terça-feira, 22 de março de 2011

Pérolas do Amaral

Chamo de pérolas as coisas que escrevo ao observar o ambiente hospitalar, pois é ambiente de dor como a pérola é produto de dor. Eis algumas das minhas pérolas...




"Notei um senhor encolhido no banco do hospital, ele respirava fundo no seu sono de puro cansaço. É um homem de meia idade, não sei se paciente ou acompanhante mas seu semblante era de exaustão. Seus óculos estavam tortos em sua face pela posição que se encontrava; um suspiro entre a multidão mostrou a fragilidade daquele homem naquela situação.
Indefeso pelo cansaço ele estava exposto a olhares, comentários e de repente até a perder sua vez no atendimento...
É na exaustão que a essencia do ser humano aparece, como diz na Bíblia: "na fraqueza que sou forte..." assim é o ser humano cansado.
Não há de que se esconder nem porque disfarçar, tudo que se quer é descansar..."


"Talvez sua vida esteja assim; meio que perdida, sem rumo, sem esperança...
Não aceita isso, não está perdida mesmo que pareça, não está sem rumo mesmo que você não esteja vendo o caminho e não está sem esperança porque hoje cedo se renovou a misericórdia do Senhor sobre a sua vida e amanhã de novo e depois também, e isso sempre e sempre...
É na escuridão que os olhos espirituais se abrem, é no deserto que terá tempo de aprender, é na luta que nascem os vencedores.
O Senhor tem me inspirado no hospital, meu amor pelo próximo tem se aumentado consideravelmente aqui.
Ao olhar a face das pessoas posso ver desanimo, tristeza, medo, susto, esperança, cansaço, desilusão...
De vez enquando um sorriso nasce no meio desses sentimentos, um olhar terno, uma palavra de conforto. Já presenciei pessoas em pior estado animando outras em melhor estado de saúde, também já vi pessoas com anemia entre cancerosos que se queixavam de sua "sorte", como quem fosse o único a ter algum problema alí.
Mesmo a esta pessoa se pode amar pois seu caminho no deserto está no começo e tem muito a aprender. 
Como o povo de Israel, algumas vezes é necessário permanecer no deserto por mais tempo mas em vez de reclamar como eles faziam por que não tirar o máximo de proveito?" 




"Ser bom ou mau é escolha diária, decisão firme e precisa.
Tem que ter coragem pra assumir o que é, porque algumas pessoas passam a vida brincando de mocinho quando, na verdade, são os bandidos.
Tudo na vida é decisão, seja firme e corajoso, siga em frente e resolva-se."



"O melhor testemunho não é aquele que se conta com um microfone na mão mas sim aquele que nossos atos contam!"



"O tempo passa e a unica coisa que fica são as belas coisas, os bons amigos, a família, os irmãos em Cristo, quando você aprende a viver, entende isso. Não importa as coisas ruins que te fizeram, não importa as más pessoas que passaram por sua vida, importa tudo que você consegue ver de bom, Deus abriu meus olhos pro que há de bonito na vida e por isso amo estar aqui com vocês todos.
Veja tudo que há ao teu redor, toda beleza e formosura, também toda dor e sofrimento porque sem isso não nos tornaríamos as pessoas que Deus espera que nos tornemos."




"Homenagem aos remédicos do Amaral. (palhaços, pra quem não sabe!)

Era domingo e estava internada há muitos dias sem colocar meus pés no chão, a tristeza já começava a tomar conta do meu ser quando ouvi gritos no corredor, parecia ter ouvido meu nome e ouvi mesmo e ainda outras vezes como que se me procurassem.
De repente entraram no meu quarto os remédicos que estavam de plantão naquele dia e não saíram de lá enquanto não firmaram um sorriso em minha face, coisa que não demorou muito a acontecer.
No final ao sairem a ultima doutora voltou alguns passos até mim e me entregou uma promessinha, um versículo o qual guardo comigo até hoje, toda aquela atitude de bondade me valeu mais que muita quimio terapia e nem me causou más reações.
Que Deus os abençoe grandemente e que continuem com essa bondade e humanidade em vocês.
Um beijo à todos."
Dag
(Relato de acontecimento do ano de 2005)



"Pode se escrever muita coisa observando uma pessoa é por isso que sempre digo que a vida é uma poesia, a mais sublime de todas as poesias pois em tudo que se olha pode se encontrar a sabedoria de Deus. Mesmo na dor e na tristeza se pode tirar ensinamento."



"Enquanto esfregava uma mão na outra notei uma cicatriz que parecia ligar o dedo polegar à sua mão. Mãos negras de um homem novo e trabalhador, mãos sofridas, mãos marcadas...
Penso que as marcas da vida são bastante visíveis.
Poucas pessoas conseguem passar pelas tempestades da vida sem sair delas com nenhum vestigio de sofrimento ou mesmo de susto.
Ainda observando as mãos do meu próximo percebo que está ansioso pelo que há de vir.
Um exame, um remédio, consulta, internação...
O que quer que seja lhe faz mexer sossegada e compulsivamente suas mãos como que numa constante massagem ou num auto afago lhe desejando ânimo.
Cansaço e paciencia, mistura difícil mas sem opção de escolha..."




