quarta-feira, 23 de março de 2011

A atualidade permanente da Bíblia

Como nenhuma outra literatura no mundo, a Bíblia convida e sustenta uma leitura repetidas vezes. Suas páginas sempre apontam para novos tesouros da verdade para aqueles que têm familiaridade com ela, e os seus apelos morais edificantes, quais gestos de ternura, nunca falham em trazer emoções à alma sensível. De nenhum outro livro além da Bíblia, pode ser dito verdadeiramente que a sua mensagem é perenemente atual e eficaz, e isto, por sua vez, demonstra o caráter divino e a origem da Bíblia. 
Grandes homens de todas as gerações, tanto os devotos quanto os demais, têm lutado para expressar suas convicções a respeito da singularidade da Bíblia. Quando ela é contemplada dessa forma, uma eloqüência insuperável tem sido estimulada pela eminência do tema. Entre essas afirmações eloqüentes, a que segue é de Thedore Parker:


"Esta coleção de livros tem sustentado firme no mundo como nenhuma outra. A literatura da Grécia, que sobe como um incenso da terra dos templos e dos feitos heróticos, não tem a metade da influência deste livro provindo de uma nação desprezada tanto no tempo antigo quanto nos tempos modernos... Ela chega igualmente ao casebre do homem comum e ao palácio do rei. E está entrelaçada na literatura do erudito, e colore a conversa das ruas. Ela entra nos aposentos particulares dos homens, mistura-se com todo o sofrimento e alegria da vida. A Bíblia atende aos homens na doença, quando a febre do mundo está sobre eles... Ela é a melhor parte dos nossos sermões; ela eleva o homem para cima de si próprio. A melhor parte das nossas orações pronunciadas é como um discurso enfeitado, por meio das quais os nossos pais e patriarcas oraram. Um homem tímido, que está para acordar dos seus sonhos da vida, olha através dos óculos da Escritura, e o seu olho passa a brilhar; ele não teme ficar só, não teme trilhar o desconhecido e o distante, a tomar o anjo da morte pela mão, e a despedir-se da esposa, dos filhos e da casa... Alguns milhares de famosos escritores surgiram neste século para serem esquecidos no século seguinte. Mas o cordão de prata da Bíblia não é afrouxado, nem a sua taça de ouro quebrada, enquanto o tempo registra que as suas dezenas de séculos se passaram".


A origem divina da Bíblia em todas as suas partes é atestada pelos fatos e aspectos inumeráveis, mas embora o que é suficiente foi apresentado aqui para refutar cada alegação de que o fenômeno que a Bíblia apresenta pode, com qualquer vislumbre da razão, ser atribuído ao homem. A conclusão é que, seja em qualquer lugar onde se descobre que é uma mensagem verdadeira, ela é o que reivindica ser, a Palavra de Deus.


Pastor Sandro Zambone






Algumas pessoas não conseguem chegar perto dessa literatura, dando desculpas de que não entendem ou que não acreditam nela mas seus olhos estão fechados para essa salvadora verdade, acabam se enganando com falsas doutrinas, com seitas, com palavras bonitas, orações falsas... 
O verdadeiro amigo nem sempre diz sim, o verdadeiro amigo também diz não quando é necessário, ele nos faz ver onde estamos errando, nem sempre ouvimos o que queremos dele. Assim é a Bíblia, é a Palavra de Deus que nos dá salvação, libertação, conforto, exorta (corrige), ensina, mostra o caminho, o único e verdadeiro caminho; Jesus. 
Desconfiem de quem somente fala boas coisas e sorri, porque algumas vezes estamos seguindo rumo ao abismo e pensamos que estamos indo ao paraíso e por crer no homem, acabamos caindo.


Dag Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário