sábado, 26 de março de 2011

Percebendo Deus...

Você conhece Deus? 


Na última segunda feira, na aula de teologia com o pastor Sandro, eu pensava no meu blog, em como tudo o que ele estava falando poderia ser interessante à todos.
Na verdade, conhecendo muito sobre Deus ainda é conhecer pouco sobre a grandeza e majestade dEle.
É fato que o pastor se deu uma hora pra mostrar Deus de maneira diferente pra nós mas não precisou nem metade dessa hora pra que nos fizesse entender e ver melhor nosso poderoso Deus.
Eu realmente desejo que cada um que ler o conteúdo dessa abençoada matéria inspirada pelo Espírito Santo ao pastor, consiga sentir o mesmo que eu, que já no começo da aula senti a presença de Deus e me emocionei com a leitura do Salmo 139:2, exatamente nesse versículo pude sentir a presença de Deus e Deus falou a aula toda. 
Que Deus os abençoe ricamente.


Os atributos de Deus
(atributos: qualidade ou característica)


Os atributos de Deus não o compõem, como nós seres humanos que temos características físicas, qualidades mentais, morais, tudo que nos compõe, com Deus é diferente, os atributos dEle não são partes dEle mas descrevem exatamente o que Ele é.
Deus tem dois tipos de atributos básicos:


1° Incomunicaveis: absolutos e exclusivos
São os atributos que só Deus tem e mais ninguém, exclusivos dEle. Só pertencem à Ele, mais nada e ninguém possui esses atributos. 
São eles:


ONIPOTENTE: Deus é Todo Poderoso e só Ele é Todo Poderoso, mais nada e ninguém tem essa característica, qualidade ou atributo.
Ele é Todo Poderoso e detém toda autoridade, não existe absolutamente nada que Deus não possa fazer. Deus está acima do pecado, Ele está no controle de todas as coisas.
Genesis 17:1 "Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito."
Deus se apresenta como Todo Poderoso, é um dos nomes de Deus: El Shaddai
Isaías 43:13 "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?"
Nenhum pensamento de Deus pode ser impedido, nenhuma ação de Deus pode ser bloqueada, quando Deus estende a mão, o milagre acontece, a benção vem, a cura acontece e a pessoa é salva; ela é liberta.
NÃO TEM QUEM IMPEÇA, QUANDO ELE RESOLVE, ELE FAZ.
E quando Ele nos nega algo é porque sabe o que é melhor pra nós.


ONISCIENTE: Só Ele é onisciente. Deus sabe todas as coisas, não existe absolutamente nada que Deus não saiba, não existe nada que possa surpreendê-lo e Deus não precisa aprender nada, Ele sabe tudo.
Salmo 139:1-4 "Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces."
Ele sonda os corações e também conhece a essência do nosso ser.
Quando Deus criou o universo, Ele sabia que você estaria lendo esse texto sobre Ele.
Ele sabe quem vai morrer amanhã, Ele sabe quem vai cometer homicídio amanhã. Sabe todas as coisas e todas as coisas acontecem com a permissão dEle. Nós precisamos crescer e entender que Ele nos dá o livre arbítrio e nos cobra a responsabilidade sobre essa liberdade de escolha.
Quando alguém mata uma pessoa foi com a permissão dEle, sim. Somos livres para escolher e alguns escolhem fazer o mal.
Entretanto, nós na condição de servos de Deus, podemos contar com a proteção do Senhor. Mas não se engane, Ele sabe todas as coisas!
Não jogue nas mãos de Deus aquilo que é tua responsabilidade.
Se nós temos, buscamos e clamamos pelo direito da nossa liberdade de escolha, também temos que arcar com as conseqüências das nossas escolhas.
Deus nos respeita, nos deu livre arbítrio, nos deu a possibilidade de escolher e respeita nossa escolha.
Deus não manda ninguém para o céu e nem para o inferno; nós caminhamos.
_Deus sabe?
Sem que haja uma palavra na nossa boca, Ele já sabe.
Deus sonda os corações de todos os seres humanos ao mesmo tempo em toda face da terra, individualmente. Só Deus sabe.