"Cansaço e dor, não se apoiava no encosto da cadeira há horas. Inclinava-se apoiando a cabeça na mão. Boné amarelo, aparência cansada, o homem debilitado segurava entre as pernas sua mochila. Rosto pálido e magro, olhava a TV com a atenção de uma criança. Seus olhinhos piscavam frequentemente acusando sua exaustão pela espera. 
Como não notar tal fragilidade? Como não nutrir um sentimento de carinho por um ser tão frágil e sofrido? 
A beleza da alma se vê além do exterior, não precisa ser cheio de saúde e estar dentro dos padrões de beleza do mundo, precisa ser belo na essencia, porque isso é o que é essencial e o essencial não se vê aos olhos mas com o coração."  (o sublinhado em vermelho é frase do livro: O pequeno principe)"



"Ainda ele; o homem de boné amarelo. Estava agora após horas sem se encostar na cadeira, encostado e comendo. Se deliciava como criança com um biscoito recheado. A cada mordida uma olhada para ele, o biscoito. Ainda assistia TV que mau se podia ouvir. Seus olhos pequenos e fundos com os cilios longos me encantaram.
Imaginando que teria a idade de meu avô me causou extrema compaixão. Uma vontade grande de abraçá-lo e dar-lhe força pra continuar sua batalha.
OLHAR AO REDOR PODE NOS ENSINAR MUITO SOBRE A VIDA E SOBRE NÓS TAMBÉM."


"Deus nos surpreende tanto no decorrer de nossas vidas. De vez enquando a gente olha para as pessoas e pensa se vale a pena continuar, vê tanta injustiça, tanta gente descrente em Deus e fazendo tudo errado, daí alguém vem e te estende a mão ou lhe dá um sorriso ou vem até você e te faz uma declaração de verdadeiro amor em Cristo e então percebe que ainda vale a pena continuar lutando pra viver.
OBRIGADA JESUS PELAS PESSOAS QUE ME CERCAM, QUE LINDO JARDIM DE BELAS PESSOAS ME CONCEDEU! MUITO OBRIGADA!"





"De costas, camiseta verde, cabeça raspada, ali estava um rapaz que soluçava baixinho tentando abafar o choro.
A notícia de que será internado o desanima, ele estava com dor e eu também.
Eu estava com febre e fui levada ao hospital e como sempre fiquei a observar as pessoas, por isso gosto de estar só.
É assustador, sempre assustador, não importa se é a primeira vez ou a milionésima vez, sempre é assustador.
Você entra e só por Deus sai de lá.
Mas muito me impressionou quando depois de um pequeno tempo entre soluços e gemidos de dor o rapaz soltou um Glória a Deus!
Me maravilhei com aquilo, ele estava visivelmente pior que eu, então não me aguentei e comecei a chorar, nem sei bem porque. Talvez porque não esteja mais aguentando ver tanto sofrimento, penso ser isso. Contudo Deus é maravilhoso e sabe de todas as coisas assim como também sabe o que podemos suportar.
Lá me veio uma palavra ao coração; Deus me receberá de braços abertos mesmo com minha medula detonada mas não receberá pessoas com o coração corrompido, amargurado, cheio de maldade.
Muita gente tem o coração mais "canceroso" que minha medula e não faz nada pra mudar, não se entrega de verdade pra Deus e não quer se esforçar pra ser melhor.
Deus tem me dado muito conforto porque sei que não importa o que me aconteça Ele está do meu lado e dEle receberei minha corôa de vitória!"



"Alguns se matam, se suicidam com suas atitudes mesquinhas, fazendo coisas que são contra Deus, se drogando, fumando, bebendo, usando medicamentos que não necessitam, enquanto outras pessoas lutam por mais um dia de vida. 
Alguns nem reparam no dia ensolarado, não reparam na luz que o sol lhes traz, o calor e a alegria de um lindo dia, com os pássaros a cantar, as plantar verdinhas contrastando com o azul do céu, não reparam na chuva a molhar as plantas, a terra, umedecer o nosso ar, não reparam na noite cheia de estrelas, iluminada pela lua ou escura pela ausencia dela (aparentemente), só se importam em viver suas vidas com seus vícios e loucuras, desafiando a vida como se fossem imortais. 
Enquanto outros pedem por mais um dia para contemplar toda essa grandeza. 
Deus te quer pra libertade, não pra "prisão", Deus te abençoa com tudo o que tem e mesmo assim nada te satisfaz. Afinal o que quer?
Eu quero mais um dia a contemplar toda essa grandeza. 
Hoje tivemos um maravilhoso dia. Obrigada Senhor por mais esse dia de vida." 




"Lindos avatares e belos perfis muitas vezes escondem a realidade do ser humano.
Somente Jesus pode livrar-nos, somente Ele pode ser nossa plena alegria."



Dag Veloso



Nenhum comentário:

Postar um comentário