil para verificar a relação entre alimentação e o câncer de mama, segunda maior causa de mortalidade entre as mulheres no país desde a década de 1980.

Fatores genéticos podem contribuir para o desenvolvimento de câncer de mama em mais de 30% dos casos, mas um estilo de vida sedentário associado à obesidade e a hábitos de alimentação inadequados também podem aumentar o risco em cerca de 40%.

"O consumo de frutas, sucos, feijão, leite e derivados apresentou uma forte associação com a redução no risco", afirmam os pesquisadores em artigo publicado na edição de abril da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz. Enquanto esses alimentos podem atuar como uma proteção, o consumo de carnes vermelhas e de carnes fritas esteve positivamente relacionado ao desenvolvimento do câncer de mama. Nenhuma associação foi observada entre vegetais, salsichas e a enfermidade.

Todas as participantes do estudo tinham entre 30 e 80 anos. Elas responderam a um questionário com informações sobre a freqüência de consumo de 68 itens ingeridos durante o ano precedente à confirmação da doença.

Fonte:  Gazeta Mercantil
Email enviado por Romeu Maffei  (tio e doutor...rs).