ONIPRESENTE: Deus está em todos os lugarem em um só tempo.
Salmo 139:7-10 "Para onde me irei do teu Espírito ou para onde me irei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."


"Se fôssemos os peixes, Deus seria a água"

Atos 17:28 "porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos..."
(Infelizmente não consegui anexar aqui um arquivo de power point que ilustraria com muita simplicidade esse conteúdo, por isso as fotos tentam fazer a vez dele, embora não consigam substituí-lo, de fato.)


O universo está dentro de Deus porque Ele é maior que tudo isso. Não existe lugar no universo que Deus não esteja. Não há nada fora do controle dEle. Deus está na sua totalidade em todos os lugares.
Ele está inteiro em todo lugar e o universo está dentro dEle.


Viu o tamanho do Teu Deus?





ETERNO:Deus é Eterno, não tem começo, nem fim.
Na nossa existência aqui na terra o tempo só avança.
Salmo 90:2 "Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Nós temos começo, meio e fim mas Deus, não. DEUS NÃO TEM COMEÇO, NEM MEIO E NEM FIM.
Sempre existiu e vai existir pra sempre.


"Deus é a verdade absoluta por trás de todas as coisas." (frase do teólogo Paul Tillich)


Deus é atemporal: Não está preso na linha do tempo como nós seres humanos.
A palavra de Deus diz que um dia pra Ele é como mil anos e mil anos é como um dia.
O tempo é criação de Deus.
Deus não enfraquece, não fica mais velho, não fica mais ou menos poderoso.
Ele é eterno.
Deus contempla passado, presente e futuro da mesma maneira porque não está preso ao tempo.
Nós nos apegamos a coisas passageiras mas, devíamos nos apegar ao que é Eterno.
Sobre a eternidade Isaias escreveu também:
Is. 44:6 "Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus."


TRANSCENDENTE: Ele é auto existente. 
Deus não precisa de nada, nem de ninguém pra existir mas nós precisamos dele.
Ele é soberano, Todo Poderoso!
Isaias 66:12 "Porque assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz, como um rio, e a glória das nações, como um ribeiro que transborda; então, mamareis, ao colo vos trarão e sobre os joelhos vos afagarão."
Deus não precisa de nada e ninguém pra ser o que Ele é.


IMUTÁVEL: Deus é imutável, não muda.
Jeremias 18:7-10 "No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir, se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. E, no momento em que eu falar de uma gente e de um reino, para o edificar e para plantar; se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria."
Deus é perfeito e não peca. O arrependimento de Deus só se estende à mudança de atitude, já o do homem é o reconhecimento de que pecou seguido da mudança de atitude.
Deus está sempre pronto a abençoar, vai depender da perseverança de cada um.


TRINO E UNO: Deus é um Deus manifesto em três pessoas: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Genesis 1:26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..."
"Um Deus na trindade e a trindade na unidade"
Definição de Trindade: "Há apenas um Deus, mas, na sua unidade da Divindade, há três Pessoas Eternas iguais entre si, idênticas em substância, mas distintas em existência."





SANTO: Deus é Santo, absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo. Ele é separado de tudo aquilo que é mal. O que há de errado no mundo não afeta a santidade dEle.
Ele é justo e perfeito.
Nós somos injustos, Ele não.
Nós na condição de pecadores, necessitamos arrependimento para sermos lavados pelo sangue de Cristo para nos aproximarmos dEle limpos do pecado.
"...Sede santos, porque eu sou santo." I Pe 1:16


2° Comunicáveis: Morais e relativos
Deus possui esses atributos mas também podemos vê-los nos seres humanos, não na mesma proporção que em Deus.
São alguns deles:


BONDADE: Encontramos bondade também no ser humano. Mas Deus não sente, Ele é bom. Deus é bom e sua bondade implica que ele é o parâmetro definitivo do que é bom.
Tiago 4:2b,3a "...e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal...
O fato dEle não te responder, não é culpa dEle mas sua, pois não pede, pede errado, pede o errado...


AMOR: Deus é amor. Deus nos ama mesmo sendo pecadores. I João 4:8 "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
Em João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(Um dia recebi um email sobre um pai que trabalhava numa ponte férrea e ele havia levado seu filho pequeno com ele, e quando o trêm estava se aproximando algo enroscou na engrenagem e ele não estava conseguindo baixar a ponte para que o trêm passasse, seu filho foi olhar o que havia acontecido e tentou tirar o que estava travando a ponte mas caiu e o pai se viu entre escolher a vida de seu filho ou a vida de todos aqueles passageiros do trêm. Enquanto eu olhava aquela apresentação, antes mesmo de ver o que o pai escolheria eu já comecei a chorar e pensei comigo: Não pensava duas vezes, deixava o trêm e ficava com meu filho! Bom, aquele pai depois de poucos segundos escolheu o trêm e ainda chorando eu percebi o que eu tinha feito dentro de mim, condenado a mim mesma, porque se Deus fosse pensar como eu hoje eu não estaria aqui e nem você!)
DEUS É AMOR.


MISERICORDIOSO: Ele nos dá seu perdão. Deus é longânimo, Deus demora para irar-se. Ele perdoa. A paciência de Deus é muito longa mas tem limite, sim. 
Você tem que decidir-se diante de Deus, porque Ele está a sua espera mas chega uma hora que Ele tira a mão e deixa que a pessoa siga o caminho que escolheu sozinha. 
(Não demore a se decidir!)
Está nEle o perdoar mas a paciência dEle não é eterna.
Ele diz: Genesis 6:3 "Não contenderá (agirá, em algumas versões) o meu Espírito para sempre com o homem..."



VERDADE: Deus é a verdade. É verdadeiro em tudo quanto diz e faz. O que Deus faz é perfeito. O que vem dEle você pode acatar como bom e verdadeiro. Ele é a verdade.
João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Deus é a verdade. Se o conhece então salvo está.


FIEL: Deus é fiel. 
Ele cumprirá tudo quanto tem falado, tanto seus avisos quanto suas promessas. 
II Timóteo 2:13 diz "Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo."
Independente de sermos fiéis ou não, Deus sempre será fiel, porque Ele é fiel.
As promessas de Deus estão sempre de pé, contudo se você se desviar do caminho dEele é como se estivesse recusando o que Ele tem pra te oferecer, mas voltando à presença dEle, Ele cumpre. 


Pastor Sandro Zambone






Agradeço ao pastor Sandro pela bondade de me ter fornecido todo material dessa e das outras aulas e pela paciência em me responder algumas perguntas e também não poderia deixar de agradecer ao meu tio Enéas que me ajudou, prontamente, a encontrar um dos versículos aqui citados, o qual eu não estava encontrando mesmo com a ajuda da minha chave bíblica, foi então que ele me alertou pra que procurasse por outra palavra com mesmo sentido mas já me dando a localização do mesmo na Bíblia. Obrigada tio, sabia que podia contar com você. E também a minha mãe que me incentivou a continuar, porque pensei em não terminar de escrever, pensando diversas vezes que não seria a mesma coisa ler do que ter ouvido. 


*Houve algumas repetições de frases seguidas umas das outras, propositalmente, para salientar ainda mais o assunto tão lindo aqui tratado. 
Deus os abençoe. 
Dag Veloso

2 comentários:

  1. Querida Dag, seu blog ficou ótimo, parabéns.
    Deus é amor. Que Ele a abençoe muito e sempre.
    Beijos,
    Lucilla

    ResponderExcluir
  2. Pastor Sandro , espere somente no todo poderoso toda sua GLORIA está no Senhor nosso Deus ! querido volte logo para o BARCO ! aleluia.


    Sua irmã em Cristo,
    Lucia H L Garcia

    luciahlgarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir