quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que Deus se oculta?

A pergunta "Por que Deus se oculta?" é feita, às vezes, não pelos ateus ou pelos agnósticos que procuram lançar dúvidas sobre a existência de Deus, mas também por crentes, que buscam uma experiência pessoal com o Senhor. Portanto, ela está relacionada a outras perguntas. O que duvida, ou cético, pode perguntar: "Existe um Deus?" ou "Se Deus existe, como podemos saber que Ele existe, e por que Ele não se revela de maneira mais clara?". O que busca ansiosamente pode perguntar: "Deus está no controle do universo? e "Deus está interessado na minha vida e nos meus problemas?". Em tempos difíceis muitos podem se perguntar se Deus está ali, e se Ele se importa. E, finalmente, o que duvida, o que busca e o seguidor, todos podem, igualmente, perguntar: "Como posso conhecer Deus?" 
Uma perspectiva bíblica sobre o fato de Deus se ocultar nos encoraja a não nos tornarmos excessivamente ansiosos. Na verdade, o Senhor se revela, mas talvez não da maneira como alguns exigem. Em certo sentido, o Eterno está realmente oculto porque, sendo Espírito, não pode ser visto fisicamente. A exigência de certos tipos de evidência física de Deus nos deixará esperando, e talvez seja inapropriada, uma vez que diminuiria a necessidade da fé. Além disso, o Senhor pode deliberadamente se ocultar para expor os corações das pessoas, atraindo os que nele crêem, e afastando-se dos que se afastam dele (Dt 31:17; Is 59:2)
Mas a Bíblia nos encoraja com a promessa de que, se buscarmos a Deus fielmente, o encontraremos (Jr 29:13).    
Embora Deus esteja oculto, em certo sentido, é possível conhecê-lo, de modo que podemos pedir que o Senhor se revele a nós (Pv 8:17; Jr 29:13; Mt 7:7,8). Podemos também reconhecer as maneiras que o Pai já escolheu para demonstrar sua existência. Em primeiro lugar, as Escrituras deixam claro a sua existência  (Êx 3:14; Hb 1:1). Em segundo lugar, o Senhor deixou claro sua existência em seu amado Filho, Jesus Cristo (Jo 1:1,14; 14:8,9; Cl 2:9; Hb 1:1-3). Em terceiro lugar, podemos sentir a presença de Deus através do poder do Espírito Santo, e pelo fato deste precioso Espírito habitar em nós (Jo 14:16,17; I Jo 5::6-12). Finalmente constatamos sua existência por meio do testemunho dos crentes (At 1:8; 2:1-4; I Jo 1:1-4).


Pastor Sandro Zambone

Nenhum comentário:

Postar um comentário